Sua instalação elétrica tem mais de 5 anos? Então está na hora de fazer uma revisão.

Escrito por abracopel 19 de novembro de 2019 0 comentários visto 567 vezes

Tomadas e fios esquentando? Disjuntores desarmando? Hum… algo não vai nada bem em sua instalação elétrica.

Infelizmente os dados não mentem, o número de incêndios causados por sobrecargas entre os anos de 2017 e 2018 subiram 20%, mas o pior foi o número de mortes nesses incêndios que bateu a marca de 100%.

Os números divulgados no Anuário Estatístico da Abracopel realmente chocam e, infelizmente, só tendem a piorar. O início de 2019 já foi marcado com sinais dessa piora. Já, no mês de fevereiro 10 jovens morreram devido à um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado, teve também o incêndio no hospital do Rio de Janeiro e muitos outros, e todos, ou a maioria, causados por curtos-circuitos.

As causas

Os incêndios por sobrecargas acontecem devido à sobrecarga na fiação. Mas como isso acontece?

Adaptadores, benjamins, extensões são acessórios muito utilizados em todas as casas, porém carregam um grande perigo com eles. Ligar muitos aparelhos em adaptadores, de uma só vez, pode aumentar o risco de curtos-circuitos e incêndios, pois a corrente elétrica da soma dos aparelhos conectados será maior do que aquela suportada pela tomada, que poderá superaquecer causando um curto-circuito e até mesmo um incêndio.

Além desses dispositivos, uma instalação elétrica antiga ou que não passa por processos de atualização / revisão a cada cinco anos, também sofre com problemas de sobrecarga, afinal, a cada dia, um novo equipamento eletrônico é lançado no mercado mas nossas instalações elétricas não são revisadas na mesma velocidade desses lançamentos. Isso pode causar graves problemas nas instalações como curtos-circuitos e até incêndios.

Conscientizar para capacitar

Embora instalações elétricas inadequadas não impeçam um equipamento de funcionar, o desconhecimento e a negligência tanto dos proprietários dos imóveis quanto de profissionais da área elétrica sobre os riscos das instalações elétricas antigas, ao uso de fios e cabos não certificados, às gambiarras elétricas são fatores quer colocam em risco  a vida de todos os usuários de eletricidade.

O número elevado de acidentes de origem elétrica, como consequência do desconhecimento da população, e da falta de qualificação dos profissionais técnicos, foi o que motivou a criação de uma Associação que trata dos perigos da eletricidade, a Abracopel.

Além do seu anuário, a Abracopel realiza inúmeras ações para levar o conceito de eletricidade segura tanto para os profissionais do setor como para o público em geral, desde crianças, com o concurso de desenho e redação, nas escolas brasileiras, até palestras seminários e workshops realizados para os profissionais da área. | Uma situação que pode servir de alerta no futuro |

Conheça mais sobre o trabalho da Abracopel nos seguindo das redes sociais, associando-se à nossa causa e nos ajudando a divulgar nosso trabalho de conscientização sobre os perigos da eletricidade.

Solicite a presença de um profissional qualificado e faça uma revisão em suas instalações elétricas.

Lembre-se eletricidade é coisa séria, não brinque com a vida.

 

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10