NOITE DE FESTA: Conheça os vencedores da 8º Prêmio Abracopel de Jornalismo, 5º Prêmio Especial Programa Casa Segura e 1º Prêmio Especial Eletricidade Segura para Todos

Escrito por abracopel 6 de agosto de 2015 0 comentários visto 743 vezes

 

Vídeos impactantes e homenagens especiais marcaram uma noite inesquecível!

logotranspA noite do dia 22 de setembro foi marcada pela emoção e celebração da segurança em eletricidade. Nas dependências do lindo auditório do Instituto Itaú Cultural, foram conhecidos os vencedores nas nove categorias da 8ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo, o vencedor da 5ª edição do Prêmio Especial Programa Casa Segura e o vencedor da 1ª edição do Prêmio Especial Eletricidade Segura para Todos.

E não faltaram novidades na cerimônia que iniciou com um vídeo impactante mostrando várias notícias de acidentes com choques elétricos e chamando os jornalistas presentes a nos ajudarem para que tais notícias sejam minimizadas ou eliminadas de nosso dia a dia.

A mestre de cerimônia, jornalista Rosana Jatobá, deu boas vindas aos presentes, lembrando a importância desta ação da Abracopel junto às diversas mídias para que os acidentes com eletricidade diminuam em todo o país.

A seguir, outro vídeo, mostrou uma retrospectiva de toda a história dos oito anos do prêmio com várias imagens dos vencedores nas diversas categorias e também a evolução no número de inscritos, em oito anos foram mais de 700 inscrições, e somente em 2014 tivemos um recorde com 191 inscritos nas 9 categorias!

A presidente da Abracopel, Elizabeth Faria de Souza, fez a abertura oficial da cerimônia falando sobre as ações que deram à entidade, em tão pouco tempo, uma credibilidade nacional e internacional. Elizabeth apresentou em um vídeo o resumo das ações em quase 10 anos de existência; vídeo que se encerra com a apresentação da capa do livro comemorativo.

Seguindo o protocolo da cerimônia foi feita a homenagem ao Destaque Abracopel 2014, que desde 2013 acontece em conjunto com o prêmio de jornalismo. A personalidade que recebeu esta honra foi o INMETRO, representado por seu diretor de comunicação institucional, Afonso Ribeiro. O Inmetro foi escolhido pelos serviços que tem prestado a toda a população sobretudo com a segurança em eletricidade e em 2014 pela publicação da Portaria 51 que estabelece os critérios para a certificação das instalações elétricas. O prêmio foi entregue pelo Destaque Abracopel de 2013, Eng. Hilton Moreno.

O engenheiro Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel apresentou em seguida um panorama das ações da entidade, especialmente para 2015, ano de seu 10º aniversário e também contou aos convidados como funciona a dinâmica de julgamento e premiação dos prêmios da noite.

Iniciando a noite de premiação, foram chamados ao palco todos os finalistas nas nove categorias que receberam um certificado e uma medalha especialmente criada para o prêmio. Em seguida, a apresentação dos clips com os finalistas em cada categoria, iniciando com Artigo Técnico, que teve como vencedor o Engenheiro Sergio Roberto dos Santos e André Ribeiro, com o artigo Instalação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) em Áreas Classificadas’, publicado pela Revista Lumière Electric. Sergio Santos, assim como todos os vencedores, recebeu seu prêmio – um Tablet Samsung TAB3, além do exclusivo troféu criado pelo artista plástico Kiko Azevedo, do Ateliê Delphos e vários brindes de nossos parceiros.

A seguir, o clip dos finalistas da categoria Internet, que este ano foi desmembrado para texto, áudio e vídeo. O primeiro a ser apresentado foi Internet-texto e o vencedor foi o jornalista Carlos Alberto Soares com a matéria ‘Especialistas orientam sobre como evitar choques elétricos em obras’ publicada no Portal G1 (Itapetininga). O clip seguinte apresentou os finalistas na categoria Empresarial, que retornou ao prêmio deste ano e trouxe matérias geradas por empresas com o intuito de conscientizar sobre a segurança com a eletricidade, a  vencedora foi a jornalista Sídia Maria Ambrósio, da Eletrobras Amazonas Energia, com a matéria Eletrobras Amazonas Energia alerta para riscos de acidentes na rede elétrica’. Em sua palavra, Sídia nos informou que seu estado, Amazonas, é recordista em ‘gatos’, a famosa gambiarra das instalações elétricas e que o papel do jornalista é fundamental para mudar essa situação.

