CONCURSO: PREMIAÇÕES AOS VENCEDORES DA ETAPA REGIONAL ELETROPAULO – EMOÇÃO, INFORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Escrito por abracopel 17 de novembro de 2016 0 comentários visto 1251 vezes

O dia de ontem, 16/11 ficará marcado em nossas mentes e corações: foram quatro cerimônias de premiação – cada uma com suas características, quatro escolas – muito distantes uma da outra, quatro vencedores – todos muito talentosos e muitos finalistas, tudo em um único dia.

ITAPEVI

Começou bem cedinho em Itapevi, na Escola Municipal Vereador Roberval Luiz Mendes da Silva, que atende os pequenos de 1º a 5º ano. A escola, que fica em uma região mais carente do município, foi a vencedora na categoria Desenho 1, com a aluna Gleice Silva dos Santos (VER O DESENHO DA GLEICE AQUI). Além de vencer na Etapa Regional – AES Eletropaulo, a aluna também foi 4ª colocada na Etapa Nacional. Outra aluna, Manuella Augusto Nascimento, também se classificou na regional em 4º lugar. A Professora orientadora, Simone Moreira da Silva e a diretora da escola, Flávia Honório estavam muito emocionadas e felizes pelo resultado de suas alunas. O diretor da Abracopel, Edson Martinho salientou a importância da conscientização sobre a segurança com a eletricidade em regiões com maiores dificuldades como aquela em que não é incomum perceber as famosas ‘gambiarras’.

Vejam as fotos da premiação em Itapevi:

JARDIM GUANABARA – SP

Seguimos para a região Sul da capital paulistana para a segunda premiação do dia, na Escola Municipal Prof. Florestan Fernandes. Fomos recebidos pelo diretor, Prof. Marivaldo dos Santos que nos mostrou as dependências da escola (que poderíamos classificar como uma escola modelo). Todo o cuidado nos menores detalhes mostrados pelo diretor evidencia a importância do comprometimento de todos para um ensino melhor em nosso país. A escola supre todas as necessidades dos alunos, desde uma merenda excepcional, seguindo por uma quadra coberta com palco e equipamento de imagem e som, biblioteca modelo. Tudo muito limpo, ordenado e alegre. Segundo Marivaldo, que está no comando da escola há 10 anos, “naquela época a escola era repleta de grades, parecendo uma prisão. Era toda cinza e triste”. Quem olha para as cores vivas das paredes e do piso e na luz que entra nessa escola, não consegue acreditar em tamanha mudança. Mudança que se reflete em seus alunos. Todos eles, protagonistas atuantes em diversas funções. Um exemplo é a equipe de comunicação interna devidamente uniformizada que cuidou de todos os detalhes da cerimônia de premiação, desde o fotógrafo profissional (ex-aluno), o cinegrafista, seguindo até o mestre de cerimônia, o aluno Rafael, que deu um show de desenvoltura. Os professores Anna Paola Santini e Ronaldo Zoches, orientadores da aluna vencedora na categoria Redação 1, Ana Paula Silva Oliveira (LEIA A REDAÇÃO DA ANA AQUI e AQUI) coordenam um projeto dentro da escola que, justamente, dá voz aos alunos. E o resultado é garantido!

A cerimônia seguiu todo um protocolo de grandes eventos, com composição de mesa, palavra dos componentes da mesa e seguindo para a premiação. A escola foi finalista em cinco dos dez classificados na categoria Redação 1. Textos maravilhosos mostram o potencial destes alunos que são ouvidos e motivados dentro desta escola.

Saímos desta cerimônia maravilhados e certos de que, quando se quer, quando existe boa vontade, é possível promover uma mudança no ensino público brasileiro.

