Nova parceria leva projetos da Abracopel para a região de Piracicaba-SP

Escrito por abracopel 23 de fevereiro de 2018 0 comentários visto 284 vezes

A Abracopel fechou uma parceria com o CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Piracicaba, município do interior de São Paulo situado em uma região muito importante. O CEREST reuniu diversas entidades e autarquias como o MPT da 15ª região (Ministério Público do Trabalho), MT (Ministério do Trabalho), Cist (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador), Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) e a CPFL.

O projeto intitulado de Pacto pela Vida tem por objetivo criar políticas públicas para a redução dos acidentes com eletricidade em Piracicaba e região. Segundo o órgão, só na cidade, cinco pessoas morreram por esta modalidade de acidente.

A primeira ação regional do projeto é o “1º Concurso de Redação, Desenho e Vídeo”, cujo tema será “Eletricidade com Segurança, eu me preocupo!”, que vai premiar alunos e professores das escolas públicas (municipais, estaduais e federais), além do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac). A segunda atividade será a edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo para profissionais de comunicação da região.
Segundo Silva, ao longo do ano acontecerão  palestras com o tema específico de choque elétricos voltadas às escolas públicas. “Nossa intenção é realizar a premiação dos concursos em 10 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas”, disse o técnico.
O procurador do trabalho da PRT da 15ª região, Everson Rossi, enfatizou que o projeto vai de encontro com a proposta do MPT de proteção do trabalhador. “O número de acidentes é altíssimo e muitas vezes pode ser evitado. O empregador deve oferecer e dar treinamento aos funcionários sobre os equipamentos de segurança, individuais e coletivos, e cobrar sua utilização. Além disso, é necessário que o trabalhador, que tem o conhecimento, utilizar os equipamentos, já que parte das mortes decorre da ausência dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva)”.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10