Mini Currículos – Palestrantes

Dia 11/08 – NORMAS TÉCNICAS DE ELETRICIDADE

ABNT NBR 5419 – Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica – SPDA – Expectativas após a revisão – Engenheiro Jobson Modena

jobson_modenaEngenheiro eletricista; Instrutor do curso de “Proteção contra Descargas Atmosféricas” na ABNT; Autor do “Manual de Proteção contra Surtos” e Coautor do “Guia O Setor Elétrico de Normas Técnicas”; Consultor técnico para confecção, gerenciamento e implantação de projetos, ensaios e procedimentos de adequação às normas vigentes; Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade (CB-3 da ABNT) onde participa das comissões de estudo que revisam as normas: NBR 5419 – Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas, como coordenador da comissão, NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão e da comissão de estudos 102.01 – Aterramentos Elétricos, tendo sido secretário da mesma.

ABNT NBR 5410 – Instalações Elétrica de Baixa Tensão – Como está a revisão do texto atual – Engenheiro Hilton Moreno

hilton_morenoEngenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980). Possui quase trinta anos de experiência profissional na indústria elétrica, tendo desenvolvido atividades em P&D, planejamento estratégico, marketing, normalização técnica, assuntos regulatórios, associações de classe e academia. Reconhecimento e reputação nacionais como especialista no setor elétrico. Centenas de citações no Google. Tem participação e contatos com associações de classe e sindicatos na área elétrica e larga experiência em normalização elétrica, como membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade (CB-3) da ABNT, incluindo participações como coordenador e secretário de importantes comissões técnicas (NBR 5410, NBR 14039, etc.). Participou de atividades de normalização técnica regional na Associação Mercosul de Normalização e no COPANT (Comitê Panamericano de Normalização Técnica). Amplo conhecimento de normas e códigos técnicos dos Estados Unidos e da IEC (International Electrotecnical Commission). Ex-professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia Mauá entre 1987 e 2004, titular da cadeira de Instalações Elétricas. Atualmente é professor do Curso MBA de Gestão de Energia, titular da cadeira de Normalização Técnica, da Fundação Santo André, SP. Palestrante em congressos, seminários, workshops e cursos no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa (com mais de 500 apresentações para mais de 20 mil pessoas). Autor e coautor de várias publicações entre livros, manuais, guias, etc. e de inúmeros artigos técnicos. Colaborador das mais importantes revistas técnicas brasileiras do setor elétrico, sendo atualmente coordenador técnico da Revista O Setor Elétrico. Membro do Conselho Consultivo da ABEE-SP – Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas. Ex-presidente da NEMA Brasil – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Elétricos de 2006 a 2008 e Ex-diretor geral do escritório brasileiro da NEMA – the National Electrical Manufacturers Association (EUA) entre 1999 e 2008.

 

Dia 12/08 – QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA

Conceitos de segurança e qualidade de energia elétrica – Engenheiro Edson Martinho

_ROB7674O engenheiro eletricista Edson Martinho é formado pela Universidade de Mogi das Cruzes e possui duas pós-graduações na área de docência e marketing. Atua no setor elétrico e energético há mais de 20 anos, sendo que há mais de 15 anos profere palestras por todo o país (e fora dele) sobre diversos temas relacionados às instalações elétricas de baixa tensão. Estima-se que já tenha proferido mais de 2 mil palestras. Especializou-se em qualidade da energia elétrica, tendo escrito um livro sobre o assunto (Distúrbios da Energia Elétrica, Editora Erica, 2009) e, atualmente, ministra cursos sobre o tema por todo o Brasil, dividindo com os participantes sua experiência no atendimento de diversos casos de empresas que tiveram graves problemas de distúrbios na energia causando grandes prejuízos. É fonte e colunista de diversas publicações especializadas, tendo escrito vários artigos sobre diversos temas, principalmente aqueles relacionados à eletricidade com segurança. É presidente da Abrael – Associação Brasileira de Eletricistas, diretor executivo e fundador da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, diretor financeiro da AEAAS – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Salto-SP e sócio-diretor da Lambda Consultoria, empresa especializada em prestar assessoria às empresas com problemas de energia elétrica. A Lambda Consultoria possui um braço de treinamento chamada Lambda Cursos que administra os cursos ministrados pelo Engenheiro Edson Martinho.

Compensação reativa – Engenheiro José Starosta

jose_starostaEngenheiro Eletricista – Escola de Engenharia Mauá – 1982; Mestre em Engenharia Elétrica – Escola Politécnica/ Universidade de São Paulo – 1998; Sócio – Diretor da “Ação Engenharia e Instalações” com experiência acumulada nas áreas de projeto, instalação e manutenção de instalações elétricas comerciais, industriais, prediais e Data Centers. Especialista na área de eficiência energética, qualidade de energia e compensação reativa. Autor de diversos trabalhos publicados, participação na organização de congressos e instrutor de cursos relacionados a qualidade e uso racional de energia desde 1993. Membro do IEEE; Membro do ABNT/CB3 – na comissão de revisão da norma ABNT NBR 5410; Participação na implantação pioneira no Brasil desde 2000 de sistemas de compensação reativa em tempo real, livre de transientes e de sistemas de monitoração de qualidade de energia com a representação da companhia israelense ELSPEC, onde é treinado periodicamente.

