Premiações em Pernambuco (Celpe): emoção, emoção e mais emoção

Escrito por abracopel 14 de novembro de 2017 0 comentários visto 205 vezes

E COMEÇAM AS PREMIAÇÕES EM PERNAMBUCO

 

A etapa CELPE nesta 6ª edição foi uma grata surpresa: muitas escolas participantes, muitas inscrições e muita qualidade de trabalhos enviados, tanto desenhos como redações. Tanto é verdade, que na categoria Redação 2, tivemos uma vencedora nacional e regional. Mas vamos às premiações:

 

PASSIRA

Passira é uma pequena cidade, localizada no agreste pernambucano. Com apenas 30 mil habitantes, a pequena Passira, palavra indígena que significa Acordar Suave’ nos deu uma das premiações mais emocionantes neste seis anos de Concurso.

A pequenina Escola Municipal Veneziano Vital do Rego, localizada na zona rural de Passira, possui duas salas de aula e atende a todos os alunos daquela região. Pequenina por fora e enorme por dentro. Professores, alunos e funcionários enfeitaram a escola inteira para nos receber um clima de alegria e orgulho pela vitória de seus pequenos alunos invadia todos os rostos presentes, desde a Secretária de Educação, Aurizete Bernardo de Lima, a Prefeita Rênya Carla e outras autoridades presentes, passando pelos pais dos alunos e professoras.

Passira venceu no ano passado, mas foi outra escola a vencedora, e que este ano classificou um aluno que estava presente. Mas a pequena Veneziano, levou 4 dos 10 finalistas em Desenho 1 e 6 dos 10 finalistas em desenho 2. Além de ganhar nas duas categorias: em Desenho 1, a aluna Maria Isabela Almeida da Silva, da Prof.a Maria Cristina Torres da Silva e Marcos Antonio de Aguiar Silva, aluno da Prof.a Eliane Torres da Silva. Sim, as duas professores vencedoras são irmãs!

E se você pensa que acabou, é bom informar a todos que esta pequena escola também classificou 04 alunos na categoria Redação 1.

Depois da premiação a todos os vencedores e finalistas, a escola preparou um delicioso lanche de confraternização: alunos, pais, avós, professores, autoridades e nós, da Abracopel todos juntos conversando sobre a beleza dos trabalhos vencedores.

A representante da CELPE na premiação, Mirella Pessoa de Melo, da área de Comunicação Institucional, comentou que é motivador ver uma escola tão pequena, em uma área rural, proporcionar tamanha qualidade de trabalhos, tanto em desenhos como em redações, e nos oferecer tanto calor humano. Sem dúvida, a pequena escola rural de Passira deixou uma marca em todos nós.

Conversando com a professora Eliane, ouvi dela como foi importante esta experiência junto de seus alunos. O tema foi inserido em todas as disciplinas aplicadas, os alunos tinham a liberdade de falar sobre o tema usando suas experiências próprias e histórias que aconteceram em suas casas, com seus familiares. A participação da família, segundo a professora Eliane, foi fundamental para que a experiência toda se concretizasse e ficasse guardada em suas mentes.

A experiência em Passira, certamente, ficará para sempre nossas mentes e corações.

GALERIA DE PASSIRA

RECIFE

SESI ENG. ROBERTO EFICIO DE AZEVEDO

A capital pernambucana nos reservou grandes surpresas. Temos o compromisso de entregar na escola vencedora, porém como tínhamos vários finalistas na Unidade do Sesi Eng. Roberto Egídio de Azevedo, resolvemos passar por lá para deixar as medalhas e brindes da Celpe aos finalistas. Qual não foi nossa surpresa ao sermos recebidos por toda a escola, suas gestoras e professoras que fizeram uma linda recepção no pátio da escola. Premiamos um finalista em Desenho 2, Felipe Gomes, da Prof.a Isa Rocha (Felipe estava internado até no dia anterior, mas compareceu com sua mãe, o que nos deixou muito felizes). Em Redação 1, tivemos o 2º colocado José Guilherme Gonçalves, que também foi finalistas na etapa nacional, ficando em 9º lugar. Em Redação 2 tivemos a aluna Ketly Vital que ficou em 2º lugar regional Celpe e 3º lugar nacional, aluna da Prof.a Anny Barros. Ao lado dela, também se classificaram Marlon Guedes em 4º lugar, Gutemberg de Souza em 9º lugar e Matheus de Andrade em 9º lugar. Uma grande festa organizada pela Prof.a Ivanise que ano passado também classificou alunos de outra unidade Sesi e que prometeu que na próxima edição não serão mais finalistas e sim vencedores! Contamos com isso professora!

GALERIA SESI

ESCOLA MUNICIPAL DR. RODOLFO AURELIANO

Fomos para essa escola já esperando por fortes emoções, mas nada poderia nos preparar para a festa que essa escola fez. Fomos recebidos na rua com uma enorme faixa, os alunos, professores e o diretor Cristiano vestidos com camisetas com a logomarca do Concurso nos receberam com uma enorme festa. Lá dentro desta pequena escola tudo se agigantou: faixas, banners, enfeites sempre indicando a segurança com a eletricidade como tema. Lá dentro, alunos, familiares e os vencedores nos esperavam.

A alegria desta escola por ter classificado sua aluna, Nathalicia Debora Farias da Silva, não somente na etapa regional Celpe, como também, na etapa nacional estava estampada nos rostos de todos presentes.

