Fazendo do Brasil o número 1.

Escrito por abracopel 11 de junho de 2019 0 comentários visto 260 vezes

O que você acha de fazer do Brasil o número 1, quando falamos de estatísticas de morte ocasionadas por acidentes de origem elétrica? Seria muito bom ser referência neste quesito, não é mesmo?

Não é nenhuma novidade que as pessoas devem ser conscientizadas para os perigos que envolvem a energia elétrica. Já apresentamos inúmeros casos de acidentes e fatalidades ocorridos devido ao uso incorreto da eletricidade.

A conscientização é um trabalho árduo e que deve ter uma frequência, mas, mesmo com todo o esforço, podemos notar um elevado índice de problemas, acidentes e fatalidades.

Verificamos um grande aumento de ocorrências de origem elétrica, no último Anuário da Abracopel, lançado em maio deste ano. Infelizmente, apesar de todo o esforço da Abracopel, em conscientizar profissionais, os números parecem não diminuir.

Pense bem!

É importante saber que a conscientização não é só para o profissional. A cadeia da eletricidade é grande, e começa com o fornecimento de energia chegando eletrodoméstico dentro de sua residência, não é mesmo? Você consegue imaginar quantas pessoas estão envolvidas nesse processo?

A companhia de Energia, o fabricante dos fios e cabos, o dono da loja, o lojista, o engenheiro, o projetista, o eletricista e o consumidor, ufa, enfim, todos fazem parte desta imensa cadeia de conscientização.

Quando um elo desta cadeia não sabe sua influência ao final do processo, ele também não saberá qual direção tomar. Imagine que o funcionário de uma montadora é o responsável por parafusar as rodas dos veículos. Se ele não souber exatamente a importância e de seu trabalho, e que, se ele esquecer de colocar um único parafuso na roda, ele poderá causar um grave acidente, é muito provável que ele acabe não dando a devida atenção para sua tarefa.

Por esse motivo, é muito importante que todos saibam exatamente o impacto que possuem sobre as decisões que devem ser tomadas no dia-a-dia. E lembrar que uma atitude errada poderá comprometer, além de sua vida, toda a cadeia.

A Abracopel

Para auxiliar na conscientização da população, a Abracopel ministra cursos, palestras, seminários, workshops, efetua concursos de desenho e redação para os pequenos, sempre levando os participantes a tomarem consciência de todos os perigos envolvidos com aqueles que atuam direta ou indiretamente com a eletricidade.

Um fio fabricado fora das normas pré-estabelecidas pela ABNT, uma instalação elétrica mal dimensionada, ou ainda a compra de produtos de qualidade duvidosa, tudo isso poderá levar a um grave acidente com vários corresponsáveis envolvidos.

Pense nisso quando for efetuar uma instalação elétrica, comprar um fio e, até mesmo, quando for explicar ao seu cliente os cuidados que ele deverá ter com a eletricidade em seu imóvel.

Além disso, informe sempre o seu cliente que é necessário efetuar uma revisão nas instalações elétricas a cada cinco anos, pois, isso garantirá sua segurança e de seu imóvel.

A Abracopel continuará espalhando, aos quatro ventos, a importância da conscientização para os perigos da eletricidade.

Faça parte você também desta causa. Associe-se e nos ajude a fazer do Brasil um país modelo, com estatística zero de acidentes de origem elétrica.

Abracopel – eletricidade é coisa séria, não brinque com a vida.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10