Uma situação que pode servir de alerta no futuro.

Escrito por abracopel 15 de outubro de 2019 0 comentários visto 463 vezes

Dissemos em artigos anteriores que a região Nordeste está no topo do ranking de mortes por choques elétricos. Porém, se fizermos a relação número de habitantes x morte, o Estado do Piauí é, realmente, o grande “vencedor”, contabilizando 10,33 mortes por milhão de habitantes.

Essa é uma triste realidade, uma vez que poderíamos estar contentes se a situação fosse a oposta, onde não houvesse mortes por choques elétricos nem no Piauí e nem em qualquer outra região do Brasil.

Alerta: importância da informação

Já ressaltamos, em artigos anteriores,  quão importante é estar “por dentro” de todas as normas e leis que envolvem as instalações elétricas.

A NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão, quando seguida corretamente, estabelece as condições mínimas necessárias para o funcionamento de uma instalação elétrica de baia tensão, garantindo assim a segurança de pessoas e animais, bem como a preservação dos seus bens. Se ela foi formulada, é porque deve ser seguida.

Outo ponto que auxilia o profissional de elétrica a conhecer melhor e ficar inteirado do mercado em que atua, são as palestras, seminários e webinares fornecidos por escolas, instituições e associações, como as promovidas pela Abracopel. Nelas, os assuntos abordados são aqueles que garantem a segurança do profissional e também dos usuários.

Mais uma vez os dados.

Estamos sempre “batendo na tecla” dos números divulgados no Anuário Estatístico de Acidentes Origem Elétrica da Abracopel pois acreditamos que este quadro poderá, em um futuro próximo, ser revertido.

Mas para que isso ocorra, é necessário que as pessoas se conscientizem que a eletricidade pode ate ser invisível, mas MATA!

Um choquinho hoje poderá ser o chocão de amanhã e levar uma pessoa a morte por uma simples imprudência.

Queremos que vocês, leitores, tomem cuidado e sejam conscientes todas as vezes que forem trabalhar com eletricidade. Verifique se a energia está desligada, se não existem fios partidos ou nenhum metal próximo à rede elétrica. Fique atento. Alertamos, mas o cuidado depende somente de você.

Vamos fazer o Brasil se tornar uma referência mundial de acidente zero com eletricidade. Venha com a Abracopel e nos ajude a disseminar essa conscientização na cabeça de todos.

Clique aqui para se associar ou aqui para baixar o Anuário Estatístico.

Eletricidade é coisa séria, não brinque com a vida.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10