Proteção em Sistemas Fotovoltaicos – Eng. André Mocelin (USP) e Eng. Renato de Brito Sanchez

André Ricardo Mocelin

Engenheiro Eletricista com Mestrado e Doutorado em Energia pela USP. Desde 2006 é o responsável técnico do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP para ensaios de etiquetagem do INMETRO no âmbito da portaria INMETRO 004/2011.

Renato de Brito Sanchez

Engenheiro Eletricista e pesquisador regularmente matriculado no programa de mestrado em engenharia mecânica pela FEI com área de concentração em Sistemas da Mobilidade. Atualmente Engenheiro de Aplicação na Finder Componentes Ltda., Consultor/Gestor de engenharia na Engerisa Engenharia e Consultoria. Com 13 anos de experiência nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica, mecânica e química com desempenho de atividades em pesquisa e desenvolvimento de produtos e materiais, máquinas e equipamentos, automação de processos, robótica, gestão e implantação de projetos e obras industriais e prediais.

 

Dia 14/08 – AUTOMAÇÃO

Automação para Edificações  Eficientes – Engenheiro José Roberto Muratori

MuratoriÉ engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atua há mais de doze anos na área de Automação Residencial e Tecnologias para Habitação. Foi membro fundador da AURESIDE, Associação Brasileira de Automação Residencial, e atualmente é seu  diretor executivo. Também participa da Marbie Systems, empresa de consultoria e projetos de automação residencial que atua em todo o território brasileiro e tem como clientes algumas das principais incorporadoras e construtoras do País. Escreveu o livro Automação Residencial – Conceitos e Aplicações em coautoria com o Eng. Paulo Henrique DalBó, lançado no final de 2013. Apresenta palestras e ministra cursos e seminários sobre temas ligados à tecnologia. É colunista em revistas e sites da Internet, tendo diversos artigos publicados que se tornaram referência no mercado de Automação Residência.

Sistema de Automação contribuindo para eficiência energética em edificações de pequeno e médio porte – Engenheiro Rogério Ribeiro

Rogerio-Ribeiro_avatar_1387391326-125x125É Engenheiro Eletricista e pós-graduado em MBA em Gestão de Negócios pela FIA/USP, atua na área de automação residencial e corporativa desde 1998, implementando e especificando soluções como Crestron, AMX, Lutron e Schneider Electric. Participou na implementação das sedes das empresas J.PMorgan, Goldman Sachs, Unilever, IBM (WTC), entre outros projetos. Atualmente Presidente da Associação KNX no Brasil, cursou na Alemanha, no centro de formação ISEF onde recebeu o certificado de KNX Partner e Tutor reconhecido pela Associação KNX Internacional. Está na Schneider desde 2006, onde começou como engenheiro de aplicação, dando suporte técnico e treinamento aos integradores de sistemas e, há 4 anos, assumiu a gerência de produto das ofertas de controle tendo sob responsabilidade as principais linhas de produto: KNX e IHC – Automação residencial e predial. Faz parte do comitê de sustentabilidade da Schneider Electric, e está envolvido em projetos de eficiência energética com grandes clientes como FEMSA, Bayer, Petrobrás, Câmara dos Deputados, que procuram certificações LEED da Green Building Council.

 

Dia 15/08 – SEGURANÇA DO TRABALHO (Normas de Segurança) 

NR-10 –  Proteção contra arco elétrico – Engenheiro Anderson Konescki Fernandes

anderson fernandesAnderson Konescki Fernandes é Engenheiro Eletricista e Engenheiro de Segurança do Trabalho formado pela UDESC e com especialização em Segurança do Trabalho também pela UDESC. É membro do Comitê de Revisão da Norma ABNT NBR 5410 – CE-03:064.01 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Inspetor na área de Segurança na Operação e Manutenção de Subestações e Cabines Primárias, Instalações Elétricas de Média Tensão – Principais soluções para evitar riscos, prejuízos e atender a legislação em vigor, Nova NR 10 – Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades, Curtos-Circuitos e Seletividade em Instalações Elétricas Industriais pela Target Engenharia, Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão pela Barreto Engenharia, Proteção Contra Raios – Encontre Engenharia / Officina de Mydia e Projeto e Análise de Sistemas de Potência pela ETAP. Responsável pelo Prontuário e Relatório Técnico de Instalações Elétricas, conforme NR 10 para empresas como Santo Antônio Energia, Schulz S.A., Wetzel Coorporativo, CLÊ BRASIL – ACELOR MITAL, Porto de Itajaí, Porto de Navegantes, Buddmeyer, Air Products – SFS, Laudo de Planta de Hidrogênio e Planta de Oxigênio, Termotécnica S.A. Laudo e organização de prontuário de instalações elétricas de seis unidades em atmosfera potencialmente explosiva e 12 subestações em 13,8kV.

Social Followers

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo