Quer saber quem é o Eletricista do Ano de 2017?

Escrito por abracopel 10 de dezembro de 2017 0 comentários visto 730 vezes

O Desafio do Eletricista, em sua 5a edição, reuniu um time de peso para disputar, em uma prova prática, o título de Eletricista do Ano de 2017.

Esta etapa é a última, já que o Desafio começa todo ano no mês de fevereiro através do Portal Eletricista Consciente, uma parceria de sucesso entre a Abracopel, o Procobre e a HMNews.

Neste ano, cerca de 1000 profissionais se inscreveram para participar das várias etapas deste projeto que consistem em perguntas de múltipla escolha que vão eliminando os participantes. Assim, em julho, os mais bem pontuados seguem para a segunda fase do projeto que são as perguntas dissertativas. Sabe quantos passaram para esta fase? Dos cerca de 1000, apenas 48 profissionais seguiram em frente. A partir daí, a coisa aperta, as perguntas ficam cada vez mais difíceis, afinal queremos saber quem são os 5 melhores eletricistas do Brasil!

Estes 5 super profissionais são trazidos para Indaiatuba, no interior de São Paulo, para participar de uma prova prática aplicada pelos professores do Senai Comendador Dr. Santoro Mirone, escola referência em eletricidade no Brasil.

Mas antes de falar dessa super prova final, vamos conhecer cada um destes 5 profissionais que já podem ser considerar grandes vencedores:

RENATO MENEZES

De Marechal Deodoro, Alagoas, este jovem eletricista de 30 anos, casado é um profissional autônomo que atende, não somente sua cidade, como também a grande Maceió. Sua especialidade são grandes obras já tendo sido gerente de obras, porém hoje atua de forma autônoma.

Fez o curso técnico em eletricidade industrial e predial no Senai em Alagoas e também um curso de gerenciamento de obras. Há 2 anos faz parte do Programa Eletricista Consciente e considera que o programa agregou muito valor e conteúdo ao seu dia a dia profissional, tendo impulsionado sua carreira. Seu sonho é fazer Engenharia Elétrica e se especializar ainda mais dentro do setor.

 

 

JAILTON SOARES

Nosso campeão de 2016 é de São Paulo, tem 50 anos, casado e 1 filho. Eletrotécnico, fez também o curso de Gestão Ambiental. Atua como profissional autônomo há 4 anos atendendo clientes industriais, comerciais e prediais. Está no Programa Eletricista Consciente há 3 anos e considera que, tanto o programa como a Abracopel tem atendido uma das maiores demandas do profissional eletricista que é a busca por informações de qualidade.

Segundo Jailton, “é fundamental que o eletricista seja visto como um profissional qualificado e para isso é preciso eliminar os ‘Zés Faíscas’ do mercado que acabam prejudicando os profissionais que buscam conhecimento sempre e querem trabalhar o mais corretamente possível”.

 

PAULO CESAR GONÇALVES ALVES

Mais um paulista, de 53 anos, casado, 1 filha, Paulo é o único finalista que não atua de forma autônoma, já que trabalha há quase 30 anos como servidor público na USP – Universidade de São Paulo, na área de fiscalização e execução de obras.

Fez o curso técnico em eletrotécnica e depois um curso de gestão em políticas públicas. Está há 3 anos do Programa Eletricista Consciente e acredita ser fundamental uma normalização da profissão de eletricista para que se possa ‘moralizar’ a profissão e os profissionais que atuam no setor, separando os bons e qualificados daqueles que se aventuram na área e causam muitos danos.

 

JANILSON SANTOS

Este carioca, ou melhor, este fluminense, de Niterói, tem 44 anos, casado e atua como profissional autônomo, atendendo as áreas comerciais, industriais e residenciais. Fez o curso técnico na FAETEC em elétrica, descobriu sua grande paixão pela eletricidade e fez o curso de eletrotécnica no Instituto Educacional Taurus. Trabalhou no Instituto Vital Brasil como eletricista e depois passou a atuar de forma autônoma. Está no Programa Eletricista Consciente há apenas 7 meses e já chegou como finalista do Desafio. Para Janilson, o profissional eletricista precisa se capacitar todos os dias, pois esta é uma área muito complexa em que os profissionais não tem o direito de errar. Ele se diz muito feliz por estar atuando em uma profissão em que os profissionais tem a oportunidade de ‘beber diretamente da fonte’ ou seja, o contato com os maiores especialistas do setor elétrico é muito facilitado graças as entidade que atuam no setor como a Abracopel e o Procobre.

