Em Minas Gerais muitas premiações, muita emoção e a certeza de que o caminho é esse!

Escrito por abracopel 12 de novembro de 2017 0 comentários visto 79 vezes

As premiações para os vencedores nas quatro categorias da etapa CEMIG da 6ª edição do Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho nos mostrou, novamente, a importância desta ação para nossas crianças e adolescentes.

Cidades diferentes, escolas diferentes, alunos diferentes, mas a emoção já é conhecida: ver a conscientização sobre os riscos com a eletricidade estampada em rostos tão jovens.

CEMIG

A CEMIG foi a primeira empresa a acreditar e apostar neste projeto da Abracopel, está conosco há 5 edições e todos os anos percebemos que a continuidade deste projeto é fundamental para se criar uma cultura da segurança com a eletricidade em nossos futuros cidadãos. Certamente, essas crianças e adolescentes de hoje serão adultos conscientes que ajudarão, e muito, as empresas distribuidoras de energia elétrica a manter um padrão de qualidade em seus serviços e diminuir os acidentes de origem elétrica em nosso país. Essa é nossa esperança e, sabemos que também é o objetivo da CEMIG.

Vamos às premiações de Minas Gerais:

BICAS

Bicas, cidade da região da mata mineira, nos presenteou com lindas redações, foi muito difícil definir a redação vencedora já vários alunos receberam a nota máxima em suas redações. Foi preciso analisar os outros elementos de diferenciação para a nota final e a definição dos vencedores.

Essa qualidade nas redações são fruto de uma pessoa: Prof.a Adriana Caetano, que tem participado de quase todas as edições do concurso. Já tendo sido vencedora em outra escola de outra cidade, a prof.a Adriana, nesta edição, classificou 4 alunos nas categorias redação 1 e 2, e a vencedora na categoria redação 1, etapa regional CEMIG, Julya Reis Motta, também se classificou na etapa nacional, ficando em 7º lugar.

A Escola Estadual Deputado Oliveira Souza e sua diretora, Prof.a Rita de Cassia Leita nos receberam com festa. Toda a escola se mobilizou, se reunindo no pátio da escola. Fomos brindados com apresentações de música e a leitura da redação vencedora.

A diretora nos lembrou que não é porque esta é uma escola estadual, pública, ela não tem direito de sonhar e de alcançar grandes objetivos. Ela está certa! Sua escola e seus alunos mostraram uma qualidade de escrita digna que qualquer escola particular de um grande centro.

Em suas palavras, a prof.a Adriana nos emocionou, contando como todos se engajaram em seus textos, buscando embasamento técnico para suas pesquisas, de modo a redigir textos incríveis. Segundo Adriana: “Senhores da Abracopel e CEMIG, este é um caminho que não tem mais volta. Estes alunos já foram conscientizados e agora vão multiplicar seus conhecimentos para todas as pessoas que cruzarem seus caminhos”.

Para nós, da Abracopel, escutar depoimentos como este só nos motiva ainda mais a continuar lutando pela mudança de cultura sobre os riscos com a eletricidade em nosso país. E não existe público mais importante do que nossas crianças e adolescentes.

Saímos de Bicas, emocionados e renovados! Prof.a Adriana, queremos revê-la no ano que vem!

GALERIA DE IMAGENS DE BICAS:

BOM DESPACHO

Esta linda cidade mineira, que fica bem próxima da Serra da Canastra, também já é veterana em nosso concurso. No ano passado, os alunos da EMEF Dona Duca ganharam na categoria Desenho 1 e ainda classificaram vários alunos. Só que neste ano, essa escola ganhou as duas categorias de Desenho e classificou seus alunos do 2º ao 10º lugares também nas duas categorias. Ou, seja, a Dona Duca ‘papou’ tudo nas categorias de desenho da etapa CEMIG.

A Prof.a Raquel Santos, nos recepcionou com o mesmo sorriso e um orgulho indisfarçável de ter tantos alunos vencedores. Orgulho que se estampava também nos rostos da Secretária de Educação do município, Ivy Lílian da Silva e do Prefeito Fernando José Castro Cabral que prestigiaram a cerimônia de premiação, dando ainda mais importância para esta querida escola.

As professoras vencedoras, Rita Denisia Domingos e Joesse Maria da Silva, e seus alunos Luis Gabriel Silva Pinto e Kevely da Silva Alves, respectivamente vencedores nas categoria Desenho 1 e 2 receberam das mãos do diretor executivo da Abracopel e o representante da CEMIG, os troféus e tablets, assim como a direção recebeu seus troféus.

O prefeito aproveitou o momento de sua fala para brincar com as crianças perguntando sobre seus trabalhos e o que aprenderam.

As crianças fizeram uma linda apresentação de uma versão da história da formiga e da cigarra que encantou a todos os presentes.

Os familiares vieram prestigiar seus filhos vencedores mostrando a importância dessa interação família-escola.

A diretora Raquel nos garantiu que ano que vem estaremos de volta a Bom Despacho. Que assim seja!

GALERIA DE BOM DESPACHO:

SÃO GOTARDO

Ano passado, na 5ª edição, estivemos em São Gotardo para premiar um aluno vencedor na categoria Desenho 2. Este ano voltamos, em uma outra escola para premiar um aluno vencedor na categoria Redação 2, etapa Cemig e 2º lugar na Nacional, Yago de Assis, aluno da prof.a Kelly Araujo Resende.

Yago e mais 4 colegas classificados nas categorias Redação 1 e 2 leram seus trabalhos a todos os presentes, mostrando o porquê se destacaram. Além dessa leitura, tivemos o prazer de ver e ouvir os talentos da escola como uma apresentação de voz e violão e outra apresentação de saxofone. No final, ainda tivemos uma linda e animada apresentação de dança.

O representante regional da CEMIG, presente ao evento, ficou impressionado com a qualidade dos textos apresentados e também com o grau de conscientização dessa moçada. Nós também ficamos! E é por isso que repetimos: estamos no caminho certo!

Conversando com a diretora da EE Conselheiro Afonso Pena, Janaína Carla Rodrigues e também com a professora vencedora, pudemos perceber que o tema foi amplamente difundido entre todos os alunos e não apenas nos vencedores. Missão cumprida nessa escola secular e tradicional de São Gotardo.

GALERIA DE SÃO GOTARDO:

Poderíamos resumir as premiações mineiras em uma só palavra: sucesso. A sensação de dever cumprido e de que nossa missão: ‘diminuir os acidentes de origem elétrica no Brasil’ está, com certeza, no caminho certo nestas montanhas mineiras.

Social Followers

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo