Tipologia de acidentes elétricos no Brasil

Escrito por abracopel 18 de junho de 2018 0 comentários visto 1153 vezes

Em anexo, Trabalho de Conclusão de Curso escrito pelo diretor da Abracopel Regional – RN, Rodrigo Paiva em parceria com Joyce Nogueira. Veja o resumo abaixo e o link para download.

RESUMO

Os acidentes elétricos no Brasil ainda são maioria em inúmeros setores de trabalho. O país gasta milhões e reais, até bilhões, por ano, em decorrência desses acidentes. Apesar de se ter Normas Regulamentadoras acerca de como se deve proceder com segurança nas atividade elétricas, ainda não se é suficiente para proteger os trabalhadores. Com isso, apontar o perfil dos acidentes elétricos, como também as falhas mais comuns, torna-se uma ferramenta de orientação na prevenção de acidentes. Instituições como o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – ABRACOPEL, Ministério do Trabalho e Previdência Social – MTPS possuem registros de acidentes elétricos. Após análises, conclui-se que as maiores vítimas são homens entre 21 e 30 anos, com grau de escolaridade Ensino Médio Completo – EMC, que trabalham na região Nordeste do Brasil e com atividades de grau de risco três, e sofrem choques elétricos. A cada acidente não fatal ocorrem três acidentes fatais. Conclui-se também, que executar atividade laborais sem a análise de riscos, planejamento e ordens de serviço, trabalhador autorizado, a não desenergização dos setores ou equipamentos e a falta do prontuário de instalações elétricas nos estabelecimentos são os fatores que mais contribuem para acidentes elétricos no Brasil.

CURRÍCULOS DOS AUTORES:

RODRIGO PAIVA: Mestre em Engenharia Mecânica, UFRN. Pós Graduação Latu Senso em Gestão da Educação a Distância (EaD), IFRN. Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho, UNP. Técnico de Eletromecânica com habilitação em Eletrotécnica e Técnico de Segurança do Trabalho. Trabalha na Petrobras desde 2004, atualmente, exerce atividades de supervisão na Gerência Setorial de Operações do Processamento e Refino de Fluidos, no Ativo Industrial de Guamaré, no Polo Industrial de Guamaré. Atua, na Rede e-TEC Brasil, na condição de Professor Formador nas Disciplinas de Segurança do Trabalho e Prevenção e Controle de Perdas do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, IFRN. Professor das disciplinas de Instalações Elétricas, Gerenciamento de Riscos e Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações do Curso de Pós Graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho, Faculdade Estácio-Natal. Diretor Geral da Regional ABRACOPEL – Rio Grande do Norte, desde 2015, Diretor Técnico da ABRACOPEL Nacional, desde 2017. Membro da ABRISCO (Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processos e Confiabilidade).

JOYCE DAIANE DE LIMA NOGUEIRA: Mestranda em Engenharia, UFRN. Pós-graduada Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho, Estácio de Natal/RN. Curso Superior em Engenharia Civil (UFRN). Trabalha na Universidade Potiguar desde 2018, exercendo o cargo de professora no Curso Técnico de Edificações. Trabalha na GESTO – Gestão de Engenharias e Segurança do Trabalho desde 2018, exercendo o cargo de Engenheira de Segurança do Trabalho.

PARA BAIXAR O ARTIGO COMPLETO CLIQUE NO LINK ABAIXO:

Tipologia dos Acidentes Elétricos no Brasil

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10