Com crianças a atenção deve ser redobrada.

Escrito por abracopel 11 de abril de 2019 0 comentários visto 260 vezes
children playing with electrical extension and outlet at home

Quem acompanha os noticiários, principalmente aqueles divulgados no nordeste do Brasil, chega a ficar impressionado com a quantidade de ocorrências e fatalidades de pessoas e crianças vítimas de choques elétricos.

O elevado número de mortes chega a ser assustador!

Dentre todas as notícias, a que mais me chamou a atenção foi a morte de um menino de 8 meses que levou um choque ao segurar em uma extensão ligada ao ventilador.

De acordo com a notícia, ele estava em casa sob a observação do irmão mais velho, de 7 anos, quando o acidente ocorreu. Segundo informações, o menino até tentou salvar o irmão, mas não teve sucesso.

Os casos de acidentes elétricos envolvendo crianças vem crescendo absurdamente. Sabemos que as crianças, principalmente as menores, agem por curiosidade e não têm a menor ideia do perigo que podem estar correndo.

Todo cuidado é pouco.

Já falamos algumas vezes que, com crianças, todo cuidado ainda é pouco, e que é preciso ter mil olhos em cima delas, pois, qualquer descuido pode levar a uma fatalidade.

Uma tomada descoberta, uma extensão jogada no chão, ligada à uma tomada, um benjamim conectado, tudo gera curiosidade nos pequenos, por isso, os responsáveis por essas preciosidades devem estar 100% atentos.

Dicas para o cuidado com as crianças.

Tecnologia foto criado por freepik – br.freepik.com

Abaixo listamos algumas maneiras de cuidar, ou auxiliar no cuidado, com relação às crianças:

#1 – Protetores de tomadas – é importante a utilização de protetores nas tomadas, pincipalmente quando existem crianças pequenas e que engatinham, dentro de casa. Elas estão na fase de descobertas e qualquer coisa é novidade, portanto não deixe nenhuma tomada descoberta;

#2 – Extensões conectadas – extensões devem ser evitadas ao máximo, porém, caso não seja possível, procure verificar as condições em que elas se encontram. Observe cada pedacinho da extensão a fim de verificar se não existem interrupções no fio, rachaduras, ou qualquer coisa que poderá colocar a vida do bebe em risco. Além disso, não deixe as extensões ao alcance das crianças, procure escondê-las dos dedinhos curiosos dos baixinhos;

#3 – Celulares e equipamentos eletrônicos – como já dissemos em artigos passados, nunca utilize, nem deixe seu filho utilizar, o celular, ou tablete, enquanto este estiver carregando. Quase todos os dias lemos nos noticiários que uma pessoa morreu devido a um curto-circuito no carregador do celular, então, para evitar possíveis problemas, não permita que seus filhos utilizem o aparelho enquanto estiverem carregando;

Dado inédito do Anuário Estatístico.

Um dado inédito que sairá no Anuário Estatístico 2018-2019 da Abracopel, e que podemos passar para você, é que no primeiro semestre de 2018, 38 crianças morreram por choque elétrico. Se a tendência continuar neste ritmo, teremos um novo aumento em relação à 2017.

Por isso o alerta: pais fiquem atentos!

Mais algumas dicas.

Para que você esteja seguro dentro de sua residência, procure verificar as condições de sua instalação elétrica. Verifique, por exemplo, se ela é antiga, se existem fios soltos, se as tomadas soltam faíscas ao conectar o plugue de um eletroeletrônico. Procure um bom profissional eletricista e solicite a verificação de toda a instalação elétrica.

Se ainda não possuir, solicite a instalação de um DR – Protetor Diferencial Residual. O DR é um dispositivo de proteção, que deve ser instalado no quadro de energia e a sua principal função é SALVAR VIDAS, através do bloqueio da corrente elétrica até o local onde está ocorrendo a fuga de energia.

Quer um exemplo de como um DR funciona? Imagine que seu pequeno coloca uma chave na tomada, antes que a eletricidade percorra o caminho até o dedinho dele, o DR desliga a eletricidade da sua casa inteira em milissegundos, não permitindo que ele receba a descarga elétrica – que, às vezes, pode ser fatal!

A Abracopel continuará levando informação, conhecimento e estatísticas a todos os cantos do país, a fim de garantir a segurança das famílias, dos profissionais e de todos que, direta ou indiretamente, se envolvem com eletricidade.

Um concurso para os pequenos

Para que os pequenos estejam sempre alerta sobre todos os perigos que a eletricidade pode apresentar, a Abracopel criou um Concurso Nacional de Redação e Desenho. Em 2019, chegamos à nossa 8ª edição do Concurso que premia crianças entre 6/10 anos (categoria desenho), adolescentes entre 11 e 15 anos (categoria redação) e jovens entre 16 a 18 anos (categoria vídeo). O concurso é aberto para as escolas públicas (estaduais, municipais, federais e do sistema S – Senai, Sesi, Sesc e Senac). Entre no site da Abracopel e saiba como participar!

CLIQUE AQUI PARA O CONCURSO DE REDAÇÃO E DESENHO

A Abracopel continua alertando: Eletricidade é coisa séria, não brinque com a vida.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10