III ENADSE

LOGOIIIENADSE

BLOG DO ENADSE

Durante todos os dias do ENADSE – único congresso nacional para docentes das áreas técnicas de segurança e eletricidade, mantivemos nossos participantes em dia com as notícias de tudo o que estava acontecendo.

Veja abaixo o Blog do Enadse e mais ao final as fotos do evento.

O 3.o Enadse começou com tudo!

Começou hoje a 3.a edição do Enadse com grande sucesso: professores vindos de toda a parte do país prestigiaram o início deste evento que é único no gênero no país. Foram duas palestras com especialistas renomados e, ao final do dia, 4 mini cursos dos apoiadores do evento. Na sala Minipa, o curso de Terrômetros eTermovisores; na Sala Legrand, o curso de Home Automation (Sistema Nereya); na Sala Brady, o curso de Sinalização e Identificação Industrial e na sala Schneider, o curso do Acti 9 (comunicação em rede para supervisão e controle de dispositivos modulares).

ENADSE – mini cursos dia 20

Ao final de cada dia do Enadse, ainda é oferecido aos professores pelas empresas apoiadoras do Enadse, diversos mini cursos práticos. Vejam as fotos do primeiro dia.

Enadse – 2.o dia – tarde

A palestra da tarde trouxe o tema Dispositivo de Proteção contra Sobretensão, ministrada pelo especialista da Obo Bettermann, Sergio Santos. Ao final da tarde, mais mini cursos para aprofundar ainda mais os conhecimentos de nossos docentes.

3.o dia de Enadse: informação, formação e capacitação

Neste terceiro dia de Enadse, os professores tiveram uma folga no período da manhã e puderam conhecer a bela cidade de Atibaia. Mas à tarde, depois de uma bela feijoada, foi a vez da ABPEx – Associação Brasileira para Prevenção de Explosões de trazer informações sobre a Norma Regulamentadora n.o 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis e sua relação com a instalação elétrica. E no final da tarde, mais uma bateria de mini cursos oferecidos hoje pela Schneider, Minipa e Finder.

4.o dia de Enadse: Dia cheio com muitas atrações

Este quarto dia de Enadse promete: na parte da manhã palestra com Hilton Moreno, que dispensa apresentações, em seguida acontecerá um debate que promete ser bem acalorado: O ensino técnico e a norma NBR 5410. O objetivo do debate será avaliar a influência que a norma ABNT NBR 5410 tem no ensino do profissional. Pretende-se elaborar um documento que ajude na revisão da citada norma em questão que está em elaboração. Depois teremos uma super gincana patrocinada pelo Programa Linha Viva e que promete agitar a manhã do Enadse.

Enadse: DEBATE

O debate sobre a relação do ensino técnico com a NBR 5410 foi muito acalorado. Diversas opiniões e sugestões surgiram e foram debatidas com o palestrante Hilton Moreno e o mediador Edson Martinho.

CANAL LINHA VIVA

A gincana promovida pelo Canal Linha Viva que tem por objetivo estimular os alunos de escolas técnicas a estudar e realizar provas práticas relacionadas aos temas da área elétrica. O Enadse foi escolhido ‘a dedo’, justamente por reunir em um único evento, docentes das áreas técnicas de eletricidade, segurança do trabalho e edificações, vindos de todo o país. Assim, a gincana foi uma espécie de programa piloto aplicada aos docentes para que eles pudessem entender o projeto e dar sugestões, opinar e criticar para que o Canal Linha Viva possa finalizar o formato a ser aplicado nas escolas técnicas, em princípio no Estado de São Paulo e, posteriormente para todo o país. A ideia é que as competições da gincana aconteçam internamente nas escolas e depois, as equipes campeãs possam competir entre escolas do estado e depois do país. É um projeto ambicioso e que deverá trazer muitos frutos em termos de qualificação dos alunos.

Gincana Canal Linha Viva, Minipa e Finder

A Gincana promovida pelo Canal Linha e apoiado pela Minipa e pela Finder foi um grande sucesso entre os professores presentes ao Enadse. Os grupos formados para a competição levaram muito a sério todas as explicações das empresas Minipa e Finder que aplicaram os testes. A competição seguiu em clima alegre e descontraído e, logo após o almoço foi conhecido o grupo campeão. O grupo 1 formado por: Nelson Chetevik do Senai de Toledo – PR, Paulo Fernando da ETEC Julio Cardoso – Franca, Lauri Simon do Senai de Toledo – PR, Juarez Antunes, do Senai de Pato Branco – PR, Abelardo Motter, do Senai de Curitiba – PR, Alessandro Lima, José Aparecido Jorge Jr e Luis Antonio Martins da ETEC de Ilha Solteira, Matheus Santos do Senai de Caxias do Sul – RS e Rodrigo Fredi, da ETEC Alcides Cestari de Monte Alto. Os vencedores ganharam um multímetro oferecido pela Minipa e brindes oferecidos pela Finder

4.o dia: Tarde – Cobei, Procobre em muita informação sobre normas

Depois da manhã super agitada, com a gincana, tivemos uma tarde não menos repleta de atividades. Em primeiro lugar, o secretário do COBEI, Vicente Cattacini trouxe novidades sobre as normalizações desta importante entidade brasileira, depois o diretor executivo da Abracopel e secretário da Comissão de Estudos para nova norma de segurança em eletricidade, esclareceu aos participantes qual o próposito desta nova norma e sua importância e também como participar com colaborações. O Procobre também teve um espaço para falar sobre o projeto educacional desta entidade para a América Latina com o Eng. João Guilherme. Após o café, os participantes puderam participar de um treinamento prático sobre solda exotérmica oferecido pela Fastweld. E não terminou! Após o treinamento da Fastweld, os participantes se dividiram entre dois mini cursos: Minipa, abordando analisadores de energia e a 3M falando sobre Acessórios para instalação de baixa e média tensão: Teoria e técnicas de instalação. Este último precisou ser feito no auditório principal tamanha foi a procura. E para terminar muito bem este dia tão cheio de informação, nada como um jantar com música ao vivo! Ufa! que dia! e ainda temos amanhã, último dia do Enadse.

5.o e último dia de ENADSE: mais normas e um ‘até breve!’

Chegamos ao último dia do único congresso brasileiro que reúne docentes das áreas de eletricidade, segurança do trabalho e edificações. Foram 5 dias intensos, com muita informação, atualização e troca de experiências. Professores vindos de toda parte do país puderam se encontrar e trocar informações e enriquecer ainda mais seus conhecimentos.

Bom, o dia começou com Luiz Carlos Miranda Jr, e Frederico Prestuppa Neto da Gerencia de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da CPFL, trazendo informações atualizadas sobre a normalização regulamentadora relacionada aos trabalhos com eletricidade. A 3M montou um estande na entrada do auditório e no horário do café puderam fazer pequenas demonstrações práticas de seus equipamentos. O interesse foi enorme! Ao final e depois da entrega do certificado geral do evento que contabilizou 24 horas de carga horária, sem contar a carga horária dos mini cursos, ficou o sentimento de missão cumprida, com todos os docentes nos dando um feedback extremamente positivo e já ansiosos pelo IV ENADSE em 2014.

Então até lá!

GALERIA DE IMAGENS III ENADSE

Social Followers

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo