CURTOS CIRCUITOS ESTÃO ACONTECENDO COM MAIS FREQUÊNCIA

Escrito por abracopel 27 de janeiro de 2016 0 comentários visto 1194 vezes

Diariamente recebemos alertas de notícias sobre acidentes envolvendo a eletricidade. Por meio de palavras chaves, cuidadosamente escolhidas, sabemos assim que a notícias cai na internet sobre acidentes com choques elétricos e incêndios por curtos circuitos.

Neste último mês de junho, chamou a atenção a quantidade de incêndios causados por curtos circuitos derivados de instalações elétricas precárias, sobrecarga em tomadas ou  gambiarras (os conhecidos ‘gatos’).

Somente no período entre 19 de junho e 20 de julho, registramos mais de 10 ocorrências de incêndios, nos mais diversos pontos do país, tendo como origem o curto circuito.

Segundo o diretor executivo da Abracopel, Eng. Edson Martinho, a causa de tais acidentes é variado, porém um ponto em comum persiste: a falta de cuidado e o total descaso que as pessoas tem com as instalações elétricas. Dentro de casa, em comércios ou mesmo na rua, é visível este descaso.

São gambiarras feitas para ‘puxar’ energia das redes aéreas, feitas por leigos que, em primeiro lugar não fazem ideia do risco de morte que estão correndo ao manusear fios de média tensão. E em segundo lugar, após feita a ‘gambiarra’ os riscos aumentam ainda mais, pois um incêndio pode causar prejuízo e destruição não apenas para quem fez o ‘gato’ mas para todo um entorno. Já que o fogo não escolhe quem vai queimar.

A Abracopel luta incansavelmente para que as pessoas se conscientizem e que entendam a importância de respeitar a eletricidade e, consequentemente, revisem as instalações elétricas de suas casas, comércios etc. Que tomem precauções dentro de casa, evitando acumular plugues em uma mesma tomada usando Benjamins ou T’s.

Que lembrem sempre que, apesar de não ser visível, a eletricidade pode matar!

Veja algumas notícias de curtos circuitos acontecidas no último mês:

Incêndio atinge depósito de motos

Incêndio no Hospital Beneficente Portuguesa, no Centro, foi causado por um curto-circuito

Após curto-circuito, casa pega fogo no litoral do Piauí

Curto circuito pode ter causado incêndio no prédio da Delegacia da Receita Federal, em Manaus.

Dezoito pessoas precisam de atendimento após incêndio no centro de BH

Incêndio destrói quiosque na praia do Cabo Branco, em João Pessoa

Laudo aponta que curto-circuito causou incêndio em calçadão no AC

Curto circuito pode ter sido a causa de incêndio em agência da Caixa Econômica

 

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10