O Pioneirismo da Abracopel

Escrito por abracopel 2 de setembro de 2017 0 comentários visto 202 vezes

Por Meire Biudes

Há mais de 12 anos, a Abracopel tem mostrado seu papel de entidade pioneira no Brasil. Foi a primeira a criar um evento técnico voltado exclusivamente para o profissional eletricista. Em 2006, no Senai do Brás, reunimos mais de 250 profissionais eletricistas ávidos por informações e por reconhecimento no 1º encontro de Eletricistas de São Paulo. Um evento que precisou ser repetido na semana seguinte, devido ao tamanho da lista de espera dos profissionais que não conseguiram participar da 1ª edição.

Desde então, temos trazido para o mercado e seus profissionais, eventos, ações técnicas e projetos pioneiros na informação, formação e conscientização.

No início deste ano, criamos o Seminário de Gerenciamento do Risco Elétrico, um evento que tem mostrado novamente o acerto da Abracopel em ouvir as sugestões e as carências do mercado. Os profissionais de segurança do trabalho, que saem de seus cursos com pouco conhecimento sobre a segurança com a eletricidade e que caem no mercado de trabalho, ‘precisando’ assumir a responsabilidade por um projeto de segurança elétrica nos disseram de sua carência e, assim, criamos este evento que tem levado um público novo e, novamente, ávidos por informação.

Esta semana, a Abracopel mostrou novamente esse ‘feeling’ para as necessidades do mercado e trouxe, em dois dias, um Congresso sobre ‘A Segurança das Instalações Elétricas em Sistemas Fotovoltaicos’. Sim, porque quando falamos de energias renováveis, não estamos falando apenas de eficiência energética, precisamos falar também sobre segurança. E foi esse o tema que este Congresso trouxe para um público diferenciado, profissionais liberais e empresários inseridos dentro deste mercado e que entendem a importância fundamental de se discutir a segurança em sistemas fotovoltaicos.

As empresas e entidades do setor também entenderam na hora a importância de se trazer à luz este tema e apoiaram imediatamente este evento. Capitaneado pelo Eng. Vinicius Ayrão, especialista e estudioso dos sistemas fotovoltaicos, a Abracopel realizou um evento inédito e que, certamente, abriu portas e mentes para essa questão dentro do segmento de energias renováveis.

Um exemplo, foi a palestra do Eng. Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel, que abordou a necessidade de se adequar as regras preconizadas na NR-10 para as questões específicas do trabalho seguro em sistemas fotovoltaicos, principalmente os cursos básicos previstos na norma. A palestra da Leal, com o Eng. Rui Fernandes mostrou a importância de equipamentos de proteção individual e coletivo específicos, já que o trabalho em altura é uma constante e as tensões nas placas podem chegar a 800 Volts, porém em corrente contínua. Também as empresas apoiadoras, mostraram a necessidade de equipamentos como DPS, Disjuntor e até condutores específicos para a proteção das pessoas e destes sistemas.

Ou seja, este evento só deu o ‘start’ para diversos subtemas, todos muito importantes, para que tenhamos efetivamente um ‘estado da arte’ dos sistemas fotovoltaicos no Brasil. Diante de tamanho sucesso, a Abracopel está preparando uma 2ª edição deste evento.

E voltando a falar do pioneirismo da Abracopel, no dia 11 de setembro, na cidade de João Câmara, próximo à Natal (RN), faremos outro evento inédito: Gerenciamento de Risco Elétrico em Parques Eólicos. Se você é da região, está convidado a participar!

É assim que funciona a Abracopel: uma entidade isenta, cercada de empresas e profissionais da mais alta qualidade e credibilidade e que busca, incessantemente, trazer novidades de importância fundamental para o mercado, tendo sempre como norte a segurança com a eletricidade.

 

Depoimento:

Leandro Cambuy Santana Rocha Parabéns pela excelente qualidade do congresso, pela alta qualidade dos palestrantes poderia ter cobrado pela inscrição! 2 dias de MUITO aprendizado!

 

Social Followers

Programa Casa Segura

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo