A Credibilidade das Informações

Escrito por abracopel 13 de maio de 2017 0 comentários visto 584 vezes

A ascensão do mundo digital, partindo para as diversas formas de divulgação de notícias e informações de qualquer natureza, trouxe uma preocupação muito grande com a tal da credibilidade da informação. No momento em que o país passa por uma enxurrada de notícias sobre política, vivendo um momento delicado para decidir quem é correto e quem não é, as redes sociais, os portais, blogs e tudo quanto é forma de divulgação mostram suas visões, versões e interpretações que variam de toda sorte possível. Um bandido, para um pode ser um injustiçado, para outro não, e assim é a informação.

Mas minha preocupação neste momento não é com relação à política, mas sim às informações que estão ao alcance dos profissionais da área elétrica. Seja para os que projetam, executam, especificam, verificam e aprovam qualquer serviço que envolva eletricidade, é necessário ter um cuidado gigante para tomar esta decisão. O primeiro momento é com a CREDIBILIDADE DA INFORMAÇÃO, ou seja, as pessoas não estão mais tendo tempo e tão pouco vontade de ler normas, leis, regulamentos e documentos que embasam a nossa engenharia, e buscam o imediatismo e a facilidade de obter tal informação. Entrar em um fórum, fazer uma pergunta e obter algumas respostas, tem sido a prática da maioria dos profissionais do Brasil, e não sei afirmar, mas talvez do mundo.

Por outro lado, o tal do marketing digital, permitiu que inúmeros profissionais saíssem em busca do seu lugar ao sol, sentados atrás de seu computador e com ferramentas digitais, criando cursos, palestras, fazendo webinares, escrevendo textos e até gravando atividades desenvolvidas por ele ou por outros e colocando na mídia para que todos possam assistir ou ler. Não nego que isto é uma facilidade imensa para todos, mas também me preocupo, e em conjunto com todos que fazem a ABRACOPEL, a preocupação toma um vulto ainda maior. Esta preocupação é com a credibilidade destas informações. Um artigo do meu caro Hilton Moreno publicado na revista Potência, onde ele falava do lixo eletrônico (do ponto de vista de arquivos na internet), me chamou a atenção para este grande problema. Assim como o Hilton, tenho acompanhado vários blogs, sites, portais e redes sociais com posts de todos os tipos, e a quantidade de informações que não possuem o embasamento das normas técnicas é impressionante. Muitas das informações sequer citam que tal dispositivo ou instalação segue a norma tal, mesmo que seja de um país desconhecido. Hoje se escreve o que quer, e se fala o que quer. Mas novamente, poucos buscam o embasamento, e no nosso meio, o embasamento são as normas técnicas e regulamentos.

A ABRACOPEL, desde a sua fundação, sempre esteve aliada às empresas que estão preocupadas com a qualidade da informação, é só olhar quem são nossos parceiros.

No momento em que divulgamos os números de acidentes de origem elétrica em um Anuário Estatístico comparando os acidentes entre 2013 e 2016, e mostrando que no ano de 2016 os acidentes chegaram a mais de 1300 no ano, sendo que 599 pessoas morreram por choque elétrico, e junto com o anuário, o resultado de uma pesquisa realizada em 1100 casas do Brasil (Raio X das instalações) apontando para uma situação ainda caótica, nos resta ficar mais preocupados ainda.

O tripé da segurança com eletricidade está calcado em Produtos de qualidade, Normalizações atualizadas para serem usadas, e a Capacitação dos profissionais para compreenderem as normas. É neste último pé da segurança que estamos preocupados.

A ABRACOPEL preza por informações de qualidade. Todas as nossas ações estão sempre baseadas em normas e buscamos orientar todos os profissionais, portanto busque sempre o “Selo Abracopel de Qualidade da Informação” verificando se a informação tem base em norma técnica ou regulamento antes de decidir o que fazer em sua instalação elétrica.

Por Edson Martinho

 

Social Followers

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo