CHOQUES ELÉTRICOS X ÁRVORES: O PERIGO ESTÁ EM SUA CALÇADA

Escrito por abracopel 27 de janeiro de 2016 0 comentários visto 805 vezes

Frequentemente recebemos alertas de notícias sobre choques elétricos nas ruas, resultado de fios partidos, postes e grades energizadas.

Mas é bom saber que as árvores representam um enorme perigo e estão ali, a poucos passos do portão da sua casa ou do seu prédio.

As grandes cidades têm enfrentado um problema recorrente em época de chuvas: a queda de grandes árvores devido aos ventos e grandes volumes de chuva. Essas árvores quase sempre caem na fiação da rede aérea e as consequências são aquelas que conhecemos pelos noticiários.

Porém, hoje uma notícia nos chamou a atenção: uma árvore gigantesca, na cidade de Campo Grande – MS, ganhou até uma placa e título de ‘árvore elétrica’. É que a árvore, um enorme Ficus, está totalmente entranhada na rede aérea chegando até a se enroscar na cerca eletrificada da casa em frente. (veja a matéria)

O problema está tão sério que, depois de algumas pessoas terem sofrido choque elétrico apenas por tocar na árvore, e não tendo retorno dos inúmeros pedidos de poda (documentos protocolados desde 2011), os donos da casa cuja calçada ‘hospeda’ a árvore, resolveram colocar uma placa alertando a todos para a ‘árvore elétrica’.

Parece brincadeira, mas o problema é muito sério. Tão sério que nos chama o fato de que as pessoas que levaram o choque não terem sofrido sérias sequelas, já que a energia que está em contato com a árvore corresponde a 13.800v – um choque aqui é fatal!

A pergunta que fazemos é: se alguém efetivamente tomar um choque elétrico ao tocar nesta árvore energizada e vir a falecer, de quem será a culpa? Da concessionária de energia local? Da prefeitura? Dos moradores? Ou da própria árvore?

Segundo dados levantados pela Abracopel, em 2014 aconteceram 80 acidentes relacionados a fios partidos na rua, sendo que em 57 destes acidentes, pessoas perderam suas vidas.

A Abracopel é a única entidade nacional que levanta dados de acidentes envolvendo eletricidade em diversos locais e situações, segmentando-os por faixa etária, local, gênero e profissão.

Saiba mais, acessando o portal www.abracopel.org.br

Assessoria: Meire Biudes

Lambda Comunicação

11-99870-4994

meire@lambdacomunicacao.com.br

Social Followers

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo