Informação sinônimo de proteção.

Escrito por abracopel 14 de maio de 2019 0 comentários visto 348 vezes

A cada dia, os acidentes de origem elétrica aumentam no Brasil. Por isso, a informação é a melhor arma para a proteção contra acidentes de origem elétrica.

De acordo com dados divulgados no Anuário Estatístico lançado pela Abracopel em 2 de maio de 2019, no ano de 2018 foram registrados 537 casos de incêndios causados por curto-circuito, totalizando 61 mortes. Este alto número é preocupante, principalmente quando comparado com os dados de 2017, onde foram registrados 20% a menos de casos como este.

Só este ano já vimos alguns relatos de mortes envolvendo acidentes elétricos. Podemos citar, por exemplo, o curto-circuito no ar-condicionado do CET do Flamengo, onde 10 jovens vieram a falecer. Outro incêndio, causado também por um curto-circuito, foi o ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Com acidentes como estes ocorrendo diariamente, devemos ficar cada vez mais atentos tanto dentro como fora de casa, para não sermos pegos desprevenidos. Um choque elétrico, independentemente de sua intensidade, é prejudicial ao ser humano, podendo ocasionar desde um desmaio até a morte.

Como se proteger

Quando falamos de uma instalação elétrica residencial, a melhor maneira de proteção é efetuar um projeto elétrico bem dimensionado.

Devido ao valor elevado de materiais elétricos e serviços de profissionais especializados, as pessoas acabam preferindo economizar comprando materiais de baixa qualidade, sem nenhuma certificação, e contratando profissionais sem nenhum conhecimento na área.

Alguns hábitos diários também levam pessoas à exposição do perigo como, por exemplo, utilizar o celular conectado à tomada ou, até mesmo, utilizar aparelhos eletrônicos em locais úmidos como banheiro e piscina.

Outro problema bastante comum, encontrado nos relatos de acidentes são com “profissionais de final de semana”. Neste caso, nos referimos àquelas pessoas, sem nenhum conhecimento profissional que acreditam estar fazendo uma ligação elétrica correta mas, na verdade, está colocando em risco sua própria vida.

Isto foi o que aconteceu com um comerciante, no centro de João Pessoa, que veio a falecer após sofrer uma descarga elétrica. De acordo com testemunhas, o comerciante subiu no telhado para fazer um reparo na fiação do estabelecimento, quanto levou um choque e, minutos depois, faleceu.

Casos como este são mais comuns do que possamos imaginar. Pessoas se arriscam, diariamente, por não querer gastar na contratação de um profissional habilitado, que poderá executar o serviço com conhecimento e cuidado.

Infelizmente, se não houver conscientização, os acidentes continuarão aumentando e pessoas morrendo.

A informação é a melhor alternativa para se proteger contra os perigos invisíveis da eletricidade.

Lembre-se, eletricidade é coisa séria, não brinque com a vida.

Saiba como se proteger contra acidentes de origem elétrica. Participe de nossos eventos e leve informação a todos que necessitam.

Siga a Abracopel nas redes sociais – @abracopel

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10