GALERIA DE FOTOS EMEF PROF FLORESTAN FERNANDES

SÃO BERNARDO DO CAMPO

A terceira premiação aconteceu no município de São Bernardo do Campo, na Escola Municipal de Ensino Básico Gofredo Teixeira da Silva Telles. Nesta escola, a aluna Maria Clara Cavalcante Neves foi a autora do melhor desenho na Categoria Desenho 2 e também o 3º lugar na etapa nacional. O desenho de Maria Clara é certamente muito especial, VEJA AQUI. Também foi classificada a aluna Clara Andrade Silva que, além do 2º lugar na Categoria Desenho 2 da Etapa Regional AES Eletropaulo, também se classificou na Etapa Nacional em 8º lugar. Dois desenhos incríveis. VEJA O DESENHO DA CLARA AQUI. A Prof.a orientadora das duas alunas, Daniela Bezerra e a diretora Simone Torres nos disseram que a escola procura trazer projetos de fora para complementar as aulas curriculares normais e que sempre se impressionam com o talento dos alunos. As mães das duas alunas estavam presentes e muito orgulhosas do sucesso de suas filhas.

Nesta premiação, tivemos momentos muito descontraídos, pois os alunos presentes na premiação estavam muito à vontade e tinham inúmeras perguntas a fazer, o que motivou uma pequena palestra do diretor executivo da Abracopel, Eng. Edson Martinho. As perguntas e afirmações destes pequenos mostram que a informação sobre a segurança está presente em suas mentes.

Presentes nesta premiação, além da Abracopel e do coordenador do Programa de Segurança com a População da AES Eletropaulo, Luiz Gustavo Strepeckes, também o Técnico de Segurança do Trabalho, Fábio Rodrigo Cardoso, que atua na Gerência de Segurança do Trabalho. Todos ficaram muito impressionados com a desenvoltura dos pequenos e na certeza de que, mesmo ainda muito jovens, essa garotada já está conscientizada dos perigos básicos ao lidar com a eletricidade. Missão mais que cumprida.

GALERIA DE FOTOS EMEB GOFREDO TEIXEIRA TELLES

MAUÁ

Terminamos o dia de premiação em uma escola já veterana no Concurso da Abracopel. A Escola Estadual Prof.a Terezinha Sartori, localizada no município de Mauá, já foi vencedora há 3 anos na mesma categoria em que venceu este ano, Redação 2. Mas nesta edição, a escola deu um show com inúmeros textos muito bons, o que a fez não somente vencer na Categoria Redação 2, como ‘papar’ quase todas as classificações: das nove classificadas, a escola teve com oito alunos finalistas. Além dessa categoria, na Categoria Redação 1, a escola também classificou outros quatro alunos. No total, a escola levou 12 de 19 possíveis, um feito e tanto.

A diretora da escola, Prof.a Rita Sola é uma defensora no que se refere a integrar diversas ações extra curriculares ao dia a dia de seus alunos. Assim, não é incomum ver o nome desta escola figurando entre vencedores em diversos concursos e ações das mais diversas. A aluna vencedora, Jady Maria Nunes da Silva (LEIA A REDAÇÃO AQUI e AQUI), orientada pela Prof.a Laís Rigueira – que aliás orientou outros alunos finalistas estavam muito felizes pela premiação – os vencedores e seus professores recebem um tablet, um lindo troféu e certificado e a escola recebe um troféu para sua galeria, mas ainda mais felizes pelo sucesso de todos os vencedores da escola.

GALERIA DE FOTOS EE PROF TEREZINHA SARTORI

Segundo Luiz Gustavo Strepeckes, da Diretoria de Segurança do trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente, da AES Eletropaulo, que nos acompanhou desde o comecinho da manhã até a última premiação em Mauá, O concurso foi muito importante para dar mais visibilidade e alcance ao nosso trabalho de conscientização sobre o uso seguro da energia elétrica e principalmente para a mudança de cultura dessas crianças, jovens e todos envolvidos no projeto. Durante a entrega dos prêmios foi possível perceber o envolvimento e a satisfação dos alunos, professores e escolas de poder participar do concurso e de toda a mudança que ele motiva“.

Para o diretor executivo da Abracopel, Eng. Edson Martinho: O dia de hoje, apesar de muito corrido e cansativo, nos trouxe tantas emoções e tantas demonstrações de que esta ação é fundamental para uma mudança de cultura em nossa sociedade, no que tange os perigos que a eletricidade oferece, quando não é respeitada, que faz-se urgente ampliá-la ainda mais. Precisamos chegar ao maior número possível de escolas em nosso país, principalmente aquelas de mais difícil acesso. A informação da segurança está salvando muitas vidas e é nesta base que temos que focar, se quisermos um futuro melhor para o Brasil”.

 

Siga-nos

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10