No Carnaval, o Corpo de Bombeiros também tem que sambar.

Escrito por abracopel 5 de março de 2019 0 comentários visto 223 vezes

Neste domingo, 03 de março de 2019, uma ocorrência de incêndio foi registrada na Zona Sul de São Paulo.

De acordo com o site g1.globo.com, pelo menos 21 carros de bombeiros e 60 homens atenderam uma ocorrência de incêndio que destruiu um estabelecimento comercial na Avenida Vereador João de Luca, em São Paulo.

O local estava fechado quando o incêndio começou. O Corpo de Bombeiros ainda não sabe o que causou o acidente.

É comum ouvirmos casos de incêndio em estabelecimentos fechados e, em sua maioria, o problema se inicia a partir de um curto-circuito na parte elétrica do local.

Assim como acontece em residências, é muito comum os estabelecimentos comerciais também não efetuarem revisões em suas instalações elétricas, pois, muitas vezes, estes pontos comerciais são locados e tanto locatários como locadores não se preocupam com as fiações que estão atrás das paredes.

A falta de revisão e conscientização de que este ato é necessário é um grande problema, pois, como sempre dizemos, a revisão na instalação elétrica deve ser efetuada a cada 5 anos, uma vez que elas também envelhecem e necessitam ser atualizadas.

Infelizmente, quando o assunto envolve instalações elétricas, as pessoas parecem não se preocupar, já que como não “as enxergam” não se preocupam. Porém, o perigo pode estar escondido e só aguardando para aparecer e causar um acidente.

No caso acima citado, sobre o estabelecimento comercial, felizmente, não houveram vítimas mas, com certeza, o prejuízo para o dono do local ainda causará muito transtorno.

Prevenir é o melhor remédio.

Quando uma revisão preventiva é efetuada na instalação elétrica, a probabilidade de um problema acontecer é quase nula. Já, quando esta não ocorre, é possível que acidentes de origem elétrica ocorram com muito mais frequência e intensidade.

Se fossemos conselheiros, com certeza diríamos, “faça uma revisão em sua instalação elétrica, principalmente se ela tiver mais de 5 anos”. Prevenir é melhor que remediar.

A revisão na instalação elétrica, além de auxiliar na economia de energia, também poderá evitar um acidente como curtos-circuitos e incêndios, que colocam em risco seus equipamentos eletrônicos, seu patrimônio e sua vida.

A Abracopel segue conscientizando as pessoas para os perigos da eletricidade.

Siga a Abracopel nas redes sociais Facebook, Instagram e Linkedin, e também participe de nossos eventos. Associe-se à nossa causa e nos ajude a fazer do Brasil um exemplo no quesito Instalações Elétricas Seguras.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10