Prêmio Abracopel de Jornalismo: uma cerimônia em tons de emoção e muita alegria!

Escrito por abracopel 23 de setembro de 2016 0 comentários visto 1575 vezes

©
Uma celebração à segurança com a eletricidade!

O auditório da AES Eletropaulo se vestiu de azul para receber os finalistas e convidados para a 10.a edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo. A noite começou com a mestre de cerimônia, jornalista Mariana Kotscho dando as boas vindas a todos e chamando o vídeo de retrospectiva desses 10 anos de prêmio. A emoção começou com as homenagens da noite, sendo a primeira delas feita pela presidente da Abracopel, Elizabeth Farias que falou da importância da cultura, em todas as suas concepções para a manutenção de uma sociedade mais justa e equânime. Dentro deste cenário, chamou o homenageado, Marcelo Calero, Ministro da Cultura, que não pôde estar presente, enviando em seu lugar, sua mãe Teresa Calero que, muito emocionada agradeceu a homenagem em nome do filho, sendo passado um vídeo em que o Ministro trouxe uma mensagem de que a cultura. ao lado da educação e da saúde, é um bem de primeira necessidade para uma sociedade e que para que essa realidade exista é fundamental o engajamento da sociedade civil. O link com a Abracopel é, justamente, no cuidado com os diversos tipos de equipamentos nas áreas de cenografia, luminotécnica utilizados em ações culturais e que precisam ser observados no que se refere à sua segurança.

Seguindo nas homenagens, foi a vez dos Destaques da Segurança em 2016. Os Eng. João José Barrico e Joaquim Gomes subiram ao palco para receberem das mãos do diretor da Abracopel, Eng. Edson Martinho, a homenagem por sua incansável luta pela segurança no pais, notadamente a Norma Regulamentadora n.10. Depois foi a vez da entidade homenageada, a ABRADEE – Associação das Distribuidoras de Energia Elétrica que, na pessoa de seu presidente, Dr. Nelson Leite foi homenageada, principalmente por seu importante papel no desenvolvimento da Semana da Segurança Abradee, em sua 11.a edição. Quem subiu ao palco para entregar a homenagem foi Antonio Maschietto Jr., do Instituto Brasileiro do Cobre, entidade que recebeu a mesma homenagem em 2015. Dr. Nelson Leite enfatizou a importância da parceria entre a Abracopel e a ABRADEE no sentido de ampliar ainda mais as ações de segurança com a eletricidade em nosso país e destacou que o Concurso Nacional de Redação e Desenho da Abacopel é uma ação fundamental para conscientizar a sociedade desde a infância, traduzindo em futuros cidadãos conscientes de seu papel por uma sociedade mais segura.

A diretora de marketing da Abracopel, Milena Guirão Prado subiu ao palco para trazer as novidades da Abracopel para o ano de 2017, enfatizando mudanças nos seminários técnicos que, em 2017 trará um seminário específico sobre Gerenciamento de Riscos Elétricos, a continuidade do Encontro de Profissionais Eletricistas com maior apoio do Programa Eletricista Consciente e as novidades: o Conadse – Congresso de Docentes virtual e o lançamento do Anuário Estatístico de Acidentes Elétricos. O diretor executivo da Abracopel, Edson Martinho abordou em seguida as regras do prêmio e também fez duas homenagens: ao Eng. José Rubens Alves de Souza, falecido recentemente e que possui uma história de vida ligada à segurança e à Revista Lumière Electric, parceira da Abracopel e único veículo de mídia presente em todas as edições do Prêmio Abracopel de Jornalismo. Toda a equipe da Lumière subiu ao palco para receber esta Moção de Agradecimento.

Então, iniciou-se a ‘hora da verdade’, quando todos conheceriam os vencedores em cada uma das 11 categorias do Prêmio Abracopel de Jornalismo e também os dois vencedores dos prêmios especiais Programa Casa Segura e Eletricidade Segura para Todos.

Categorias (clique no nome da matéria para vê-las, lê-las, ouvi-las ou assisti-las):

Artigo Técnico, o vencedor foi o Eng. Estellito Rangel Junior com a matéria Capacitar para Prevenir – da Revista Incêndio

Internet Áudio, o vencedor foi Bruno Amorim, com a matéria Atualização tecnológica de uma instalação elétrica visando segurança e sustentabilidade do Portal Papo de Eletricista

Internet Vídeo, o vencedor foi Everton Moraes, com a matéria Você já levou um choque elétrico? – da Sala da Elétrica. A menção honrosa foi para Alex Benfica, do Mundo da Elétrica com a matéria Ligações elétricas clandestinas! Entrevista na CEMIG!

Internet Texto, o vencedor foi Guilherme Waltenberg, com a matéria Distrito Federal registra alta nos acidentes elétricos em 2016 do Portal Metrópoles. A menção foi para Juliana Malacarne, da Revista Crescer, com a matéria: Mortes de crianças por acidentes com eletricidade aumentam mais de 50% no Brasil.

Jornal, a vencedora foi Janielle Ventura, com a matéria Risco elétrico – prevenção faz toda a diferença para evitar os choques fatais do Jornal A União (PB). A menção foi para Waldelúcio Barbosa, com a matéria Aumentam mortes de crianças por choque, do Jornal Meio Norte (PI).

Assessoria de Imprensa, a vencedora foi Vânia Matozzo da CELESC, com a matéria Segurança Sempre. A menção foi para a assessoria da COELBA, com Patrícia Almeida de Souza, com a matéria Neste São João, curta com segurança.

Empresarial, o vencedor foi Rodrigo Azevedo Carvalho, da CELPE, com a matéria Alunos de escolas públicas do interior de Pernambuco recebem orientações sobre uso seguro e eficiente da energia elétrica. A menção honrosa foi para Ana Carolina Dall’Agnol, da CELESC, com a matéria Uma fatia do melhor bolo.

Revista, a vencedora foi Martina Wartchow Silveira, da Revista Proteção, com a matéria Sob mau tempo. A menção honrosa foi para Erica Munhoz, da Revista Potência, com a matéria Cuidado para não levar gato por lebre.

Fotografia, o vencedor foi Romildo Black, com a imagem Um anjo salvando vidas de animais indefesos, publicado na intranet da CELESC.

Rádio, o vencedor foi Marcelo Henrique Andrade, da Rádio CBN Paraíba, com a Série: Choque de realidade. A menção foi para Humberto Martins, com a Série: Perigos da Eletricidade, da Rádio Câmara de Brasília.

Televisão, o vencedor foi Juliano Dip, da Rede Bandeirantes, com a matéria Descargas elétricas acometem centenas de pessoas por ano, aponta pesquisa. A menção honrosa foi para Vinicius Costa, da Rede Record, com a matéria: Conheça o dispositivo que pode evitar choques elétricos dentro de casa.

E os Prêmios Especiais saíram para:

Programa Casa Segura: Vinicius Costa, Programa Fala Brasil, Rede Record

Eletricidade Segura para Todos: Alex Benfica, Portal Mundo da Elétrica

Com a presença de várias autoridades, entidades, profissionais do setor e muitos profissionais de mídia, a cerimônia, como sempre, foi um turbilhão de emoções, alegrias, frustrações…até choro! Mas, sempre renovada a certeza de que esta ação da Abracopel, ao aproximar os diversos canais de mídia para o tema ‘Eletricidade Segura’, tem trazido resultados gigantescos e assumido um papel de protagonismo na busca incessante da Abracopel de diminuir os acidentes com eletricidade em nosso país.

Às empresas e entidades apoiadoras desta ação: ProcobreSchneider Electric, Burndy, Fluke, ABB, Cobrecom, Portal Voltimum e AES Eletropaulo, nosso imenso agradecimento, por acreditarem uma vez mais na importância desta ação. Em especial à AES Eletropaulo que ofereceu sua casa para realizarmos essa linda cerimônia, colocando a nosso dispor seu pessoal que, sempre com imensa gentileza, nos ajudou em todos os detalhes, nosso muito obrigado! Estamos juntos!

Aos profissionais dos mais diversos canais e veículos de comunicação que fizeram parte desta ação, desde a ideia da pauta sobre o tema, a realização da matéria e a inscrição, nosso agradecimento. São vocês que fazem a diferença em nossa sociedade. São vocês que levam a notícia da conscientização para milhares de lares brasileiros. Essa notícia, certamente, pode ter salvado uma vida, e vocês foram os responsáveis!

Obrigado, e contamos com todos, não somente para o Prêmio do ano que vem, mas para continuar a pensar e disseminar o conceito da eletricidade segura.

GALERIA DE IMAGENS

Meire Biudes Martinho – assessoria de imprensa Abracopel

Siga-nos

parceiros Abracopel

parceiros Abracopel

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10