SAIBA COMO FORAM AS PREMIAÇÕES DA ETAPA CEMIG-MG DO CONCURSO NACIONAL ABRACOPEL DE REDAÇÃO E DESENHO

Escrito por abracopel 25 de outubro de 2015 1 comentário visto 1186 vezes

A ABRACOPEL esteve no interior de Minas Gerais realizando as entregas das premiações para os vencedores da 4ª edição do Concurso Nacional de Redação e Desenho – etapa CEMIG/MG.

A primeira premiação aconteceu na Escola Municipal Afrânio Amaral, na área rural do município de Patrocínio, entregamos as medalhas para o 4º e 5º lugares da categoria Redação 2 para Karén Tainá Campos e Fernanda Tatyelle Caixeta orientadas pela Prof.a Claudia Medeiros.

8

Depois seguimos para a Escola Estadual José Eduardo de Aquino, no para entregar os prêmios ao vencedor da categoria Desenho 1,João Victor da Silva Mendes, orientado pela Prof.a Lara Souza. Nessa escola fomos recebidos pela diretoria e vimos a apresentação de um grupo de dança dos alunos. João estava acompanhado pela mãe que ficou muito emocionada com a premiação do filho.

14 15

Seguimos viagem para Santo Antonio do Monte, município em que a Escola Municipal Amâncio Bernardes foi a grande vencedora da etapa CEMIG/MG com o vencedor da categoria Desenho 2, Luiz Guilherme de Araújo Souza que venceu não somente a etapa regional, mas também a etapa nacional desta categoria. Luiz Guilherme foi orientado pela Prof.a Renata Araújo. A escola também teve outros vencedores: Kaio Castro e Bianca Ferreira, ficaram em 4º e 5º lugares  na etapa CEMIG/MG. Na categoria Desenho 1, os alunos Michelly Santos, Guilherme Gontijo, Victoria Boesche e Daniel Aquino Filho ficaram em 2º, 3º, 4º e 5º lugares – sendo que Michelly, Guilherme e Victoria pegaram o 3º, 4º e 5º lugares na etapa nacional desta categoria. A mesma escola ainda recebeu uma placa pelo  maior número de inscrições nesta edição do Concurso, foram 257 inscrições somente da Escola Amâncio Bernardes. A placa foi recebida pela Prof.a Leidia, diretora da escola.

18 26

A cidade de Santo Antonio do Monte, ainda teve a vice-campeã etapa CEMIG/MG na categoria Redação 1, Ana Laura Melo, da Escola Estadual Álvaro Brandão, orientada pela Prof.a Fernanda Castro. Ana Laura foi 5ª colocada nacional nesta categoria.

Durante a cerimônia de premiação o Prefeito da cidade de Santo Antonio do Monte, Edmilson da Costa, agradeceu o empenho da área de educação da cidade, representada pela Secretária de Educação, Márcia Bernardes que também em sua palavra lembrou que a cidade tem se destacado em vários concursos nacionais e que seus alunos estão sempre motivados a participar e mostrar seus conhecimentos.

32 34

A Prof.a Renata fez questão de nos dizer que tudo começa em casa, na família, quando o aluno leva a tarefa da pesquisa para casa, o engajamento da família é fundamental. Depois, em sala de aula, a interação entre o professor, o aluno e seus colegas é outro passo importante no desenvolvimento do processo de entendimento para a criação dos desenhos. Não é apenas fazer um desenho bonito e colorido, mas sim entender qual é a intenção daquele desenho. Qual é a mensagem que ele vai transmitir.

O Eng. Edson Martinho da Abracopel lembrou a importância dos professores no processo de orientação destes alunos vencedores, destacando a dedicação da Prof.a Renata que teve vários alunos premiados sob sua orientação. “São professores e professoras como você, Renata, que fazem a diferença para uma mudança de cultura sobre a segurança na cabeça destas crianças e adolescentes”.

O representante da CEMIG, Evaldo Teodoro Pinto, em suas palavras lembrou da importância dessa parceria Abracopel-Cemig e que a empresa está sempre alerta para ajudar as escolas com palestras, informações e materiais que possam ajudar as professoras em sua tarefa de conscientização.

No dia seguinte, seguimos para Divinópolis, para fazer a premiação do vencedor na categoria Redação 1, Vitor Alberto de Carvalho, orientado pela Prof.a Elizete Faria Silva. Ambos, aluno e professora são bicampeões, já que venceram a etapa nacional nesta mesma categoria no ano passado. Este ano, Vitor ficou em 4º lugar na etapa nacional. A Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira recebeu a Abracopel e o representante da Cemig, Luiz Renato Fraga Rios com todo o carinho. Foram apesentadas várias canções do Grupo Fazendo Arte, além de uma apresentação teatral em que dois alunos representaram a conversa entre dois ‘matutos’ contando ‘causos’. A Prof.a Elizete fez questão de premiar todos os seus alunos que enviaram inscrições para o Concurso, lembrando que todos foram vencedores. E foram mesmo!

41 43 44 46 48

A CEMIG, na pessoa do Eng. Luiz Renato abordou a importância da informação para os jovens entenderem os riscos que a eletricidade apresenta e que a ação da Abracopel é fundamental para que tenhamos cidadãos conscientizados no futuro.

O Eng. Edson Martinho disse a todos da felicidade da Abracopel estar novamente em Divinópolis, premiando novamente o Vitor, mas principalmente por ver o empenho da escola e da Prof.a Elizete em homenagear todos os seus alunos. Uma professora que inspira a todos nós!

A última premiação aconteceu em Heliodora, sul mineiro. Lá a Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela onde entregaríamos a premiação para a aluna Elaine dos Santos, vencedora da categoria Redação 2. A mesma escola foi vencedora em 2014, nesta mesma categoria. Ali está outra professora que faz a diferença, a Prof.a Maria de Lourdes de Arantes é uma pessoa que não se conforma com falta de opções, ela vai atrás do que precisa. Assim, ela movimenta seus alunos com recortes de jornais, pesquisas na internet, levantamento de dados estatísticos, histórias reais de seus alunos que tenham a ver com o tema da segurança com eletricidade, e assim inspira seus alunos a escreverem. E os deixa à vontade. Eles podem escolher qual o estilo de texto que irão produzir. Desta forma, não tivemos apenas a aluna Elaine como vencedora, mas outros dois alunos que chegaram ao Top 10 da categoria Redação 2. O brilho nos olhos de seus alunos ao falar sobre você, Prof.a Lourdinha, é mais que uma inspiração, é um exemplo para todos nós.

50 55 57 58 60 62

O representante da CEMIG, Marcelo Rezende Naves contou aos presentes um pouco das dificuldades que aparecem no cotidiano de uma concessionária de energia, e da importância que a empresa dá à conscientização da população, principalmente nas escolas com as crianças e adolescentes que representam o futuro deste país. Mesmas palavras do diretor da Abracopel, que frisou a importância da conscientização destas crianças. “Uma criança ou adolescente conscientizado faz a diferença para toda a sua comunidade. Eles vão estar sempre alertas para os perigos da eletricidade. Certamente, ao ver uma situação de perigo terão cuidado e orientarão outros a agirem da mesma forma. Estamos aqui, formando futuros cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, finalizou Edson Martinho.

GALERIA DE IMAGENS

 

 

Existem 1 comentário

  1. Pingback SOLDADOS DA SEGURANÇA » Universo Lambda

Social Followers

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo