Acidentes elétricos são mais comuns no verão

Escrito por abracopel 9 de novembro de 2018 0 comentários visto 71 vezes

Acidentes elétricos acontecem com maior frequência nas férias.

Conforme dados divulgados pela Abracopel, em média, no Brasil, uma pessoa morre a cada dois dias devido a choques elétricos. Para se ter ideia, de acordo levantamento efetuado no ano de 2016, houveram 1.319 acidentes e 599 mortes por causa da eletricidade.

O mais interessante foi a frequência das mortes principalmente nos meses de dezembro e janeiro, meses estes que fazem parte das férias da maioria da população.

De acordo com o Anuário Estatístico da Abracopel, no ano de 2017 houve um aumento considerável de acidentes e mortes de origem elétrica.

Manutenção das instalações elétricas.

Como sempre alertamos, é de suma importância que uma revisão seja efetuada, pelo menos a cada 5 anos, nas instalações elétricas de sua residência, e esta atitude deve ser tomada, ainda com mais frequência, para aqueles que residem ou frequentam áreas litorâneas. A maresia acelera o processo de deterioração dos fios por esse motivo é importante sempre estar alerta.

Você sabe como proteger sua família de choques elétricos?

Cuidados no dia a dia

Para o dia a dia é importante tomar alguns cuidados quando o assunto for eletricidade. Abaixo listamos alguns procedimentos que podem, e devem ser tomados em determinadas situações:

#1 Na praia

Ao perceber que o tempo está mudando, não fique na água. Por ser um local aberto, na praia não existe a possibilidade de se proteger. Antes que você pergunte, sim é um erro tentar se proteger embaixo do guarda-sol ou sob as árvores, pois estes podem atuar como atrativo de raios.

Neste caso, busque a marquise de um prédio ou fique dentro do carro. Se não for possível, a alternativa é se abaixar e abraçar seus joelhos, minimizando assim os efeitos dos raios.

Atenção os quiosques que podem ter instalações improvisadas, e até mesmo os famosos “gatos”, portanto cuidado pois qualquer escape de corrente pode energizar, por exemplo, o balcão e descarregar a carga elétrica em quem encostar nele. O Alerta também é válido para as crianças que podem encostar nos fios e extensões que ficam, muitas vezes, expostos na praia.

No Brasil, a maioria dos acidentes envolvendo choque é por falta de cuidado ou improviso na hora de utilizar a energia.

#2 Na piscina

Como sabemos, a água é um grande condutor de energia, e é comum vermos pessoas utilizando aparelhos eletrônicos próximos à piscina. É preciso ter muito cuidado ao manusear o celular enquanto carrega, ao manusear aparelhos de som, ou qualquer outro aparelho que esteja ligado na tomada enquanto estiver com o corpo molhado. O chinelo até ajuda, mas não garante proteção total.

Quando estiver com o corpo molhado, evite mexer no som do carro, bateria ou qualquer parte elétrica. Existem registros de acidentes dessa natureza, pois podem haver fugas de corrente como ocorre em outras redes.

choques elétricos

#3 No sítio

No interior é muito comum vermos a rede aérea próxima das residências, por isso é preciso cautela. Qualquer tipo de material que encostar nos fios, ou em um poste energizado, conduzirá a carga elétrica para quem o estiver segurando.

Caso ocorra algum temporal, o procedimento é o mesmo em relação à praia, saia da área aberta para não ser o ponto mais alto a atrair os raios. 

CHOQUES ELÉTRICOS X ÁRVORES: O PERIGO ESTÁ EM SUA CALÇADA

Infelizmente, ano a ano, temos visto o aumento dos números totais de acidentes de origem elétrica. Um aumento de 33,6% entre 2013 e 2017 parece e é assustador e alarmante, mas temos plena consciência que estes dados poderiam ser maiores, caso o trabalho da Abracopel não fosse realizado. Pensem nisso!

acidentes elétricos

A Abracopel foi criada para levar ao conhecimento de todos informações sobre os perigos de origem elétrica, bem como os cuidados que devemos ter para não nos arriscarmos neste setor.

Faça parte, você também, desta equipe. Associe-se à nós.

Abracopel, zelando pela sua segurança e de sua família.

 

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10