Institucional

A ORIGEM DA ABRACOPEL

Dentre os objetivos da ABRACOPEL estão organizar e desenvolver conceitos de segurança e técnicas de controle seguro do risco em instalações e serviços com eletricidade. Para isso é necessário existir dados estatísticos sobre os acidentes que envolvem a eletricidade, para assim buscar e desenvolver maneiras de evita-los. Infelizmente, as estatísticas oficiais sobre acidentes com energia elétrica são setoriais e privilegiam acidentes ocorridos na rede aérea.

A Fundação Coge promove um levantamento muito sério sobre os acidentes, com ou sem morte, ocorridos na rede aérea que nos dá uma ideia de uma parte do problema (para conhecer os dados da FUNCOGE clique aqui). A Fundação SEADE também promove levantamentos sobre acidentes, porém cerca de 80% dos dados apresentados não esclarece a fonte, ou seja, não é possível saber se a morte foi causada por choque durante o banho ou pelo contato direto a cabos eletrificados. Isso acontece porque nos hospitais brasileiros não se identifica a causa que levou ao óbito e sim o que aquela causa determinou ao indivíduo. Trocando em miúdos, se a pessoa estava tomando banho e recebeu um choque elétrico (a causa) e, devido ao choque, a pessoa teve uma parada cardíaca (consequência da causa) e morreu, em seu atestado de óbito aparecerá óbito por parada cardíaca e só!

Diante desse cenário a Abracopel, desde 2007, faz um levantamento de acidentes (choque elétrico e incêndio) originados pela eletricidade, segmentando-os por tipo, faixa etária, gênero e local. Esses dados nos chegam através do sistema de alertas da internet, assim são computados apenas os acidentes que ocorreram e foram noticiados em qualquer fonte da internet: sites, blogs, redes sociais etc. Sabemos que são dados parciais, estima-se que o número real seja cerca de 5 vezes maior, mas são dados que bastam para alertar a população e profissionais sobre os riscos que correm ao lidar com a energia elétrica. Conheça os dados SERVIÇOS – ESTATÍSTICAS.

Outros objetivos: padronizar procedimentos e metodologias seguras de trabalho, difundir princípios básicos de controle de riscos elétricos, conscientizar profissionais envolvidos e promover melhoria na atitude e no comportamento dos trabalhadores do setor, divulgar boas práticas em segurança com energia elétrica em escolas, comunidades carentes, associações de bairro, de forma a minimizar os acidentes que acontecem por absoluta falta de informação e conscientização. Aliás, Conscientização é a palavra, é a meta da ABRACOPEL!

Social Followers

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo