Você acha que está seguro dentro de casa?

Escrito por abracopel 5 de novembro de 2019 0 comentários visto 389 vezes

Ah! Nossa casa! Um lugar que consideramos nosso porto seguro, um lugar totalmente afastado da loucura do dia-a-dia, das brigas de trânsito, dos assaltos, dos acidentes… Acidentes… Bem, agora pensando, acredito que nosso lar pode não ser tão seguro assim.

Quando falamos em acidentes, logo nos lembramos das crianças que, dentro de casa, acabam vulneráveis à inúmeros acidentes, desde queimaduras com panelas até choques elétricos.

Devido ao seu alto grau de curiosidade, acaba sendo dentro de casa que as crianças têm contato com tomadas, fios, eletrodomésticos, todos os causadores de choques elétricos que podem ser “fracos” ou levarem a morte.

Sim, este risco sempre existiu, afinal falamos de pequenos exploradores que vivem debaixo do nosso teto, porém, nos últimos anos, vem havendo muitos acidentes com eletricidade levando crianças à óbito. |Com crianças a atenção deve ser redobrada|

Os números

De acordo com o Anuário Estatístico da Abracopel, o Nordeste é a região em que mais crianças pequenas morreram por choques elétricos no ano de 2018. Ao todo, segundo registros, foram relatados 41 óbitos de crianças de 0 a 15 anos e, pasmem, 90% desses eventos ocorreram dentro de suas casas.

As Causas

As mortes por choques elétricos em crianças, na faixa etária acima citada, têm como causas: Tomada sem proteção, Fios desencapados, Extensões, Fugas de corrente em eletrônicos, além de carregadores de celulares e outros.

Os Riscos

O que determina a gravidade da queimadura decorrente de um choque elétrico é a intensidade da corrente elétrica, portanto lembramos que, mesmo que a intensidade da corrente dentro de casa seja menor que a encontrada na rua, em postes, não significa que o risco não exista.

A prevenção

Como se prevenir de acidentes com choques elétricos dentro de casa?

Os acidentes mais comuns são aqueles em que os pequenos têm contato com tomadas sem proteção, fios desencapados, benjamins, T’s, extensões e eletroeletrônicos como computadores, vídeo-games, celulares, entre outros. Então, lembre-se que todos os acidentes com eletricidade são evitáveis, principalmente quando envolvem crianças.

Um componente que pode ajudar a evitar esse problema é o DR – Dispositivo Diferencial Residual – instalado no quadro de eletricidade. Este é um dispositivo de uso obrigatório, previsto em norma, que evita que a corrente elétrica cause danos à pessoa que toca a tomada, deixando o ambiente mais seguro.

Informar para Ensinar

Para conscientizar, informar e orientar a população sobre os riscos dos acidentes causados pela eletricidade, a Abracopel promove seminários, palestras, eventos e concursos de desenho e redação, este para as crianças e adolescentes, com o intuito de incentivar a educação e a conscientização para com a energia elétrica.

Entenda mais sobre esse projeto tão importante para a conscientização de crianças e jovens, conheça mais o trabalho da Abracopel por todos os estados brasileiros, ajude-nos a conscientizar cada vez mais pessoas, associe-se à Abracopel e tenha, em primeira mão, cursos, palestras, seminários, eventos e tudo mais que envolve a conscientização para os perigos da eletricidade.

Eletricidade é coisa séria, não brinque com a vida.

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10