ABRACOPEL LANÇA ANUÁRIO 2019

Escrito por abracopel 3 de maio de 2019 0 comentários visto 411 vezes

Neste último 02 de maio, a Abracopel lançou seu Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2019 – ano base 2018.

O documento representa um autêntico e legítimo levantamento estatístico dos acidentes – com e sem morte, que acontecem no Brasil. Segmentado por tipo de ocorrência – choque elétrico, incêndio gerado por sobrecarga ou descarga atmosférica (raio), e também por gênero, faixa etária, profissão, atividade, localidade, dentre outros, o Anuário mostra com a frieza dos números que, a cada dia, duas pessoas morrem em acidentes cuja origem é a eletricidade.

O total de 622 mortes, somente por choque elétrico é alto, mas tem se mantido estável nos últimos 5 anos, conforme mostra a série histórica contida no documento. O dado que chamou mais a atenção nesta edição foi o aumento significativo de incêndios gerados por sobrecarga de energia, em 2017 foram computadas 451 ocorrências, já em 2018, o número cresceu para 537 ocorrências. Mas é o número de mortes que mais chama a atenção, se em 2017 foram 30 mortes, em 2018, infelizmente, este número mais que dobrou, foram 61 mortes em todo o país.

O Anuário foi apresentado em um evento realizado na FIESP – Federação das Industrias do Estado de SP com a presença de diversas entidades como PROCOBRE, ABILUX, ABRAFAC, ABRASIP, COBEI, ABRINSTAL, ABINEE, SINDRATAR, DECONCIC (FIESP), SENAI NACIONAL, CORPO DE BOMBEIROS. Empresas do setor também prestigiaram o evento como a ABB, DU PONT, NAMBEI, STECK, FINDER e SCHNEIDER. Além de profissionais do setor elétrico e energético, várias mídias de rádio, internet, revistas especializadas, jornal e TV.

A abertura foi feita pelo presidente da Abracopel, Gilberto Alvarenga que mostrou as ações da entidade que atingem o público técnico, mas também vários segmentos da sociedade como profissionais de mídia com nosso prêmio de jornalismo, crianças e adolescentes com o concurso de redação, desenho e vídeo, as donas de casas com a parceria do Programa Casa Segura, dentre outras ações e mostrou a importância do anuário para a sociedade.

O representante da FIESP, Carlos Trombini, saudou os presentes e lembrou da importância da Abracopel enquanto entidade de luta, quase solitariamente, pela segurança das instalações elétricas no Brasil. Trombini lembrou da importância das entidades ali presentes se unirem em torno de um mesmo propósito. Informou a todos que o Deconcic, departamento de área de construção civil da FIESP está reunindo 27 associações que estão elaborando uma minuta de Lei Municipal para vistoria e verificação das instalações – envolvendo elétrica, hidráulica e estrutural.

O eng. Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel ficou responsável de mostrar os dados do Anuário, mostrando os principais números (que podem ser lidos e baixados aqui).

Ao finalizar sua apresentação, Martinho, que mostrou a situação das instalações elétricas do país, segundo uma pesquisa realizada em parceria com o PROCOBRE – Instituto Brasileiro do Cobre e, em seguida, mostrou outros dados levantados pela QUALIFIO, sobre a situação da qualidade, ou melhor, da falta dela, em relação aos fios e cabos, finalizou:  “Como se previne [esse tipo de acidentes]? Com informação. Uma instalação elétrica precisa ser avaliada pelo menos a cada cinco anos por um profissional legalmente habilitado e, de preferência, atualizado, porque as coisas vão mudando, as tecnologias vão vindo”, disse Martinho. “Tem uma brincadeira que diz o seguinte: ‘se você acha um bom profissional caro, você não sabe quanto custa um mau profissional’. O mau profissional vai fazer serviços ruins e mais caro. É uma impressão que se está gastando menos, mas se gasta muito mais porque vai colocar em risco, vai usar produtos de má qualidade e aí o acidente acaba acontecendo”.

Ao final do evento, a imprensa e os presentes tiveram a oportunidade de elaborar perguntas sobre os dados que foram respondidos por Martinho.

A Abracopel agradece a presença de todas as entidades que entenderam a importância da nossa luta em busca do sonho do acidente Zero. Agradece em especial ao PROCOBRE – Instituto Brasileiro do Cobre que esteve ao nosso lado na realização de mais este sonho da entidade.

Veja abaixo a galeria de imagens do evento:

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10