“Aniversário” de uma tragédia.

Escrito por abracopel 5 de fevereiro de 2019 0 comentários visto 409 vezes

Há 45 anos, o curto-circuito em um ar-condicionado iniciou um dos piores incêndios registrados em um edifício na cidade de São Paulo.

A história do Edifício Joelma talvez seja uma das mais lembradas do Brasil.

Em 1 de fevereiro de 1974, o Edifício Joelma, atualmente conhecido como Edifício Praça da Bandeira, localizado na Avenida 9 de Julho, na Bela Vista, em São Paulo, foi alvo de uma das piores tragédias registradas na cidade de São Paulo. Foram registrados 187 mortos e mais de 300 feridos neste acidente.

A história do Joelma

Após sua construção, em 1972, o Edifício Joelma foi alugado ao Banco Crefisul de Investimentos. No início de 1974, enquanto a empresa ainda finalizava a transferência de seus departamentos para o edifício, em 1° de fevereiro de 1974, um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado, localizado no 12° andar do edifício, deu início a um incêndio, que rapidamente se espalhou aos demais andares.

O Brasil ficou em choque com as imagens de pessoas saltando das janelas para escapar do fogo. O incêndio acabou por consumir 14 dos 25 andares do edifício.

Hoje em dia

O episódio do acidente no Edifício Joelma já tem 45 anos, mas ainda hoje muitos outros acidentes e incêndios ocorrem devido a problemas nas instalações elétricas.

O ar-condicionado é um equipamento que necessita de reparos técnicos, tanto na sua instalação quanto na manutenção. Trata-se de um equipamento complexo e que possui um alto custo e, sem os cuidados adequados, podem representar problemas.

Resultado de imagem para ar condicionado png

Pode acontecer de um aparelho de ar-condicionado vir com defeito de fabricação, mas é na instalação e nas manutenções que a maior parte dos acidentes ocorrem.

Os cuidados na manutenção.

Por se tratar de um equipamento que requer cuidados e muito conhecimento, a presença de uma assistência técnica de confiança é necessária. Porém, muitas vezes, a diferença de preço entre uma assistência técnica autorizada e uma assistência técnica comum faz com que muitas pessoas acabem optando pelo serviço mais barato, que podem, muitas vezes, acaber levando o equipamento a perda de garantia e até algumas falhas.

Fique atento! Curtos-Circuitos em aparelhos de ar-condicionado também acontecem.

Estatísticas informadas pelo Corpo de Bombeiros apontam as instalações elétricas mal feitas como as principais causas de incêndio no Brasil, sendo que 20% das vítimas envolvidas nesses acidentes não sobrevivem. 

Falhas elétricas, geradas por fios mal conectados ou com muitas emendas (as famosas gambiarras) e os erros quanto ao dimensionamento da carga estão entre as principais causas de acidentes de origem elétrica.

A Abracopel procura trazer o maior número de informações e conhecimento para que você possa ficar informado sobre todos os perigos que podem ocorrer quando o assunto são as instalações elétricas.

Se você se interessa pela nossa causa e gostaria de saber mais sobre nossos trabalhos, palestras, workshops, associe-se a Abracopel e espelhe mais segurança e conhecimento pelo mundo.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10