Uma pequena atualização pode salvar vidas.

Escrito por abracopel 13 de agosto de 2019 0 comentários visto 231 vezes

Você sabe quanto tempo tem as instalações elétricas de sua casa? Alguma vez você fez a atualização de sua instalação elétrica?

Por ficarem escondidas atrás das paredes, as instalações elétricas acabam sendo negligenciadas pelos moradores que colocam suas próprias vidas em risco. Como não as enxergam, acreditam eu tudo está bem. Mas, na verdade, a situação pode ser bem diferente.

Envelhecimento / Atualização

Assim como tudo na vida, as instalações elétricas também envelhecem. Infiltrações, deslocamento das paredes, entre outros fazem com que as instalações elétricas acabem se deteriorando com o tempo.

Em muitas residências, é possível notar, quando ligamos um equipamento eletrônico na tomada, uma faísca saindo do plugue. Isso, com certeza, é um sinal de alerta que algo não vai bem. Neste momento, o melhor a se fazer é chamar um profissional qualificado para fazer a verificação das instalações elétricas e a sua atualização.

Sobrecargas

Incêndios gerados por sobrecargas nas instalações elétricas, dentro de casa, já somam 285 e este número é 50% do total de incêndios apurados pela Abracopel no ano passado, onde o total foi de 537 ocorrências. [O perigo da sobrecarga é o incêndio. Previna-se!]

Frente a um número tão elevado de acidentes, principalmente se considerarmos que ainda estamos na metade do ano, é possível notar que algo está muito errado, tanto com as instalações elétricas quanto com os moradores e usuários que negligenciam uma manutenção.

O barato pode sair muito caro.

Acabamos nos perguntando, porque as pessoas optam por colocar em risco suas próprias vidas se a solução é muito mais fácil e prática? Bem, acreditamos que um dos motivos, é o “elevado” custo do serviço e dos materiais elétricos. Mas será que a sua vida e de seus familiares não vale o preço?

Quando se fala em “reforma”, logo vem à mente um monte de entulho pela casa, paredes quebras e um custo exorbitante, mas, nem sempre é assim. Se a manutenção das instalações elétricas for efetuada periodicamente, com certeza, o custo será bem mais baixo.

Porém, infelizmente, as pessoas não pensam desta maneira e colocam suas vidas em risco por uma “economia” no final do mês.

A atualização das instalações

De acordo com o Anuário Estatístico da Abracopel, o número de incêndios por curto-circuito reflete a defasagem das instalações elétricas nas edificações. Esses eventos, na maioria das vezes, têm início pela sobrecarga em condutores que, ao terem ultrapassado seus limites de condução de corrente, aquecem e perdem a isolação, dando origem ao fogo.

Quando as instalações elétricas passam por uma atualização, elas recebem dispositivos de proteção, como disjuntores e fusíveis corretamente dimensionados, que interrompem a sobrecarga evitando o acidente.

É importante lembrar que as atualizações/ manutenções das instalações elétricas devem ser efetuadas a cada 5 anos!

Nosso trabalho

O trabalho da Abracopel é continuar levando a informação e a conscientização a todos que atuam, direta ou indiretamente, com a eletricidade, sejam eles profissionais da área até donas de casa e crianças.

Ainda temos a esperança de fazer com que o Brasil se torne um país referência em acidente zero com eletricidade.

E você, o que acha de fazer parte o movimento #brasilacidentezeroemeletricidade ? Associe-se e nos ajude a conscientizar cada vez mais pessoas, por esse Brasil.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10