Fique atento! Curtos-Circuitos em aparelhos de ar-condicionado também acontecem.

Escrito por abracopel 16 de janeiro de 2019 0 comentários visto 1303 vezes

Com esta onda de calor que paira sobre o Brasil, o número de incidentes como curtos-circuitos e incêndios em equipamentos de ventilação e resfriamento de ar aumentam consideravelmente.

Assim como muitos equipamentos eletroeletrônicos, o ar-condicionado também exige reparos técnicos, tanto na sua instalação quanto na manutenção. Por tratar-se de um equipamento com um valor elevado, muitas pessoas acabam efetuando sua aquisição sem se preocupar com o “pós compra”. Mas é importante ressaltar que, sem os devidos cuidados, o equipamento pode apresentar falhas, causando desde um mau funcionamento até um acidente mais grave.

Problemas elétricos mais comuns em edifícios comerciais

Por se tratar de um equipamento com um alto custo, as pessoas acabam optando por serviços de manutenção e instalação mais baratos, com empresas desconhecidas, podendo, muitas vezes, levar o equipamento a perda de garantia, bem como eventuais falhas no sistema.

Dentre os principais problemas com os equipamentos de ar-condicionado estão:

#1 – Incêndios

Uma instalação elétrica mal feita está entre as principais causas de incêndio no Brasil.

Falhas elétricas geradas a partir de fios conectados incorretamente ou com muitas emendas, além dos erros de dimensionamento elétrico, também estão entre as principais causas de acidentes.

De acordo com o Anuários Estatístico Brasileiro dos Acidentes de Origem Elétrica, elaborado pela @abracopel, no ano de 2017 foram registrados 451 incêndios devido à curtos-circuitos que levaram a 30 mortes.

#2 – Material delicado

É importante ressaltar que, qualquer eletrônico que possua um motor, está sujeito a riscos, pois, onde existe um motor, também há possibilidade de formação de campo eletromagnético onde a imantação desse campo faz com que haja uma sobrecarga no fio condutor. Caso a instalação efetuada esteja inadequada, pode haver um curto-circuito através do aquecimento dos fios, gerando assim um incêndio.

Uma instalação Adequada

Nunca efetue nenhuma instalação sem conhecimento técnico ou sem um profissional qualificado. Um planejamento deve ser sempre efetuado e materiais de boa qualidade utilizados.

Para que o equipamento de ar-condicionado funcione da maneira correta e não traga prejuízos, um projeto de instalação deve ser elaborado. Além da verificação do local adequado para sua instalação, a potência correta do aparelho deve ser a ideal para o ambiente, e o mais importante, a instalação elétrica deve ser efetuada por profissionais qualificados para o trabalho.

Um usuário prevenido vale por dois

Aqui fica um alerta: Caso sinta cheiro de queimado ou se verificar qualquer anormalidade no equipamento, desligue-o imediatamente e solicite a presença da assistência técnica do aparelho. Assim, você garantirá uma maior vida útil para seu equipamento e a certeza de sua segurança.

A Abracopel zela pela segurança de todos aqueles que se envolvem direta ou indiretamente com a eletricidade, por isso continuamos na luta a favor da conscientização para os perigos da eletricidade.

Conheça mais sobre o nosso trabalho, faça parte deste time.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10