Tragédia marca noticiários brasileiros.

Escrito por abracopel 8 de fevereiro de 2019 0 comentários visto 353 vezes

A tragédia de hoje foi o incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu, que vitimou 10 jovens que sonhavam com as glórias do futebol.

Se for confirmado que a causa do incêndio foi uma sobrecarga no ar-condicionado, teremos então mais um dado para marcar as estatísticas da Abracopel, de acidentes de origem elétrica no Brasil.

O perigo da sobrecarga é o incêndio: previna-se!

O pior é que, mesmo assim, as pessoas ainda não estão conscientes de todos os riscos que correm com instalações elétricas executadas de maneira incorreta, ou utilizando produtos de má qualidade.

Dados estatísticos exclusivos

De acordo com dados exclusivos divulgados no Anuário Estatístico Brasileiro dos Acidentes de Origem Elétrica, criado pela Abracopel, em 2017 foram 451 incêndios deste mesmo tipo que resultaram em 30 mortes no país, em 2018 este número cresceu 20%, chegando a 537 ocorrências. O que mais chama a atenção é o número de mortes nestes incêndios causados por sobrecargas que, praticamente, dobraram de um ano para o outro.

Este número chega a ser mais assustador de pensarmos que mais de 80% destas mortes ocorreram dentro de casa – 59 mortes registradas.

O que acontece durante um incêndio?*

A culpa é de quem?

Você deve estar se perguntando… e de quem é a culpa? Podemos dizer que a culpa é do descaso com que são tratadas as instalações elétricas, a culpa é da contratação de profissionais sem nenhuma qualificação para a execução do projeto (quando ele existe), a culpa é do governo, da indústria, do comercio, e de todos que sabem o que é correto, mas continuam fazendo o errado, ou dando seu “jeitinho”, afinal “fio é tudo igual, fica dentro da parede e ninguém vê mesmo”.

Frente a toda essa tragédia, a única coisa que temos certeza, é que a culpa não é da Abracopel, pois esta, há mais de 14 anos, realiza ações diretamente para a população, conscientizando e capacitando profissionais, e oferecendo informações de qualidade para os profissionais de mídia para que eles divulguem informações de conscientização em massa.

ACORDA BRASIL!

Brasil, ACORDA, até quando teremos que ser noticiados diariamente com tragédias devido à falta de conscientização da população e ao descaso com relação às instalações elétricas, à falta de profissionalismo e de responsabilidade com relação ao próximo? Até quando?

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10