23

A seguir, foram conhecidos os finalistas na categoria Internet Áudio que teve como vencedores Hilton Moreno e Marcos Orsolon do Portal HMNews, com a matéria Acidentes envolvendo eletricidade’. As matérias finalistas da categoria Jornal foram apresentadas em seguida, e conhecido o vencedor, Raphael Guerra, do Diário de Pernambuco, com a matéria ‘Celpe alerta: população precisa ter cuidado com serpentina e outros materiais’. Na sequencia conhecemos o vencedor da categoria Internet-Vídeo que foi o Engenheiro Everton Moraes, do Blog Sala da Elétrica com a matéria NR-10: como se preparar para o curso.

Seguindo com as premiações foi apresentado o clip com os finalistas na categoria Rádio, que teve como vencedor o radialista Luiz Fabiano Oliveira, da Rádio Na Juá, do Paraná, e a matériaCurto circuito é a principal causa de incêndios’. A categoria Revista veio a seguir com o clip apresentando os finalistas e premiando Lara Muniz, da Revista Arquitetura e Construção e a matéria ‘A quantas anda a sua instalação elétrica?’.

A última categoria da noite, Televisão, foi apresentada com nove finalistas que disputaram lado a lado com matérias incríveis e de grande repercussão nacional. A grande vencedora foi o Programa Papo de Mãe, das apresentadoras e jornalistas Mariana Kotscho e Roberta Manreza, o programa apresentado pela TV Brasil, teve no episódio vencedor ‘Eletricidade: riscos e prevenção’, uma abordagem dos perigos que a eletricidade apresenta para as crianças.

A cerimônia chegou ao momento em que se conheceria, dentre todas as matérias finalistas, qual delas receberia os Prêmios Especiais da noite. Em primeiro lugar o Prêmio Especial Programa Casa Segura, em sua 5ª edição, com o tema ‘retrofit’, ou seja, a importância da reforma das instalações elétricas para a segurança e a sustentabilidade. Foi apresentado um vídeo sobre a história e ações do Programa e em seguida, o Sr. Antonio Maschietto Jr, diretor executivo para o Brasil, do Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre, idealizador do Programa Casa Segura, anunciou que a vencedora foi a jornalista Bruna Vieira, da Rede Globo São Paulo, com uma matéria apresentada no SPTV: “Manutenção de rede elétrica ajuda a evitar sobrecarga de energia em casas e apartamentos”, que mostrou a total reforma das instalações elétricas de um prédio antigo na capital paulistana.

E por fim, a última premiação da noite, o 1º Prêmio Especial Eletricidade Segura para Todos, que foi criado com o objetivo de aproximar ainda mais as empresas do setor na busca pelas boas práticas em segurança com a eletricidade. E o grande vencedor da noite foi o jornalista Carlos Alberto Soares, da TV TEM (afiliada Globo – interior de SP) com a matéria que concorreu tanto na categoria Internet-texto como na categoria Televisão: Especialistas orientam sobre como evitar choques elétricos em obras’. Carlos lembrou que esta matéria foi muito emocionante, já que mostrou uma pessoa que sofreu choque elétrico e teve sequelas gravíssimas e a partir daí, com a ajuda dos profissionais da distribuidora de energia da região, a Elektro, foi possível transformar a matéria em um alerta para todos.

A noite se encerrou com um vídeo de imagens chocantes de instalações elétricas precárias ao fundo da música ‘Que país é esse’ – Legião Urbana, lembrando a todos que estas são imagens que não queremos mais ver em nosso país.

Ao final foi lembrado aos jornalistas que a partir de agora já estão valendo matérias para a 9ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo e que comecem a pensar e pautar matérias que conscientizem a população brasileira sobre os riscos que a eletricidade, quando não é respeitada, pode trazer.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10