VI CONADSE – o sucesso do trabalho bem feito!

Escrito por abracopel 29 de maio de 2018 0 comentários visto 362 vezes

 

Em mais de 12 anos deste evento (esta é a 6.a edição, mas como o Conadse – Congresso Nacional de Atualização Docente em Segurança com Eletricidade acontece a cada dois anos, já passa de uma década sua realização), este certamente foi um dos eventos com mais qualidade em palestras e temas da atualidade.

O tema principal sobre a indústria 4.0 amplamente abordado durante o congresso é um dos temas mais atuais em todos os segmentos do mercado. Estar por dentro dos principais conceitos da indústria 4.0 é estar atento ao futuro e às constantes inovações que as tecnologias mais avançadas têm trazido. Para os professores, em especial, é fundamental saber abordar temas da atualidade com seus alunos, e foi nisso que pensamos quando montamos esta riquíssima programação.

Vamos lá, porque temos muito assunto para contar!

VISITA PORTO GÓES

No dia anterior ao início do Congresso, alguns participantes que quiseram, tiveram a oportunidade de conhecer a usina mais antiga do rio Tietê e umas das mais antigas do país, a Usina Porto Goés de 1929, que se mantém ativa por estes quase 90 anos de existência. Uma visita guiada mostrou na prática diversos mecanismos de captação e tratamento da água do rio Tietê que corta a cidade de Salto, município que sediou o V CONADSE. Experiência super enriquecedora que você pode ver nas fotos abaixo:

PROGRAMAÇÃO

No 1º dia, o evento já trouxe em sua palestra inaugural o tema central, ou seja, a Indústria 4.0, com o palestrante, Eng. Marco Roberto Gonçalves, especialista no tema. Já de início muitas dúvidas e questionamentos foram levantados e discutidos. Em seguida, o Eng. Marcelo Kukazawa, da ABB, continuou no tema trazendo: Tecnologia e inovação para industria 4.0 com o ABB Ability. Saindo do tema principal, mas sempre dentro do tema maior de qualquer Conadse: a segurança com a eletricidade, o Eng. Sergio Roberto Santos da Lambda Consultoria trouxe um tema muito interessante: Aspectos econômicos e psicológicos da segurança nos trabalhos com a eletricidade. O tema, como esperado, levantou muitos questionamentos que foram discutidos em um pré-debate antes do almoço. Após o almoço, o Eng. Marco, retornou trazendo: Os atuais equipamentos inteligentes de medição da Fluke. Após o café e uma visita aos nossos apoiadores, foi a vez do Eng. Paulo Takeyama, presidente da AEAAS – Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto trazer um tema que gerou um grande interesse: Economia de energia no saneamento por sistemas Fotovoltaicos e seguindo a linha dos sistemas fotovoltaicos, outra tema central deste Conadse, o Eng. Juarez da Hellermann Tyton trouxe o tema: Tecnologia para retrofit e sistemas fotovoltaicos. A última palestra deste 1º dia de Conadse foi feita pela Professora da Universidade de IJUÍ, Caroline Raduns. Na verdade, foi uma palestra-debate sobre: A construção e disseminação da segurança da instalação elétrica para a industria 4.0, através dos programas de Extensão Universitária. O objetivo da discussão era compartilhar informações sobre a relação entre Extensão Universitária e a Segurança em Instalações Elétricas, e como implantar projetos desse gênero. Final do primeiro dia, tão rico em qualidade de informações que já teria valido o congresso, mas ainda tínhamos mais 3 dias pela frente.

O 2º dia foi de muita informação e diversão. Todos os nossos participantes tiveram a oportunidade única de conhecer a principal planta da empresa 3M no Brasil, que fica na cidade de Sumaré. A 3M, apoiadora do Conadse, preferiu realizar esta ação diferenciada para nossos participantes, ao invés de palestrar. Assim, um ônibus veio buscá-los logo cedo e os levou até a fábrica da 3M em Sumaré, em um dia que teve Palestra técnica 3M Inovação – Sobre a cultura da inovação da 3M e lançamento de produto, depois uma visita às instalações da fábrica e tour pelo CTC – Centro Técnico para Clientes da 3M, um coffee break e uma visita a tão ‘famosa’ lojinha 3M para compras dos produtos. Certamente, um passeio inesquecível para nossos participantes. Ao chegar e depois de almoçarem e descansarem, os participantes foram brindados com uma palestra educativa e ao mesmo tempo divertida, o Prof. Cristhovam Paschoal Filho, da PasQualy Consultoria e Treinamento falou sobre: O efeito da corrente elétrica no corpo humano, trazendo diversos dados do Brasil e do exterior, mas sempre inovando com muita didática e informação.

