IV Prêmio Abracopel de Jornalismo: cerimônia de premiação aconteceu na FIESP

Escrito por abracopel 3 de janeiro de 2019 0 comentários visto 123 vezes

IAconteceu no dia 21 de maio de 2010 a entrega do IV Prêmio Abracopel de Jornalismo, que leva o tema “Segurança nas instalações elétricas” e contempla as melhores reportagens sobre o assunto publicadas no Brasil entre março de 2009 e março de 2010. Tivemos a honra de ter como Mestre de Cerimônia, o Jornalista Heródoto Barbeiro, que se sensibilizou com a causa da Abracopel e usou sua credibilidade para nos prestigiar com a sua presença.

Criado pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), o prêmio tem por objetivo incentivar a divulgação pela imprensa das melhores práticas em relação às instalações elétricas e o uso da eletricidade, contribuindo para a conscientização da população e de profissionais para este tema.

A novidade desta 4ª edição é o lançamento do Prêmio Especial Programa Casa Segura. Este novo prêmio, inserido dentro do Prêmio Abracopel de Jornalismo resulta da longa parceria entre a Abracopel e o PROCOBRE – Instituto Brasileiro do Cobre que é o criado e mantenedor do Programa Casa Segura; programa criado para incentivar o público leigo sobre os cuidados com a eletricidade dentro de suas casas. O site Programa Casa Segura possui uma série de informações, vídeos e dados elaborados em uma linguagem simples e de fácil entendimento, sobre os riscos que a eletricidade apresenta dentro das casas.

O novo prêmio terá como vencedora aquela matéria que focou nos cuidados e alerta sobre os riscos das instalações elétricas residenciais. Concorreram todas as matérias inscritas, independentemente de sua categoria.

Superando até mesmo as expectativas da organização, a seleção englobou matérias veiculadas em todas as mídias, voltadas aos mais variados públicos e vindas de diversas partes do País. Foram 134 trabalhos inscritos, em 7 categorias (Jornal, Revista, Rádio, TV, Institucional/Empresarial, Internet e Artigo Técnico).

A cerimônia foi realizada no Auditório Presidencial da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, no coração da Avenida Paulista, reunindo cerca de 70 pessoas, entre jornalistas, autoridades, entidades e empresas ligadas aos setores elétrico, de segurança e da comunicação.

A Abracopel

A eletricidade pode representar um elevado risco às pessoas e ao patrimônio. Seu uso incorreto é freqüentemente responsável por acidentes graves e muitas vezes fatais, além de danos materiais. Assim, estes riscos devem estar sob permanente controle, por meio de ações preventivas. Por isso nasceu a Abracopel, uma idealização de um grupo diversificado de pessoas preocupadas com os inúmeros acidentes que ocorrem devido a pouca importância que se dá aos perigos da eletricidade. É uma entidade sem nenhuma ligação com qualquer organização do setor, uma isenção necessária para torná-la confiável e merecedora da credibilidade daqueles que conhecem o problema e sabem da importância da prevenção e conscientização da população brasileira no sentido de evitá-lo.

Apoio

A quarta edição do Prêmio contou com apoio institucional da ABEE-SP (Associação de Engenheiro Eletricistas – seção SP) e teve o patrocínio oficial do PROCOBRE, Sindinstalação, Sindistal, Certiel Brasil, Voltimum e Programa Casa Segura.

VENCEDORES

Categoria Jornal

(Vencedor) Oswaldo Eustáquio – Jornal Gazeta do Povo (PR) – com a matéria ‘A salvo dos riscos da eletricidade’.

Categoria Revista

(Vencedor) Nara Faria – Revista Lumière (SP) – com a matéria ‘Cuidado, está dando choque!’.

Categoria Rádio

 (Vencedor) Leandro Becker – Rádio Gazeta AM (Carazinho-RS), com a matéria ‘Vida em alta tensão’.

Categoria Jornalismo Empresarial/Institucional

(Vencedor) Camila Marques de Almeida – Revista interna da Eletronorte (AM), com a matéria ‘Segurança do trabalho: a importância da prevenção na redução de acidentes’.

Categoria Internet (aberta)

(Vencedor) Junia Leticia – Portal do Estado de Minas (MG) – com a matéria Rede elétrica sem choque.

Categoria Artigos (aberta)

(Vencedor) Luiz Tomiyoshi – Revista O Setor Elétrico – com o artigo ‘Vestimenta de proteção contra arco elétrico’.

Categoria TV

(Vencedor) Wendell Rodrigues – TV Correio (Paraíba) com a matéria ‘Pequenas atitudes salvam vidas’.

1º PRÊMIO ESPECIAL PROGRAMA CASA SEGURA

(Vencedor) Junia Leticia – Jornal O Estado de Minas (Diários Associados-MG) com a matéria ‘Sem lugar para amadores’.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10