O que é sistema MRT – Monofilar com Retorno por Terra ?

Escrito por abracopel 4 de fevereiro de 2014 0 comentários visto 5783 vezes

Antes da publicação deste artigo, a ABRACOPEL deseja alertar que este sistema é permitido por norma, é utilizado em áreas rurais, mas infelizmente cria tensões de passo perigosas que podem causar acidentes até fatais, portanto não é recomendado seu uso.

Entretanto, como nosso dever é informar, o artigo foi cedido e publicado para que todos entendam como funciona este sistema. 

Equipe ABRACOPEL.

 

Por Cide Meira.

As redes de distribuição Monofilares com Retorno por Terra – MRT são sistemas  monofásicos (fase + neutro), notadamente construídos com transformadores que possuem apenas um cabo na parte de alta tensão, sendo o retorno (fio neutro) efetuado através de haste aterrada.

Sabemos que nas zonas rurais as cargas são geralmente pequenas que raramente são necessários três condutores para atender a necessidades de energia elétrica, dos consumidores rurais. Além disso, freqüentemente encontramos consumidores situados, um a cada 1,5 km e, com demandas médias de 2 kVA.

As principais vantagens do sistema MRT são: 

a) eliminação das cruzetas e ferragens associadas;

b) eliminação de um isolador de alta tensão por poste (em relação ao sistema fase/fase);

c) simplificação da construção, permitindo maior rapidez e menores custos;

d) utilizam estações transformadoras mais simples e baratas, pois os transformadores têm somente uma bucha de alta tensão e exigindo, portanto um único pára-raios e uma chave monofásica;

e) possibilidade de usar o neutro comum na alta e na baixa tensão.

Esses sistemas alcançam em média uma redução de custo de aproximadamente 20 a 30%, em relação aos sistemas fase/fase, pois a sua construção é simples e possuem menores custos de manutenção e operação.

 

Cide Meira é Tecnólogo em Manutenção Elétrica (Cefet-Ba); Licenciado em Eletricidade (UNEB) e Eletrotécnico (ETFBa) – Especializações: MBA em Gestão de Empresarial (FGV) e Design Instrucional com ênfase em Educação (SENAI-Ba) – Gestor de Unidade de Educação Profissional (26 anos) e Professor de Física do ensino médio (12 anos). Atualmente: Gestor de Unidade de Segurança do Trabalho

Conheça mais sobre ele no Blog do Professor Cide

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10