Ainda sobre a tragédia no CET do Flamengo…

Escrito por abracopel 12 de fevereiro de 2019 0 comentários visto 504 vezes

De acordo com três especialistas em engenharia e prevenção de incêndios entrevistados pelo site do portal o Globo,há suspeita de ausência de disjuntor no caso do CET do Flamengo.

Sempre dissemos sobre a importância da instalação dos disjuntores em qualquer instalação elétrica, mas você sabe o que são disjuntores?

O que é um disjuntor?

Apesar dos disjuntores serem dispositivos conhecidos, você pode estar se perguntando para que ele serve, ou ainda, por que existem vários tipos de disjuntor?

Para começar vamos explicar o que é um disjuntor. O disjuntor é um dispositivo capaz de proteger a instalação elétrica contra possíveis danos relacionados a sobrecargas elétricas e curtos-circuitos.

Perigos elétricos – Invisíveis, inodoros e mortais.

A função de um #disjuntor é monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo imediatamente sua circulação em caso de sobrecargas, que ultrapassem a capacidade de condução de corrente do circuito (picos de energia.

Quando uma sobrecarga ou curto circuito ocorre, o disjuntor desarma imediatamente, desligando toda a energia elétrica do circuito que está ligado a ele.

O disjuntor é um importante dispositivo de segurança capaz de evitar acidentes como a destruição de equipamentos eletrônicos e, até mesmo, um incêndio.

O projeto elétrico

Como sempre, reforçamos a necessidade de efetuar e seguir um projeto elétrico quando se trata de uma instalação elétrica. Neste projeto é possível dimensionar a quantidade de equipamentos, distribuição, tensão, entre outros, que serão utilizados no local, além, é claro, da presença de disjuntores para cada circuito em um quadro de distribuição.

Sabia que sua residência possui um limite de carga elétrica?

No caso do incêndio causado no CET do Flamengo, não haviam disjuntores instalados ao lado dos equipamentos de ar-condicionado, tão pouco nos quadro, é o que afirma os especialistas, se estivessem presentes, teriam desarmado ao menor sinal de problema no equipamento.

Concluindo

Como você pode notar, a presença de um disjuntor é e suma importância para a proteção de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, mas, muitas vezes, isso só é entendido quando vivenciamos uma situação em que ele é necessário como, por exemplo, quando ligamos vários aparelhos ao mesmo tempo, e o disjuntor desarma. Por esse motivo, o disjuntor é um dos itens essenciais em uma instalação elétrica.

A Abracopel alerta, efetue, a cada 5 anos, a revisão em sua instalação elétrica, ela é necessária para garantir sua segurança e de seu patrimônio.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10