Quem é a Abracopel? Por que ela existe?

Escrito por abracopel 30 de novembro de 2018 0 comentários visto 94 vezes

Para explicar um pouco sobre quem é a Abracopel e por que ela existe, vamos partir do básico: Você consegue imaginar como seria a sua vida se não houvesse eletricidade?

Se não houvesse eletricidade não teríamos telefones, televisões, geladeiras, máquinas de lavar, banhos quentes, enfim, tudo aquilo que facilita o nosso dia-a-dia.

 

Mas, por que as pessoas nunca pensam nisso? Na verdade, a eletricidade somente é lembrada quando ela falta, ou falha e, neste momento, temos que apelar para velas, telefones públicos, quando ainda encontramos algum, acender o fogão com fósforo, e por aí vai.

A “energia elétrica” é um elemento indispensável à praticamente todos os processos de trabalho e à vida moderna. O que as pessoas não sabem, ou não dão a devida importância, é que este instrumento essencial ao progresso e conforto, é também um agente de elevado risco às pessoas e ao patrimônio.

As melhores maneiras de trabalhar com energia elétrica

Este sistema, tão essencial em nosso dia-a-dia, é um dos maiores causadores de acidentes graves, e até mesmo fatais, além, é claro, de grandes danos materiais. E é exatamente por isso que os riscos da energia elétrica devem estar permanentemente sob controle, através de planejamento e implementação de ações preventivas a fim de eliminar os PERIGOS potenciais apresentados nos serviços, instalações e no uso diário da eletricidade. Por esse motivo, vem a pergunta:

Quem é a Abracopel?

A ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade -nasceu de uma ideia gerada pela preocupação de profissionais com o alto índice de acidente, devido à pouca importância, ou falta de conhecimento, que se tem com relação aos perigos da eletricidade.

Então, devido ao histórico de acidentes envolvendo a eletricidade, em 2 de fevereiro de 2005 nasceu a Abracopel, uma entidade sem nenhum tipo de ligação com organizações do setor elétrico, fato este que a torna confiável e merecedora da credibilidade de todos aqueles que conhecem o problema e sabem como a prevenção e a conscientização de todos são importantes para evitá-los.

Por que ela existe?

Foi verificado que acidentes envolvendo eletricidade eram muito comuns, porém, não existia nenhum tipo de medição e avaliação para este problema, como a quantidade de acidentes diários, quais as regiões mais afetadas, quais os tipos de acidentes, entre outros.

PROFISSIONAIS QUE MORREM SEM SABER…

Portanto, com o intuito de trazer a todos dados sobre os acidentes causados pela eletricidade no Brasil foi criada a Abracopel. Ela é a ÚNICA entidade brasileira que faz um levantamento estatístico de acidentes de origem elétrica desde 2008.

A cada ano, estes dados são aprimorados e trabalhos são efetuados por todo o Brasil a fim de conscientizar e alertar a população, profissionais e a mídia sobre a importância de manter este tema sempre em evidência e, desta forma, buscar uma maior conscientização no país.

Dados estatísticos

Com o passar dos anos, é possível observar que o número de mortes por acidente de origem elétrica vem crescendo, o que é bastante alarmante. As pessoas parecem não se preocupar com a eletricidade, pensando que o mais “grave” que pode acontecer é um choquinho, mas a realidade é bem diferente, como mostra o gráfico abaixo:

mortes elétricas Brasil 2013 a 2017

 

Por pior que sejam os dados, acreditamos que eles poderiam ser bem maiores se não houvesse o trabalho de conscientização feito diariamente pela Abracopel.

Acidentes com energia elétrica aumentam no Brasil.

O que você acha de nos ajudar para que esta realidade comece a mudar? Junte-se a nós e à nossa causa. Convide amigos, parentes e divulgue em sua empresa. Vamos lutar para conscientizar a população sobre os perigos que a eletricidade pode causar.

Faça parte desta equipe. Associe-se – pessoa física / pessoa jurídica.

A sua segurança e de sua família é a nossa prioridade.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10