A tal emendinha mal feita!

Escrito por abracopel 16 de março de 2017 0 comentários visto 1596 vezes

Fazer emendas de condutores elétricos é uma das primeiras atividades que aprendemos quando entramos no universo das instalações elétricas prediais. Juntar condutores, fazer rabichos e prolongações acaba sendo uma atividade trivial, não é mesmo?!

Mas, você já parou para pensar sobre como é importante fazer uma emenda elétrica bem feita? Você sabia que a maior parte dos problemas nos circuitos acaba tendo como origem as emendas elétricas com problemas? Por isso, resolvi listar alguns problemas que podemos encontrar quando uma emenda não foi bem realizada.

  • Desperdício da energia elétrica. Sim, uma emenda mal feita pode deixar a conta de energia elétrica do estabelecimento mais cara. Isso acontece porque se a emenda não for feita corretamente, pode gerar acúmulo de calor na região e dissipação de calor, se não for utilizada para algum trabalho útil, significa que você está pagando por essa energia sem utilizá-la. Estudos comprovam que normalmente de 1,5% a 2,5% do consumo da conta de luz, devem-se ao custo da instalação elétrica mal feita.
  • O tal do mau contato. Emendas mal feitas, com o tempo tendem a apresentar mau contato. E daí vira aquele ponto intermitente que costumamos dizer que funciona quando quer. Acho que todos já vimos casos que um ponto só funcionava esporadicamente e depois chegamos à conclusão que o mau contato era a emenda.
  • O caso da isolação. Mesmo que as conexões dos fios sejam feitas de modo correto, ainda tem a isolação. Isolação mal feita pode ser um fator crucial para a segurança das instalações. Emendas que não estão bem isoladas podem acabar encostando em uma parte energizada e provocar um curto-circuito. Além disso, o contato de uma parte viva exposta em alguma pessoa pode provocar o choque elétrico. Ou ainda em outro tipo de situação, emenda mau isolada pode provocar fuga de corrente naquela parede que está sofrendo com umidade.

Então, com todos esses motivos, temos que dar uma atenção especial e gastar um pouco mais de tempo na hora de fazer as emendas elétricas.

No mercado tem surgido novos produtos pra agilizar o tempo e aumentar a qualidade das instalações, são as conexões automáticas. Essas substituem as emendas nas instalações elétricas prediais. Tenho testado uma do fabricante WAGO. Você já as utilizou? Conte para nós qual foi a sua impressão na hora de utilizá-las.

Erica Ortiz é engenheira eletricista, consultora de empresas e colunista do Portal Universo Lambda

Social Followers

Próximos Eventos

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo