Sabia que sua residência possui um limite de carga elétrica?

Escrito por abracopel 27 de novembro de 2018 0 comentários visto 1051 vezes

Na ânsia de efetuar a troca de um equipamento eletrônico por um melhor, as pessoas acabam se esquecendo que cada imóvel tem um limite de carga elétrica disponível.

Infelizmente, quando esse limite é ultrapassado, ocorre uma sobrecarga, que pode levar a um incêndio.

Poucas tomadas: o que fazer?

É importante saber que, cada tipo de padrão elétrico é indicado para uma certa instalação elétrica, e isto pode variar de acordo com a quantidade de aparelhos elétricos existentes na residência.

Abaixo listamos a quantidade de aparelhos indicados para cada tipo de padrão:

  • Padrão monofásico “A2” – 1 chuveiro, 6 lâmpadas, 10 tomadas para ligar geladeira, máquina de lavar, liquidificador, batedeira, TV, aparelho de som, micro-ondas, entre outros;
  • Padrão bifásico “B2” – 2 chuveiros; 10 lâmpadas; 1 ferro de passar; 10 tomadas para ligar geladeira, máquina de lavar, liquidificar, batedeira, TV, aparelho de som e etc;
  • Padrão trifásico “C1”:3 chuveiros; 15 lâmpadas; 1 motor de ½ cavalo; 1 freezer; 2 ferros de passar; 15 tomadas para ligar geladeira, máquina de lavar, liquidificador, batedeira, TV, aparelho de som e etc;
  • Padrão trifásico “C2”:4 chuveiros; 20 lâmpadas; 2 motores de 1 cavalo; 2 ferros de passar; 1 microondas; 1 secadora de roupa; 2 aquecedores; 60 tomadas para ligar geladeira, máquina de lavar, liquidificar, batedeira, TV, aparelho de som e etc.

Tendo como base a lista acima, para escolher o padrão elétrico, leve sempre em conta a quantidade de eletrodomésticos que você tem ou terá em sua residência.

Qual a carga de cada imóvel?

O valor máximo de carga é dado pela instalação elétrica do imóvel, que pode variar, principalmente, de acordo com a bitola dos fios utilizados, o valor dos disjuntores e os tipos de circuito.

Portanto, é muito importante, ao efetuar a compra de um novo equipamento eletrônico, que você saiba qual a carga que sua residência é capaz de suportar, desta forma, você conseguirá evitar danos mais graves no futuro, inclusive o risco de um incêndio.

Segurança e prevenção elétrica em escritórios.

Lembramos sempre que a Abracopel foi criada para levar ao conhecimento de todos, informações sobre os perigos de origem elétrica, bem como os cuidados que devemos ter para não nos arriscarmos.

Faça parte desta equipe. Associe-se à nós.

Abracopel, sua segurança e de sua família é a nossa prioridade.

Fonte: http://www.redecaetano.com/voce-sabe-quantos-aparelhos-eletricos-voce-pode-ligar-na-rede-de-cada-tipo-de-padrao-eletrico/

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10