ALERTA DA ABRACOPEL PODE TER SALVADO UMA VIDA NO RIO DE JANEIRO

Escrito por abracopel 27 de janeiro de 2016 0 comentários visto 626 vezes
Mulher relembra eletrocutado em SP e não sai de carro atingido por fiação de rede aérea.

Um temporal atingiu a cidade de São Pedro da Aldeia, na região dos Lagos no Rio de Janeiro neste último final de semana.

Assim como tem acontecido em São Paulo durante as chuvas fortes, ruas inundam, árvores caem nos fios, transformadores estouram etc. Não foi diferente no Rio de Janeiro quando, não um, mas dois transformadores estouraram e em um deles a rede rompeu e o fio de alta tensão caiu sobre um carro que estava parado ali.

A motorista do carro, a secretária Viviane Lopes lembrou imediatamente do caso do empresário eletrocutado em São Paulo, em um caso muito semelhante, quando uma árvore rompeu a rede aérea e os fios caíram sobre o carro dele. O empresário João Paulo Machado, de 47 anos, tentou sair do carro e foi eletrocutado imediatamente, vindo a falecer.

No dia seguinte, a Abracopel, na pessoa de seu diretor Eng. Edson Martinho esteve em vários canais de televisão alertando para os riscos que as pessoas correm durante episódios como este e que jamais se deve pisar no chão enquanto um fio de alta tensão estiver energizando o carro. O choque é fatal.

No caso da secretária carioca, o fato de ter visto estas reportagens, fez com que a informação adquirida salvasse sua vida. Viviane ficou dentro do carro, pois sabia que os pneus isolariam a descarga elétrica. Assim, como o carro não incendiou (neste caso não há alternativa além de tentar saltar para longe do veículo) ela permaneceu dentro do carro aguardando socorro dos bombeiros, que a resgataram.

Este fato é ilustrativo da imensa necessidade de conscientização da sociedade brasileira. Lembrando que em 2014, 80 acidentes envolvendo fios partidos na rua foram notificados nos sistemas de busca da Abracopel, sendo que destes 57 pessoas morreram. (mais dados e estatísticas sobre acidentes envolvendo eletricidade consulte-nos).

Novamente, conclamamos as autoridades municipais, estaduais e federais para a necessidade de uma Campanha de Conscientização para os Riscos com a Eletricidade, nos mesmos formatos que têm sido feito com a questão da economia de energia.

Economizar energia é muito importante. Mas é preciso estar vivo para isso!

Veja o link da matéria do acidente no Rio de Janeiro:

http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/03/mulher-relembra-eletrocutado-em-sp-e-nao-sai-de-carro-atingido-por-fiacao.html

Social Followers

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo