Uma “emenda” com consequências fatais.

Escrito por abracopel 19 de março de 2019 0 comentários visto 253 vezes

Alertamos a todo momento, “com eletricidade não se brinca”, mas parece que as pessoas não se importam com tantos alertas, até que algo muito grave aconteça.

Vamos recordar da tragédia ocorrida em fevereiro, onde o CT do Flamengo pegou fogo. Até o momento não se tinha conhecimento do real motivo deste incêndio, porém, após inúmeras análises, foi relatado que o problema ocorreu devido a um #curto-circuito no aparelho de ar-condicionado.

De acordo com entrevista ao Esporte Espetacular, da #TVGlobo, um dos aparelhos de ar-condicionado havia sofrido um curto-circuito dois dias antes do incêndio.

Da emenda para a morte.  

De acordo com a entrevista, após o curto-circuito, a chave geral do local foi desligada e feita uma #emenda de reparo, com fita isolante.

Como já dissemos em um artigo anterior, quando falamos sobre ar-condicionado, tanto fios conectados incorretamente ou com muitas #emendas podem ocasionar em falhas elétricas.

De acordo com o Anuário Estatístico dos Acidentes de Origem Elétrica, feito pela #abracopel, em 2017 foram registrados 451 incêndios e 30 mortes, devido à curtos –circuitos.

Equipamento delicado.

Ok, então você conhece de elétrica e sabe fazer emendas? Mas cuidado, quando o assunto são os equipamentos delicados, como ar-condicionado, aquecedores, e outros tipos que envolvem um sistema elétrico diferenciado. A #instalação-elétrica pode não ser tão simples como aparenta.

É fácil acreditar que uma simples emenda em fios desconectados, unidos por uma fita isolante já resolva o problema, mas, muitas vezes, esta simples emenda pode gerar graves complicações.

Nunca efetue nenhuma instalação ou reparo sem conhecimento técnico, ou sem a presença de um profissional qualificado. Além disso, caso precise efetuar uma reforma na instalação elétrica, procure utilizar sempre materiais de boa qualidade e confiáveis.

Um alerta é sempre bem-vindo.

Caso encontre #tomadas escurecidas, sinta cheiro de queimado ou se verificar qualquer anormalidade no equipamento, desligue-o imediatamente e solicite a presença da assistência técnica do aparelho. Desta forma, você garantirá o aumento da vida útil do equipamento e a certeza da segurança de sua casa e de sua família.

A Abracopel continuará informando, divulgando, expondo dados e conscientizando todos aqueles que se envolvem direta ou indiretamente com a eletricidade.

Participe de nossos eventos itinerantes e associe-se à nossa causa.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10