Cuidado com produtos irregulares

Escrito por abracopel 11 de outubro de 2018 0 comentários visto 166 vezes

Produtos para instalações elétricas são vendidos livremente em qualquer loja de material de construção, porém é necessário ficar atento para aqueles que possuem qualidade duvidosa. Estes tipos de artigos, sem certificação do Inmetro, podem colocar em risco sua segurança e de sua família.

Um exemplo prático desses produtos, facilmente encontrados no mercado, são as lâmpadas LED, que atualmente estão presentes em quase todas as residências devido à sua eficiência, economia, durabilidade e sustentabilidade.

Mas sabia que este importante artigo, que ilumina nossa residência, pode ter sua procedência um tanto quanto duvidosa?

Para garantir que os produtos comercializados estejam dentro dos padrões de segurança, desempenho e qualidade, desde 17 de janeiro de 2018 está proibida a venda de lâmpadas LED com dispositivo de controle ligado à base, sem certificação do INMETRO.

Como saber se o produto que adquiri é de boa qualidade?

Bem, para saber se a lâmpada LED, instalada em sua casa é de boa qualidade, seguem algumas dicas para sua verificação:

#1 – Choques-elétricos: Lâmpadas LED, que não trazem o selo Inmetro em sua embalagem, não possuem o correto isolamento do dispositivo, podendo ocasionar choques elétricos nos usuários;

#2 – Acidentes domésticos: Lâmpadas LED, que não possuem os padrões de segurança, podem se soltar, causando acidentes domésticos, ao acertar alguém que se encontrem embaixo dela;

#3 – Baixa eficiência: Lâmpadas fora das especificações não possuem garantia de que as informações contidas na embalagem, sejam verdadeiras;

#4 – Baixa luminosidade: Uma das vantagens de uma lâmpada LED é sua relação custo-benefício, porém, produtos irregulares, após um tempo de uso, passam a iluminar menos do que o informado na embalagem;

#5 – Superaquecimento: Por não utilizarem os componentes adequados para isolamento, as lâmpadas LED podem sofrer superaquecimento, ocasionando curtos-circuitos na instalação elétrica e até mesmo incêndios.

#6 – Falta de garantia: As lâmpadas LED irregulares não trazem em sua embalagem informações básicas como nome, CNPJ e telefone do SAC do fabricante.

Cuidado! O barato pode sair mais caro do que o esperado e as consequências poderão ser desastrosas, como um incêndio e até mesmo ocasionar a morte de alguém.

Lembre-se, ao adquirir produtos para sua instalação elétrica, opte por aqueles com boa procedência, marcas conhecidas no mercado e produtos certificados. Desta forma, você estará garantindo a sua segurança e de todos de seu convívio.

Abracopel, cuidando de sua segurança e de sua família.

 

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10