Para informação, nos seis anos deste projeto, somente uma vez um aluno havia vencido as duas etapas e na categoria Desenho 2. Na categoria Redação foi a primeira vez.

Mas essa grande vitória tem nome e sobrenome: Prof.a Maria Solange de Lira. Essa mulher que representa tão bem a força e a garra da mulher nordestina é uma figura que dificilmente quem a conhece consegue esquecê-la. Há dois anos, essa mesma professora classificou em 1º lugar uma aluna de outra escola pernambucana. Naquela premiação ela já deixou marcas em nossa equipe: seu discurso de agradecimento falava da importância de irmos até a escola fazer aquela premiação e que seus alunos se sentiam valorizados por estamos ali pessoalmente entregando as premiações.

Novamente, Prof.a Maria Solange nos deixou emocionados, em sua fala nos contou como motivou seus alunos a escreverem as redações usando o ‘repente’, gênero poético e musical muito comum no Nordeste. Aqui um parêntesis: várias redações desta escola receberam a nota máxima, todos trabalhos excepcionais, de grande criatividade.

E se não bastasse a emoção com a professora, a aluna Nathalicia e dois colegas nos brindaram com a leitura do ‘duelo de repentes’ entre Zé Gambi e João da Luz! E depois, ela quis agradecer e se emocionou muito, pois lembrou da mãe que faleceu há 3 anos e que a incentivava muito a estudar e ‘ser alguém na vida’. E que ela devia estar orgulhosa em vê-la ganhando um prêmio nacional.

Junto conosco, nesta premiação, Mirella Pessoa de Melo, representando a Comunicação Institucional da CELPE, se emocionou às lágrimas nesta cerimônia. Ao sair estava impressionada com a força, a garra, a disposição e o amor que a Prof.a Maria Solange demonstrava por seus alunos. Prova disso, é que ao receber os dois tablets da sua premiação regional e nacional, ela não pensou por um minuto e os entregou aos seus dois alunos finalistas, Ana Vitoria dos Santos Nascimento e Emesson Augusto Barbosa da Silva, classificados em 5º e 10º lugares. Atitudes como essa não deveriam nos impressionar, mas infelizmente vivemos tempos muito estranhos em que a generosidade de uma professora e seu total desprendimento nos emociona às lágrimas.

Nathalicia, não só sua mãe que, certamente fez o céu brilhar um pouco mais de tanto orgulho, nós também nos sentimos recompensados por ter seu lindo texto, falando da segurança de uma forma tão alegre, entre nossos vencedores.

GALERIA DA RODOLFO AURELIANO

BOM CONSELHO

Nosso presidente da Regional-PE, Antiógenes Cordeiro de Freitas, acompanhado de nosso vice-presidente regional-PE, Luiz Alves se encarregaram de fazer as honras na última premiação de Pernambuco, para os vencedores da etapa regional CELPE.

Pela manhã na Escola São Geraldo foi feita a premiação para vencedora na categoria Redação 1, etapa Celpe e 5ª colocada nacional, Maria Clecilany Venancio e também suas colegas Diana Souza e Samira Lima, classificadas em 6º e 7º lugares também em Redação 1 etapa Celpe.

Presentes na cerimônia que aconteceu no pátio da escola, vários diretores e professores de outras escolas do município de Bom Conselho, convidados pela Secretária de Educação Municipal Cibelly Cavalcante Vieira Ferro, também presente, a participar do evento, além da Diretora de Cultura, Laura Ferro. Também presente, o representante da Regional Celpe Garanhuns, Sr. Gilvan.

Durante a premiação das alunas vencedoras, a Secretária de Educação, falou aos presentes dizendo sentir-se honrada por representar o município em evento tão relevante e lembrando da importância desta ação para as vidas das crianças e adolescentes e que o município precisa estar atento e junto das escolas nestas ações. Aproveitou para convidar a todos os diretores presentes a participarem da próxima edição do Concurso Nacional de Redação e Desenho da Abracopel.

No período da tarde, nossos presidente e vice foram até a Escola Municipal Plácido Firmino de Oliveira e juntamente com a Secretária de Educação, Cibelly Cavalcante Vieira Ferro, entregaram a medalha e brindes da Celpe à Raniele da Silva Geraldo, 3ª colocada na Categoria Redação 2 que, junto com sua professora Raile Barbosa também se destacaram na etapa nacional, conquistando a 6ª posição nacionalmente.

A Escola igualmente recebeu a todos com uma grande comemoração que teve, inclusive, direito a uma apresentação da aluna premiada que, também é uma artista da música. Raniele brindou a todos cantando duas canções.

E assim encerramos a Etapa Celpe do Concurso Nacional de Redação e Desenho – apesar de que ainda temos algumas medalhas para entregar e que, segundo nosso presidente regional-PE, fará todo o possível para entrega-las, senão pessoalmente, certamente via correio o mais breve possível.

GALERIA BOM CONSELHO

Pernambuco este ano deu um show de participação: muitas escolas, muitas cidades, trabalhos incríveis, professores e professoras que nos fazem acreditar que este país ainda tem solução e, o mais importante: crianças e adolescentes totalmente conscientizados sobre a importância de olhar a eletricidade com respeito e usá-la com sabedoria e cuidado.

Parabéns Pernambuco, obrigada CELPE por estar ao nosso lado, proporcionando as condições para que possamos chegar junto dessas escolas, professores e alunos e levar a missão da Abracopel adiante. Sabemos que nossa missão é também a sua! Obrigada!

Social Followers

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo