REGULAMENTO ETAPA NACIONAL 2017

REGULAMENTO DA 6.a EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL ABRACOPEL DE REDAÇÃO E DESENHO


Introdução:

Concurso nacional, promovido pela ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, entidade sem fins lucrativos e econômicos, visa estimular crianças e jovens a desenvolver um pensamento de segurança no uso da eletricidade e sua cidadania.

Em parceria com empresas e entidades que buscam a conscientização para os riscos da eletricidade, o 6º Concurso Nacional de Redação e Desenho ABRACOPEL – Eletricidade com Segurança tem metas específicas para atingir público alvo de suma importância, formadores de opinião, ou seja, a criança e o adolescente.

1. Objetivo

Incentivar a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento dos conceitos de segurança no uso da eletricidade, de forma a plantar valiosas sementes de mudança de cultura para o futuro.

2. Das inscrições

As inscrições serão abertas para todos os alunos matriculados regularmente nas escolas públicas (municipais, estaduais e federais), e nas escolas do SESI/SENAI e SESC/SENAC, dentro da faixa etária de 06 anos a 15 anos, de ambos os sexos (vide abaixo as modalidades específicas), localizadas no território nacional brasileiro.

ETAPA NACIONAL

3. Período de inscrição

De 06 de março a 04 de agosto

PRORROGADO PARA 18 DE AGOSTO DE 2017

4. Cronograma

Inscrições: de 06 de março a 04 de agosto de 2017

Divulgação dos vencedores: até 29 de setembro de 2017

Entrega dos prêmios: a partir da divulgação, em data previamente marcada e acordada entre as partes envolvidas- escolas, Abracopel e outros envolvidos.

Informações gerais:

5. Modalidades de participação

5.1 Desenhos

Categoria Desenho 01: entre 06 e 07 anos (completos até 31/12/2017)

Categoria Desenho 02: entre 08 e 10 anos (completos até 31/12/2017)

Tema: Eletricidade com segurança – Eu me preocupo!

Formato: Desenho com frase em papel nos tamanhos A3 ou A4 ou dimensões similares podendo ser elaborado de forma livre, usando quaisquer técnicas ou materiais pertinentes as faixas etárias em questão e de acordo com as normas de cada instituição de ensino participante, exceto por meios eletrônicos (não serão aceitos desenhos usando computadores ou qualquer outro meio eletrônico).

Acima do desenho deverá constar uma frase sobre o tema, escrita de próprio punho pelo autor do mesmo, dentro das normas ortográficas vigentes.

OBS.: Não poderá ser a mesma frase do tema – Eletricidade com segurança – Eu me preocupo!

5.2 Redações

Categoria Redação 01: entre 11 e 13 anos (completos até o dia 31/12/2017)

Categoria Redação 02: entre 14 e 15 anos (completos até o dia 31/12/2017)

Tema: Eletricidade com segurança – Eu me preocupo!

Formato: Redação, mínimo 20 linhas e máximo, 60 linhas, redigida de próprio punho.

Uso de letra cursiva, ortografia vigente. (Não serão aceitas redações escritas em computador, máquina de escrever ou qualquer outro meio eletrônico).

* Os textos considerados ilegíveis serão desconsiderados pelos jurados.

OBS.: O título não poderá ser a mesma frase do tema “Eletricidade com segurança – Eu me preocupo!”. O autor deve criar um título próprio.

Estilo: Livre (dissertativo, narrativo, descritivo ou poético).

Conteúdo: deverá ser orientado para a discussão dos problemas que envolvem o “uso incorreto e inseguro da eletricidade”, bem como “incentivando a apresentação de soluções”.

Os professores deverão orientar as pesquisas feitas pelo aluno, que podem ser em livros, jornais, revistas, internet e outros meios de comunicação. A Abracopel disponibiliza vários materiais para consulta que poderão ser usados na elaboração dos desenhos ou redações. acesse www.abracopel.org.br.

6. Forma de participação

  • O professor/orientador será responsável pelo cadastramento do aluno e da escola no sistema fornecendo todos os dados solicitados, também será o responsável pelas autorizações de uso do trabalho enviado, bem como do uso da imagem do aluno para fins de divulgação da Abracopel e parceiros.
  • Cada aluno participante poderá inscrever somente uma (01) redação ou um (01) desenho (respeitadas as faixas etárias, acima já descritas).
  • A escola poderá inscrever quantos desenhos ou redações desejar desde que de alunos distintos e que atendam as regras descritas neste regulamento.
  • Os trabalhos deverão ser digitalizados (escaneados com boa definição em modo imágem – .png, .bmp, ou .tif) e ser feito o upload no sistema de cada um deles.
  • Na impossibilidade de os trabalhos serem digitalizados, estes poderão ser enviados via correio com registro de envio para: Rua Europa, 1464 – Jardim Celani – Salto – SP – CEP 13326-110
    • IMPORTANTE: CASO A ESCOLA UTILIZE O CORREIO, O PROFESSOR DEVERÁ FAZER A INSCRIÇÃO NO SISTEMA E ENVIAR UM E-MAIL PARA CONCURSO@ABRACOPEL.ORG.BR INFORMANDO QUE OS MATERIAIS ESTÃO SENDO ENVIADOS DESTA FORMA.
  • Serão considerados inscritos:
    • Os trabalhos inscritos no sistema até a data limite para a inscrição e aqueles enviados por correio através do e-mail do professor responsável pelas inscrições.
    • No caso de apenas postagem por correio, os materiais que tiverem data de postagem até a data limite para a inscrição.
  • A confirmação do recebimento será feita pela organização, por e-mail ou outra forma de contato desde que informada no ato da inscrição, pelo participante.
  • A ABRACOPEL, reserva-se o direito de publicar, na íntegra ou em parte, os textos e os desenhos recebidos, em quaisquer meios de comunicação, podendo veicular nos diversos tipos de mídias, assim como promover a visibilidade dos textos, em edição limitada (exemplo: a elaboração de um calendário, livro etc.), a fim de valorizar o desenvolvimento biopsicossocial e criatividade dos participantes, bem como divulgar o esforço de participação das escolas e localidades envolvidas.
  • Cabe à comissão julgadora, avaliar os textos e desenhos recebidos, proclamar os vencedores e definir os casos omissos, sendo suas decisões soberanas e irrecorríveis.
  • Quaisquer  despesas efetuadas pelos participantes para a elaboração, envio ou qualquer outro item que envolva os desenhos ou redações participantes do concurso, correrão por conta dos próprios interessados.

Link para inscrições 

7. Avaliação

  • Quatro comissões formadas por jornalistas, profissionais técnicos, educadores e colaboradores avaliarão:
    • Impacto do desenho ou redação com relação ao sentimento de segurança no uso da eletricidade, aspecto importante no desenvolvimento do “ser social”;
    • Percepção, entendimento e expressão do tema por parte do participante;
    • Influência quanto a orientações do professor (trabalho de pesquisa e aprofundamento do tema);
    • Ortografia, concordância e coerência das informações técnicas.

8. Divulgação dos vencedores

A divulgação da ETAPA NACIONAL, acontecerá até dia 29 de setembro de 2017 no portal da ABRACOPEL (www.abracopel.org.br) e em e-mail enviado ou contato telefônico ao professor orientador do aluno vencedor. A ABRACOPEL poderá usar além destes, outros meios para divulgação dos vencedores sem prévia comunicação ou autorização.

9. Premiação

A premiação será realizada na própria escola dos vencedores, em cerimônia previamente agendada com os envolvidos diretamente no processo do concurso: – escola, o aluno e o representante da ABRACOPEL. Os demais classificados entre 2º e 10º colocados receberão os prêmios pelo correio ou de outra forma que a Abracopel ou seus parceiros definam.