O 3º dia foi bem intenso de programação, afinal o tema central deste dia era a Normalização. Começamos falando da nova norma de segurança com eletricidade, NR 16384, cujo coordenador é o Eng. Edson Martinho, da Abracopel. Martinho trouxe as últimas novidades sobre a norma que está prestes a entrar em consulta pública. A seguir, o Eng. Vinicius Ayrão, especialista em sistemas fotovoltaicos, trouxe novidades sobre a A Norma de Instalações Elétricas de Sistemas Fotovoltaicos, 16690, que estava em consulta pública na data. Depois do coffee, seguimos na mesma trilha dos sistemas fotovoltaicos: o Prof. Augusto Fialho, professor do IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte, trouxe: Energia Solar Fotovoltaica: Ação de sucesso no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O engenheiro Roberto Mattano da Siemens, trouxe o tema: NBR IEC 61439 – A nova Norma de Painéis testados. O diretor da Finder no Brasil, Juarez Guerra, trouxe o tema Dispositivos de proteção para sistemas Fotovoltaicos; o diretor comercial da Cobrecom, Gilberto Alvarenga abordou o tema: Cabos especiais e o Eng. Edson Martinho retornou para mostrar ao participantes o Portal Leonardo Energy, cujo conteúdo da mais alta qualidade foi apresentado em detalhes. Após o café, o Eng. João Gilberto Cunha, da Mi Omega Engenharia e coordenador da Norma 14039 (média tensão) trouxe dois temas normativos: As normas de instalações elétricas – atualização e o Cálculo de Curto-Circuito. UFA! conteúdos e mais conteúdos apresentados por ‘feras’ do setor elétrico e energético. Mas calma, ainda tínhamos o último dia.

O 4º e último dia de Conadse já começou com a saudade da despedida, afinal conseguimos reunir 12 estados brasileiros: Rondônia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Alagoas, Piauí, Ceará e São Paulo. Muito bacana termos esta diversidade de locais e também de instituições de ensino como o SENAI, IFAL – Instituto Federal de Alagoas, IFPI – Instituto Federal do Piauí, IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte, FAETEC do Rio de Janeiro, a Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, a UNIFOR – Universidade de Fortaleza-CE e a UNIJUÍ – Universidade de Ijuí-RS. Além do CPS – Centro Paula Souza que coordena todas as ETECs e FATECs do estado de São Paulo e algumas empresas como a EDP – distribuidora de energia do Espírito Santo e a Eletrobrás distribuidora de Rondônia. Como podem ver, um público do mais alto nível nos prestigiou. E vamos ao quarto dia que reservou o tema central para as áreas classificadas, começando com o Eng. João Cunha que abordou o tema: Classificação de áreas especiais, seguido pelo Eng. Edson Martinho falando sobre: A importância dos EPCs antes de especificar os EPIs. Martinho finalizou a programação apresentando um Case de Intertravamento em Instalações Classificadas.

No encerramento, o Eng. Edson Martinho falou das dificuldades de se organizar um evento de tão alto nível e que é fundamental que estejamos engajados na missão de nos qualificar a cada dia, no caso dos docentes ainda mais, pois eles possuem a mais nobre das missões: educar e educar bem as futuras gerações de nosso país.

Nosso agradecimento vai direto para nossos apoiadores: COBRECOM, SIEMENS, FLUKE, ABB, 3M, PROCOBRE, LEONARDO ENERGY, HELLERMANN TYTON, FINDER, MI OMEGA, VAFLAMBDA CONSULTORIA e a AEAAS, além de nossa apoiadora de mídia EDITORA LUMIÈRE. A todos, que acreditaram mais uma vez na força da Abracopel em reunir profissionais do mais alto nível em um congresso que é único no país, NOSSO MUITO OBRIGADO!

E a EQUIPE ABRACOPEL, que não mediu e não mede esforços para realizar todo e qualquer evento com qualidade, inovação e muito amor. Esse, o segredo de nosso sucesso!

GALERIA DE IMAGENS DO VI CONADSE

22/05 – TERÇA-FEIRA

23/05 – QUARTA-FEIRA

VISITA À 3M E PALESTRA À TARDE

24/05 – QUINTA-FEIRA

25/05 – SEXTA-FEIRA

 

 

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10