Incêndios–como acontecem e como evitá-los.

Escrito por abracopel 19 de fevereiro de 2019 0 comentários visto 2433 vezes

Dentre as principais causas de incêndios registradas estão vazamentos de gás e fiação elétrica. Mas como fazer para evitar esse tipo de acidente?

Incêndios podem ser evitados, mas ainda assim, acontecem.

Uma das principais causas de incêndios está relacionada a cabeamentos efetuados de maneira incorreta e ligações com fiação clandestina. Além disso, diversos equipamentos ligados em uma mesma tomada com benjamim, podem apresentar um grave perigo, uma vez que eles consomem muita energia em um mesmo ponto que não foi inicialmente dimensionado para suportar uma maior quantidade de carga.

Como sempre alertamos, é necessário fazer uma revisão da instalação elétrica a cada dez anos pois, devido ao avanço da tecnologia, novos eletrônicos surgem a cada dia no mercado e precisamos estar com as instalações elétricas adequadas para recebe-los.

Outro fator importante é ficar atento aos sinais que a casa dá. Por exemplo, se uma sobrecarga de energia está ocorrendo, as lâmpadas podem ficar enfraquecidas e piscar, ou ainda, o disjuntor poderá “cair”.

É válido verificar também como está a instalação elétrica de seu chuveiro, pois este é um equipamento passível de curto-circuito, principalmente se a bitola do fio estiver em desacordo com as especificações do aparelho.

O que fazer se tiver incidência de fogo?

Em caso de incêndio, é preciso ligar para o Corpo de Bombeiros através do telefone 193. Além disso, a calma é um fator muito importante para conseguir sair ileso desta situação. Caso o fogo comece, se agache e procure o caminho mais próximo até a saída.

Em alguns casos é possível apagar as chamas antes mesmo que elas se alastrem, mas em outros a chama pode ser descontrolada e devastar a residência por inteiro. Por isso, sempre esteja muito atento com tudo aquilo que pode causar um incêndio como utilizar extensões que não estejam boas para uso, utilizar benjamins para conectar mais de um equipamento eletrônico, verifique sempre a fiação antes de ligar um equipamento a fim de verificar se este não está desencapado, entre outros.

A Abracopel preza pela sua segurança e de sua família. Esteja sempre alerta para todos os perigos que envolvem a eletricidade.

Leia mais em:

Revisão de instalações elétricas reduz consumo de energia
Atenção às instalações elétricas em condomínios
A IMPORTÂNCIA DAS NORMAS NO BRASIL E NO MUNDO.

Siga a Abracopel nas redes sociais:

https://www.facebook.com/Abracopel/?ref=bookmarks

https://www.instagram.com/abracopel/

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10