Emoção e comemoração: conheça os vencedores do 9º Prêmio Abracopel de Jornalismo, 6º Prêmio Especial Programa Casa Segura e 2º Prêmio Especial Eletricidade Segura para Todos

Escrito por abracopel 30 de setembro de 2015 0 comentários visto 1434 vezes

Vídeos impactantes e homenagens especiais marcaram uma noite inesquecível!

Uma noite para ser lembrada! A noite do dia 29 de setembro foi marcada pela emoção e celebração da segurança em eletricidade. Nas dependências do auditório do Instituto de Engenharia de São Paulo, foram conhecidos os vencedores nas categorias da 9ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo, e também os vencedores dos Prêmios Especiais Programa Casa Segura, em sua 6ª edição e o Prêmio Especial Eletricidade Segura para Todos, em sua 2ª edição.

E não faltaram novidades na cerimônia que iniciou com um vídeo impactante mostrando várias notícias de acidentes com choques elétricos e chamando os jornalistas presentes a nos ajudarem para que tais notícias sejam minimizadas ou eliminadas de nosso dia a dia.

A mestre de cerimônia, jornalista Mariana Kotscho, deu boas vindas aos presentes, lembrando a importância desta ação da Abracopel junto às diversas mídias para que os acidentes com eletricidade diminuam em todo o país.

A seguir, outro vídeo, mostrou uma retrospectiva dos nove anos do prêmio com várias imagens dos vencedores nas diversas categorias e também a evolução no número de inscritos, em nove anos foram mais de 900 inscrições, e somente em 2015 tivemos um recorde com 235 inscritos nas 11 categorias!

A presidente da Abracopel, Elizabeth Faria de Souza, fez a abertura oficial da cerimônia falando sobre as ações que deram à entidade, em tão pouco tempo, uma credibilidade nacional e internacional. Elizabeth abordou a pouca importância dada à segurança de uma forma geral e convocou a todos pensarem sobre este tema. Ao final, Elizabeth chamou um vídeo institucional dos 10 anos de ações da Abracopel.

Seguindo o protocolo da cerimônia foi feita a homenagem ao Destaque Abracopel 2015, que desde 2013 acontece em conjunto com o prêmio de jornalismo. Este ano foram dois homenageados: uma pessoa e uma entidade. Luiz Tomiyoshi, engenheiro eletricista, que tem dedicado uma vida inteira à segurança com a eletricidade, recebeu das mãos do Eng. Edson Martinho, o Prêmio Destaque da Segurança 2015. O outro homenageado foi o Instituto Brasileiro do Cobre – PROCOBRE, entidade que faz parte do ICA – INTERNATIONAL COPPER ASSOCIATION, entidade mundial que reúne as empresas mineradoras e transformadoras do metal cobre. Que, entre suas diversas ações criou o Programa Casa Segura e tem tido uma parceria efetiva com a Abracopel em outras tantas ações visando a segurança com a eletricidade. O Sr. Glycon Garcia, do ICA, recebeu a homenagem em nome de Antonio Maschietto Jr., diretor do Procobre Brasil.

O engenheiro Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel apresentou em seguida um panorama das ações da entidade, especialmente neste ano de 2015, ano de seu 10º aniversário e também contou aos convidados como funciona a dinâmica de julgamento e premiação dos prêmios da noite.

Iniciando a noite de premiação, foram chamados ao palco todos os finalistas nas onze categorias que receberam uma medalha especialmente criada para o prêmio. Em seguida, a apresentação dos clips com os finalistas em cada categoria, iniciando com Artigo Técnico, que teve como vencedor o Engenheiro Luciano Lima Dias, com o artigo Energia incidente e riscos do arco elétrico: avaliação do problema e proposição de soluções, publicado pela Revista Lumière Electric. Receberam Menção Honrosa, Eduardo Daniel (Revista O Setor Elétrico) e Humberto Andrade, Emmanuel Dantas, Adler Guimarães, Adelson Lima e Victor Aguiar – todos autores de um artigo publicado na Revista O Setor Elétrico. Luciano Dias, assim como todos os vencedores, recebeu seu prêmio – um Tablet, além do exclusivo troféu criado pelo artista plástico Kiko Azevedo, do Ateliê Delphos e vários brindes de nossos parceiros.

A seguir, uma categoria estreante, Fotorreportagem, que teve como vencedor Raul Spinassé, do Jornal A Tarde da Bahia.

O clip dos finalistas da categoria Internet, que possui três subcategorias: texto, áudio e vídeo. O primeiro a ser apresentado foi Internet-texto e a vencedora foi a jornalista Ana Carolina Leonardi, com a matéria ‘Postes na Faria Lima dão choque e energia é capaz de acender lâmpada. publicada no Portal G1 (SP). A jornalista Carolina Cotta recebeu Menção Honrosa nesta categoria com a matéria ‘Revisão da rede elétrica determina consumo consciente’, do Jornal O Estado de Minas /Lugar Certo/Correio Braziliense. Na categoria internet Áudio, o vencedor foi Everton Moraes, da Sala da Elétrica, com o podcast ‘Como convencer seu cliente a utilizar o DR’. E na categoria Internet-vídeo, o vencedor foi Henrique Mattede, do Mundo da Elétrica, com o vídeo ‘Quando o barato sai caro’.

O clip seguinte apresentou os finalistas na categoria Empresarial, com matérias geradas por empresas com o intuito de conscientizar sobre a segurança com a eletricidade, a  vencedora foi Camila Piastrelli, do Boletim Conectado Finder, com a matéria ‘De olho nas instalações elétricas’.

A seguir, foram conhecidos os finalistas na categoria Revista que teve como vencedor o jornalista Paulo Martins, da Revista Potência HMNews, e a matéria ‘Situação crítica. A jornalista Luciana Freitas, da Revista Lumière Electric, recebeu Menção Honrosa, com a matéria ‘O perigo que não se vê’. As matérias finalistas da categoria Jornal foram apresentadas em seguida, e conhecida a vencedora, Ana Paula Omena, da Tribuna Independente de Alagoas, com a matéria ‘Alagoas é líder no ranking em mortes por choque elétrico no Nordeste’. Na sequência conhecemos o vencedor da categoria Assessoria de Imprensa, outra estreante, que teve como vencedor Marcos Guaraldo, assessor da empresa Cobrecom, com o release ‘Alerta para os perigos de se construir próximo da rede elétrica’. Receberam menção honrosa Vania Mattozo, com a matéria ‘Saiba como se prevenir contra choque elétrico’, do Portal Celesc e Sergio Stock, da AES Sul, com a matéria ‘Luzinhas de Natal exigem precaução’.

Seguindo com as premiações foi apresentado o clip com os finalistas na categoria Rádio, que teve como vencedor Wendell Rodrigues, da Rádio Jovem Pan, da Paraíba, e a série de reportagens intitulada ‘Com eletricidade não se brinca’. Receberam Menção honrosa: Mislene Santos, da Rádio Correio Sat, da Paraíba, com a matéria Gambiarras da morte e Janaína Oliveira, da Agência Radioweb, com a matéria Choque elétrico: informação ajuda a evitar tragédias.

A última categoria da noite, Televisão, foi apresentada com quatro finalistas que disputaram lado a lado com matérias incríveis e de grande repercussão nacional. A grande vencedora foi o Programa TEM COMUNIDADE, apresentado pelo jornalista Carlos Alberto Soares, da TV TEM, filiada Globo de Itapetininga e região, a matéria vencedora, na verdade um programa inteiro dedicado à segurança com eletricidade, intitulado ‘TEM Comunidade ouve especialistas sobre riscos de choques elétricos’. As menções honrosas foram entregues à Bianca Rosa, da EPTV, com a matéria ‘Número de mortes por choques elétricos crescem 24% em SP’, e Roberto Paiva, do Jornal Hoje, com a matéria: ‘Aumenta o número de acidentes provocados por choques elétricos no Brasil’.

A cerimônia chegou ao momento em que se conheceria, dentre todas as matérias finalistas, qual delas receberia os Prêmios Especiais da noite. Em primeiro lugar o Prêmio Especial Programa Casa Segura, em sua 6ª edição, com o tema ‘retrofit’, ou seja, a importância da reforma das instalações elétricas para a segurança e a sustentabilidade. Foi apresentado um vídeo sobre as ações do Programa e em seguida, o Sr. Glycon Garcia e a Sra. Milena Guirão Prado, diretora de Comunicação Institucional do ICA – International Copper Association, entidade que mantém o Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre, idealizador do Programa Casa Segura, anunciou que a vencedora foi a jornalista Luciana Freitas, da Revista Lumière Electric, com a matéria ‘Perigo que não se vê’, abordando a importância da revisão das instalações elétricas residenciais e do perigo que se esconde por trás das paredes das casas.

E por fim, a última premiação da noite, o 2º Prêmio Especial Eletricidade Segura para Todos, que foi criado com o objetivo de aproximar ainda mais as empresas do setor na busca pelas boas práticas em segurança com a eletricidade. E o grande vencedor da noite foi o jornalista Wagner de Melo, do Jornal Gazeta de Alagoas, com a matéria ‘Ações incentivam o uso responsável de energia elétrica ‘.

A noite se encerrou com um vídeo de imagens chocantes de instalações elétricas precárias ao fundo da música ‘Que país é esse’ – Legião Urbana, lembrando a todos que estas são imagens que não queremos mais ver em nosso país.

Ao final foi lembrado aos jornalistas que a partir de agora já estão valendo matérias para a 10ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo e que comecem a pensar e pautar matérias que conscientizem a população brasileira sobre os riscos que a eletricidade, quando não é respeitada, pode trazer.

A 10ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo promete muitas emoções. Esperamos por você, jornalista, ano que vem!

Social Followers

Programa Casa Segura

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo