O que é e para que serve a NR-10?

Escrito por abracopel 27 de agosto de 2019 0 comentários visto 1303 vezes

Profissionais da área elétrica tem obrigatoriedade em conhecer todos os riscos que envolvem o trabalho com eletricidade. Mesmo assim, no ano de 2018, 15 profissionais perderam suas vidas por contato com a rede de distribuição de energia.

NR-10 o que é?

Apesar de ser conhecida na área de elétrica, alguns profissionais ainda não sabem, exatamente, o que é e para que serve a NR-10.

A NR-10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade – é uma norma que tem como objetivo regulamentar todos os serviços que envolvam eletricidade e seus riscos, além, é claro, de garantir a saúde e segurança dos envolvidos direta ou indiretamente nessas atividades.

Um dos destaques encontrado NR-10 é que todas as instalações elétricas devem atentar a quesitos e as normas da ABNT e, caso não se enquadrem nesta norma, as empresas prestadoras deste serviço serão penalizadas. [Veja também: Artigo: Evolução das condições de Segurança do Trabalho no setor elétrico brasileiro: um estudo sobre os seis primeiros anos da “nova NR-10]

A NR-10 é obrigatória para todos os profissionais que se envolvam com as atividades elétricas. Estes devem passar por um treinamento de 40 horas (para o curso básico), onde é apresentada a norma bem como suas características. A cada dois anos, no mínimo, esse profissional deverá passar por uma reciclagem, desta forma, o processo de conscientização dos riscos da eletricidade se tornará cíclico.

Os dados

Mesmo sendo obrigatória, a NR-10 acaba sendo negligenciada por muito profissionais da área elétrica.

Conforme mencionamos no início deste artigo, no ano de 2018, 15 profissionais perderam suas vidas devido ao contato com a rede elétrica.

De acordo com os dados divulgados no Anuário Estatístico da Abracopel, mesmo com todo o trabalho de conscientização sobre os riscos do manuseio de materiais sem manter a devida distância da rede elétrica, muitos profissionais ligados às áreas da construção civil e comunicação visual, continuam se acidentando.

A Abracopel

Nossa missão é continuar alertando a todos, profissionais do setor elétrico ou não, para todos os perigos que envolvem a eletricidade.

E você? Gostaria de entrar nessa batalha e nos ajudar a fazer do Brasil o país número 1 em acidente erro com eletricidade? Então associe-se à nossa causa clicando aqui. Temos a certeza que, quanto mais pessoas se unirem a esse propósito, mais rápido conseguiremos alcançar nosso objetivo e seremos uma referência mundial.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10