ACIDENTES EM ÁREAS RURAIS TÊM SIDO MAIS FREQUENTES E O GRANDE VILÃO NÃO É MAIS A REDE AÉREA!

Escrito por abracopel 27 de janeiro de 2016 0 comentários visto 1203 vezes

As áreas rurais são locais em que acidentes envolvendo eletricidade geralmente acabam custando vidas. Isso porque é comum tocar equipamentos e implementos agrícolas nas redes de energia elétrica. Como se sabe, nestas redes a descarga elétrica chega a 13.800v que, certamente, é fatal.

Porém, segundo levantamento de dados da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, os acidentes envolvendo eletricidade têm acontecido em outros locais e em diferentes atividades.

Uma delas é o manuseio com bombas d’água. Este é um equipamento existente em quase todas as residências rurais e seu manuseio é feito por pessoa leiga, que não tem praticamente nenhum conhecimento sobre eletricidade.

E, infelizmente, este manuseio, muitas vezes acaba de forma trágica. Os equipamentos, constantemente molhados, oferecem as condições ideais para um acidente fatal.

Os casos apresentados abaixo confirmam esta tendência. Segundo os dados da Abracopel, em 2014 foram 37 acidentes envolvendo bombas d’água, destes, 34 foram fatais. Outro dado que impressiona é que aconteceram 107 acidentes envolvendo eletricidade com morte em áreas rurais, tanto áreas externas como dentro de sítios e fazendas.

A maioria esmagadora destes acidentes poderia ter sido evitada com conhecimentos básicos e informações simples.

A Abracopel luta há 10 anos para tornar estas notícias coisa do passado!

 

http://folhadosertao.com.br/portal/abrir.noticia/titulo/choque-eletrico-mata-agricultor-na-zona-rural-de-sao-joao-do-rio-do-peixe-veja-foto/ID/15097

http://www.paranacentro.com.br/site/noticia.php?idNoticia=15227

http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2015/03/idoso-morre-eletrocutado-no-sitio-poco-verde-zona-rural-de-bezerros.html

 

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10