Final do ano chegando e as preocupações aumentando

Escrito por abracopel 26 de novembro de 2019 0 comentários visto 517 vezes

Já estamos entrando na reta final, o ano está quase acabando, as férias da criançada estão chegando e será que sua casa está preparada para as festividades?

Ao levantarmos os dados de mortes por choques elétricos, os meses do ano com maior incidência são exatamente o período de férias e festividades.

Nesta época do ano, luzes aparecem por todas as casas, crianças brincam nas ruas e nos condomínios, mas ninguém se importa realmente com a situação das instalações elétricas.

Será que sua casa está adequada para suportar as festas do final de ano?

Essa é uma pergunta que poucos se fazem, até que um acidente aconteça.

A alegria e as luzes tomam conta das festas de final de ano, mas as pessoas se esquecem de revisar suas instalações elétricas e acabam sobrecarregando o sistema elétrico, o que causa superaquecimentos, e até mesmo incêndios.

Pisca-piscas, luzinhas de natal, presépios iluminados, são tantos artigos de não conseguimos nem contar. Mas você já parou para pensar se o produto que está comprando é de qualidade? Sabe se não terá problemas com curtos-circuitos ao ligá-los na tomada? Sua instalação elétrica está corretamente dimensionada para tantos eletrônicos ligados na casa? Ou terá que utilizar benjamins e extensões para fazer as ligações?

Para ajudar nessas questões e fazer do seu final de ano uma data mais alegre, algumas dicas podem ser seguidas:

Dia #1 Faça uma inspeção na decoração de natal – Faça uma verificação em toda a decoração elétrica antes de utilizá-la. Soquetes rachados ou danificados, fios soltos ou desencapados e conexões soltas podem causar choques elétricos, ou iniciar um incêndio;

Dica #2 A árvore de natal – Símbolo de Natal, com suas bolas coloridas, luzes, neve, mas cuidado. Ao comprar uma árvore de natal artificial, verifique se ela está rotulada como “resistente ao fogo”.

Dica #3 Não faça a sua decoração próximo a fontes de calor – Evite incêndios mantendo as decorações de natal afastadas de qualquer tipo de item inflamável como tapetes, cortinas, madeira, entre outros;

Dica #4 Não sobrecarregue as tomadas – Cuidado ao enfeitar sua casa com muitas decorações de natal, pisca-pisca, papai Noel dançante, neve artificial, pois, além de sobrecarregar as tomadas, pode haver falhas nos dispositivos causando um incêndio;

Dica #5 Cuidado com produtos piratas/ falsificados – Ao comprar presentes ou decorações eletrônicas, certifique-se que são de procedência confiável, que sejam aprovados por um órgão certificador e que tenham passado por testes reconhecidos;

Dica #6 Preste atenção a decoração externa – Ao fazer a decoração em áreas externas verifique se os circuitos e interruptores estão devidamente protegidos;

Dica #7 Ao sair desligue a decoração – Sabemos que as decorações de natal são lindas e enchem de alegria nossas casas e escritórios, mas procure desligar a decoração ao sair ou dormir, dessa forma é possível evitar que acidentes elétricos ocorram.

Faça a sua decoração com segurança e tenha um natal e um ano novo tranquilos.

Sempre informando

A Abracopel continuará levando a todos a missão de conscientização para os perigos da eletricidade. Dos mais novos, através do concurso de desenho e redação, aos mais velhos e profissionais, através de palestras, seminários e webinares, todos devem ter a consciência que eletricidade pode matar, basta um descuido ou uma falta de informação.

Por isso continuaremos aqui, para transmitir mensagens de cuidado e alerta a toda a população, de Norte a Sul do país.

O que você acha de nos ajudar? Faça parte desta equipe. Associe-se a nossa causa e nos ajude a fazer com que o Brasil seja o primeiro país sem acidentes elétricos no mundo.

Vamos fazer um #Brasilzeroacidenteeletrico.

Contamos com você.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10