PROFISSIONAIS QUE MORREM SEM SABER…

Escrito por abracopel 27 de janeiro de 2016 0 comentários visto 1384 vezes

Os acidentes envolvendo eletricidade não acontecem em sua maioria com leigos, como seria de se imaginar. Afinal, o público leigo, que não conhece mais a fundo os cuidados necessários ao se manusear eletricidade, deveria ser a esmagadora maioria dos acidentes com morte em nosso país. Infelizmente, são os profissionais acostumados a lidar com a eletricidade as maiores vítimas da eletricidade.

Segundo dados mais recentes da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, no ano passado, os acidentes envolvendo a rede aérea (os fios da rua) somaram 109 mortes, destas mortes 72 envolveram diferentes profissionais que, obrigatoriamente deveriam conhecer minimamente os riscos com eletricidade. Além dos eletricistas profissionais e autônomos, estão nesta lista: pedreiros, pintores, instaladores de painéis e fachadas, instaladores de TV a cabo e telefonia.

São profissionais que conhecem, ou deveriam conhecer os procedimentos de segurança para o trabalho e os equipamentos de proteção individual e coletiva – conhecidos como EPI e EPC. Também deveriam ter o conhecimento dos riscos ao lidar com a eletricidade. A Norma Regulamentadora n.10 (Serviços em eletricidade) diz que: “todo profissional estiver trabalhando próximo à energia elétrica deve conhecer os riscos a que está exposto”. Estas informações devem partir dos responsáveis por aquele procedimento, seja ele um empreiteiro, um engenheiro ou o responsável direto pelo trabalho.

Naturalmente isso não acontece, e os profissionais ficam expostos ao risco sem, muitas vezes, não terem o conhecimento de que ele existe e está a poucos metros de distância. São muitos os casos de pintores que morrem eletrocutados ao tocarem seus extensores de pintura na rede aérea e recebem cerca de 13.800v. Ou pedreiros e serventes, que também tocam diretamente, ou com instrumentos de trabalhos em locais energizados. E os trabalhadores contratados para podarem árvores sem nenhum conhecimento sobre o perigo entranhado nos galhos que envolvem a rede aérea? Também podemos citar os instaladores de painéis publicitários em fachadas, materiais quase sempre metálicos e quase sempre colocados estrategicamente ‘perto’ da rede aérea. Pergunte a alguns destes profissionais se eles conhecem a NR-10, se sabem quais os EPIs obrigatórios para realizar aquele serviço? Posso apostar que a maioria não faz nem ideia do que estamos falando.

São mortes que acontecem e que são tachadas de acidentes, quando na verdade não deveriam receber este nome. Acidentes são acontecimentos inesperados que acontecem sem que a vítima perceba o perigo a que está exposto. Nos casos citados, a informação e o conhecimento deveriam fazer parte integrante do trabalho destes profissionais, deveria ser algo natural e, consequentemente, fazer parte da mente do trabalhador durante a preparação para a realização de seu serviço. Infelizmente, me repito, não é!

É por isso que a Abracopel luta todos os dias para que o conhecimento e a informação cheguem ao maior número possível de pessoas, sejam elas profissionais do setor ou, simplesmente uma dona de casa que lida com perigos dentro de seus lares e nem percebe. Mas isso é conversa para outro artigo.

Voltando à Abracopel, uma das ações para que esta informação chegue à sociedade é o Prêmio de Jornalismo, que está em sua 9.a edição e premia os profissionais de mídia que pautam matérias alertando a população sobre os riscos que a eletricidade oferece quando não é respeitada. Saiba mais sobre o prêmio e divulgue entre seus conhecidos.

Mais uma ação que pretende plantar a sementinha da segurança com eletricidade na cabeça de nossas crianças e adolescentes é o Concurso Nacional de Redação e Desenho que, através de desenhos e redações busca conscientizar a base de nossa sociedade sobre a eletricidade segura. Este concurso, cujo sonho é chegar a todas as escolas públicas deste país, está em sua 4.a edição e precisa muito da ajuda de todos na sua divulgação. Saiba mais sobre ele e divulgue entre seus familiares, amigos, redes sociais!

Mais dados sobre acidentes envolvendo eletricidade, é só nos contatar!

Veja dois links que ilustram o que acabamos de falar:

http://www.midiamax.com/policia/259227-pintor-morre-eletrocutado-durante-trabalho-chapadao-sul.html

http://www.msnoticias.com.br/editorias/policia-mato-grosso-do-sul/pedreiro-de-42-anos-morre-eletrocutado-enquanto-podava-arvore/59397/

 

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10