A segurança nas instalações elétricas na indústria 4.0

Escrito por abracopel 15 de Janeiro de 2018 0 comentários visto 441 vezes

por Edson Martinho

Entre as tendências tecnológicas mais promissoras atualmente estão a indústria 4.0 e a internet das coisas. Inicialmente para nós da Abracopel, que nos preocupamos com a segurança das pessoas em relação aos riscos da eletricidade, poderia ser algo interessante para pensar, já que não teríamos mais pessoas, somente máquinas!?!? Mas isto não é verdade, pois para alimentar estas máquinas precisamos de energia elétrica e, portanto, muitas pessoas continuarão a interagir com a eletricidade.
Na verdade, a informática, a automação e a internet já tornaram as instalações elétricas mais seguras. Muitas tarefas insalubres ou perigosas anteriormente realizadas diretamente por pessoas continuam sendo feitas por nós, mas indiretamente através de máquinas ou robôs, em um processo com vantagens e desvantagens, entretanto inevitável.
Enquanto a eletricidade for utilizada como fonte de energia para garantir nossa qualidade de vida, a preocupação com seu uso consciente continuará sendo uma constante de nossa parte, isto porque muitas ações da Abracopel visam evitar acidentes causados por instalações precárias ainda existentes, fruto de total desconhecimento da eletricidade. Porém a Abracopel também se preocupa que em todas as empresas, grandes, médias e pequenas, tradicionais ou modernas, as instalações elétricas possam fornecer energia segura e de qualidade para computadores, sistemas de automação e equipamentos modernos, assegurando confiabilidade, economia e segurança.
Há muito tempo defendo a ideia que a qualidade de energia e a segurança das instalações elétricas são assuntos totalmente relacionados. A minha experiência profissional me ensinou que empresas que prezam pela segurança das suas instalações elétricas são aquelas que desperdiçam pouquíssima energia e sofrem menos com a indisponibilidade das suas instalações.
A preocupação em integrar qualidade de energia e segurança das instalações é tão grande para nós que os eventos da Abracopel desde 2017 passaram a contar com temas específicos de qualidade das instalações e da energia elétrica e também ganharam um dia especifico para falar com os profissionais da segurança no trabalho. Em 2018 Abracopel realizará o CONADSE – Congresso Abracopel de Atualização Docente em Segurança com Eletricidade, cujo tema central será “A qualidade e a segurança das instalações elétricas na indústria 4.0”.

Uma emenda malfeita compromete qualquer segurança

A Abracopel é uma associação que se preocupa basicamente com pessoas. O nosso objetivo é que existam menos mortes e ferimentos graves no Brasil. Mas a nossa preocupação com a eletricidade envolve todas as suas etapas, da geração ao consumo residencial, do projeto à manutenção, passando pela execução e utilização. O descaso com a eletricidade custa vidas, tempo e dinheiro.
Para que possamos modernizar a nossa economia é necessário investirmos em tecnologia. Mas muitas empresas investem na modernização de suas máquinas e equipamentos sem melhorar a qualidade das suas instalações. Não podemos investir em equipamentos altamente inteligentes se o quadro de energia que os alimenta está mal feito, os cabos subdimensionados e o restante da instalação sem manutenção.
A tecnologia é sempre bem-vinda, principalmente aquela que nos poupa tempo, gera riqueza e salva vidas. Nosso objetivo na Abracopel é incentivar a melhoria das nossas instalações elétricas para que ela forneça energia barata, confiável e segura para que possamos utilizar todos os nossos equipamentos, principalmente aquele que temos dentro de nossas cabeças.

Educação. O maior investimento da Abracopel

Siga-nos

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10