Vencedores:

Aluno: Um tablet, um livro, um troféu e certificado

Professor: Um tablet, um livro, um troféu e certificado

Escola: Troféu e certificado

Segundo ao décimo lugar:

Alunos: Medalha de menção honrosa e certificado on-line.

Professores: Certificado on-line

Escolas: Certificado on-line

 10. Regras e disposições gerais

  • A ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização, promotora deste concurso para os perigos da Eletricidade, entidade sem fins econômicos, está devidamente registrada sob o CNPJ 07.565.018/0001-80, com sede em Salto – SP, no endereço R.Europa, 1464 – Jd Celani CEP 13326-110
  • Este Concurso não está sujeito a quaisquer fatores aleatórios, modalidade de sorteio ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos contemplados à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, sendo dispensada da autorização prevista no Artigo 1º da Lei 5.768/71, nos termos do Artigo 3º, II, da Lei 5.768/71 e Artigo 30 do Decreto 70.951/72, sendo válido em todo o território nacional.
  • As inscrições são gratuitas e serão consideradas válidas a partir do recebimento pela Abracopel, do protocolo de inscrição que será gerado automaticamente pelo sistema. A data de CONFIRMAÇÃO DO PROTOCOLO ON-LINE E/OU POSTAGEM DA CORRESPONDÊNCIA, deve estar dentro do período de inscrição mencionado acima. Materiais enviados fora desse período serão desconsiderados/desclassificados.
  • Estarão automaticamente desclassificados as redações ou desenhos que não atendam ao regulamento, como, por exemplo, mas não exclusivamente, digitados ou elaborados em computador, máquina de escrever e qualquer outro mecanismo, textos ou desenhos que fujam do tema, com vícios que impeçam a verificação de sua autenticidade ou autoria, com reprodução total ou parcial de outro texto, ou com envio em data anterior ou posterior ao período previsto de inscrição. Serão automaticamente excluídos os participantes que tentarem fraudar ou burlar as regras estabelecidas neste regulamento. Serão ainda automaticamente desclassificados os textos e desenhos com conteúdo julgado impróprio pela comissão julgadora.
  • Eventuais dúvidas sobre o processo de inscrição e participação no Concurso poderão ser esclarecidas pelo e-mail abracopel@abracopel.org.br. De qualquer forma, em caso de divergência entre qualquer disposição do presente regulamento e orientação recebida pelo participante pelos meios ora mencionados, sempre prevalecerá o disposto neste regulamento.
  • As redações e os desenhos recebidos pela Abracopel não serão devolvidas aos participantes, vencedores ou não.
  • O texto ou o desenho enviado deverá ser de autoria do aluno. A veracidade da autoria é de responsabilidade do participante e de seu representante legal (O PROFESSOR OU DIRETOR RESPONSÁVEL PELAS INSCRIÇÕES NO SISTEMA).
  • A partir da inscrição, o representante legal e o participante do Concurso declaram serem responsáveis pela autoria da resposta encaminhada e que ela não constitui plágio ou violação de quaisquer direitos de terceiros, ao mesmo tempo em que cedem e transferem para a Abracopel, sem qualquer ônus para esta e em caráter definitivo, plena e totalmente, todos os direitos autorais sobre a redação, ou desenho para qualquer tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica e na divulgação do resultado. O representante legal e o participante declaram que o participante é o autor da redação e/ou desenho enviados para este Concurso, respondendo penal e civilmente por esta informação, isentando a Abracopel de qualquer responsabilidade.
  • A Abracopel reserva-se o direito de alterar o disposto no regulamento do “Concurso de redação e desenho” a qualquer momento, independente de prévia notificação, cabendo somente ao participante a responsabilidade por manter-se informado sobre o sistema de premiação, no meio de comunicação já mencionado anteriormente.

 

Link para acessar o sistema de inscrições

Social Followers

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo