II Prêmio Abracopel de Jornalismo: Segurança nas Instalações Elétricas – cerimônia de premiação

Escrito por abracopel 3 de janeiro de 2019 0 comentários visto 108 vezes

II Prêmio Abracopel de Jornalismo: “Segurança nas instalações elétricas”

Aconteceu no dia 13 de maio a entrega do II Prêmio Abracopel de Jornalismo, que leva o tema “Segurança nas instalações elétricas” e contempla as melhores reportagens sobre o assunto publicadas no Brasil entre março de 2007 e março de 2008.

Criado pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), o prêmio tem por objetivo incentivar a divulgação pela imprensa das melhores práticas em relação às instalações elétricas e o uso da eletricidade, contribuindo para a conscientização da população e de profissionais para este tema.

Superando até mesmo as expectativas da organização, a seleção englobou matérias veiculadas em todas as mídias, voltadas aos mais variados públicos e vindas de diversas partes do País. Foram 81 trabalhos inscritos, em oito categorias (jornal, revista, rádio, TV, fotografia, institucional/empresarial, Internet e artigos).

A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos e Negócios de São Paulo, reunindo cerca de 80 pessoas, entre jornalistas, autoridades, entidades e empresas ligadas aos setores elétrico, de segurança e da comunicação.

A participação efetiva da mídia, com matérias interessantes e de forte impacto, nos dá a certeza de que a presença do tema segurança em eletricidade nas pautas é fundamental para que os nossos objetivos sejam alcançados. Por isso resolvemos valorizar estes profissionais da imprensa”, afirma o engenheiro Edson Martinho, presidente da Abracopel. “E esta segunda edição do Prêmio nos deixou com a ótima sensação de que evoluímos, afinal tivemos um número muito maior de inscritos e percebemos uma melhoria também na abordagem dos temas. Sucesso total!”, complementa.

A Abracopel

A eletricidade pode representar um elevado risco às pessoas e ao patrimônio. Seu uso incorreto é freqüentemente responsável por acidentes graves e muitas vezes fatais, além de danos materiais. Assim, estes riscos devem estar sob permanente controle, por meio de ações preventivas.

Por isso nasceu a Abracopel, uma idealização de um grupo diversificado de pessoas preocupadas com os inúmeros acidentes que ocorrem devido a pouca importância que se dá aos perigos da eletricidade. É uma entidade sem nenhuma ligação com qualquer organização do setor, uma isenção necessária para torná-la confiável e merecedora da credibilidade daqueles que conhecem o problema e sabem da importância da prevenção e conscientização da população brasileira no sentido de evitá-lo.

Apoio

A segunda edição do Prêmio contou com apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e teve o patrocínio oficial de seis empresas: Minipa, Schneider Electric, Finder , Pial Legrand, Siemens e Mebuki.

Também apoiaram o evento, por meio de doações de presentes aos jornalistas premiados, a empresa Tradbrás (importadora do Sakê Hakushika) e o escritor Gustavo Cerbasi. O repórter fotográfico Roberto Silva cobriu o evento voluntariamente para contribuir com a causa da entidade.

Finalistas

Categoria Jornal

(Vencedor) Leandro Becker e Sérgio Cornélio – Diário da Manhã (RS – Carazinho) – Por um fio.

Categoria Revista

(Vencedor) Luiz Adolfo Baleotti – Revista Alcoobrás – Editora Valete – Choque cultural – Com exceções, canavieiros têm adequação lenta.

Categoria Rádio

 (Vencedor) Jota Passarinho – Rádio Cultura – Grande Jornal Falado (MT – Cuiabá) – Especial Segurança Elétrica.

Categoria TV

(Vencedor) Cleide Klock – RBS – Jornal do Almoço (SC – Florianópolis) – Instalação segura.

Categoria Fotografia

(Vencedor) Daniel Derevecki – Tribuna do Paraná (PR – Araucária) – Vida por um fio.

Categoria Jornalismo Empresarial/Institucional

(Vencedor) Joel Leite – Programa Rádio Elektro – Comprade Zé Bento e Comadre Jupira (Série).

Categoria Internet (aberta)

(Vencedor) Giselle Ulbrich – Site Tribuna do Paraná (PR – Curitiba) – Vila Leonice, no Cachoeira, está há 12 anos sem água e luz.

Categoria Artigos (aberta)

(Vencedor) Hilton Moreno – O Setor Elétrico – Proteção contra os riscos da eletricidade.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10