SALVIANO DOS ANJOS

O finalista mais jovem deste ano é pernambucano, mas mora em Bom Repouso, interior de Minas Gerais há muitos anos, tem 27 anos e é solteiro. Salviano se destacou pela timidez, muito quieto e focado, nos contou que a bem pouco tempo atrás ele era exatamente o tipo de profissional que todos condenam, o ‘tal Zé Faísca’, já que atuava no setor elétrico sem nenhum conhecimento e fazendo muitas ‘gambiarras’. Salviano deu um depoimento que impressionou a todos: “Eu era o Zé Faísca, esse cara que todos vocês condenam e hoje eu condeno também. Fazia as coisas de qualquer jeito, mas foi através do Programa Eletricista Consciente e da Abracopel que eu mudei completamente. “Primeiro fiz um curso de 40 horas no Senai, mas achei que era muito pouco. Comecei a assistir todas as palestras e cursos possíveis, não perdia nenhum evento do setor, assistia a todos os Webinares, e fui colecionando uma biblioteca de artigos que leio várias vezes. Entrei para o Programa Eletricista Consciente há 1 ano e 6 meses e desde então meu foco é aprender. Hoje faço o curso de Técnico Eletrotécnico no Senai e não quero parar de me capacitar e aprender cada vez mais”. Sem dúvida, Salviano é o maior e melhor exemplo que poderíamos ter e um profissional como ele nos dá a certeza de que estamos no caminho certo na busca pela qualificação destes profissionais.

VISITA À 3 M

Essa turma chegou à Indaiatuba na sexta feira, dia 08/12 e foram direto fazer uma visita técnica à planta da 3M em Sumaré-SP. A 3M que dispensa apresentações é parceira da Abracopel há muito anos e uma parceira muito especial do Desafio do Eletricista desde o início, abrindo as portas de sua matriz, disponibilizando seus profissionais para estarem junto de nossos finalistas, tirando dúvidas, apresentando produtos inovadores. Aliás, os finalistas ficaram encantados com o calor humano da acolhida do pessoal da 3M, impressionados durante o tour nas instalações, satisfeitos com um delicioso almoço, depois assistiram a uma palestra feita especialmente para eles pelo Eng. Giuliano Pelissari e depois foram fazer ‘compras’ na lojinha da empresa. Vejam algumas imagens:

A PROVA FINAL

No sábado, logo cedo, acabou a moleza, os finalistas da 5.a edição do Desafio do Eletricista foram levado até o Senai e depois de uma explanação sobre todos os critérios da prova prática feita pelo Prof. Marcelo Fazan, responsável pela elaboração da prova e também um dos avaliadores, foram conhecer seus boxes de trabalho que simulam exatamente uma instalação elétrica predial; depois conheceram a sala de ferramentas e a ‘loja’ onde ‘comprariam’ os materiais necessários para a execução de seus projetos.

Em seguida, meia hora para o planejamento do projeto de cada um de acordo com a solicitação do ‘cliente’, e em seguida 2 horas para a execução. Os avaliadores observam absolutamente tudo: postura, limpeza, organização, uso da norma e execução do trabalho dentro do horário estabelecido.

Ao final do tempo, os 5 finalistas foram conhecer as instalações desta unidade do Senai, enquanto os avaliadores ficaram para observar cada boxe e dar as notas para cada um. A visita ao Senai feita pelo Coordenador da escola, Luís Carvalho, impressionou a todos pelas modernas instalações, inclusive com ambientes para instalações solares fotovoltaicas, além de ambientes para automação, geração e distribuição de energia.

O BICAMPEÃO

Depois deste momento de descontração após a tensão da prova, os finalistas voltaram à sala da explanação inicial, quando foi anunciado quem foi o grande vencedor da 5.a edição do Desafio do Eletricista Abracopel, Procobre e HMNews…………e……….tivemos, pela primeira vez, um bicampeão: JAILTON SOARES, vence pela segunda vez consecutiva o Desafio e é o ELETRICISTA DO ANO DE 2016 e 2017.

PARABÉNS JAILTON! E parabéns a todos! O diretor da Abracopel e um dos avaliadores do Desafio, Eng. Edson Martinho, fez questão de frisar que, “de todas as edições esta foi, sem dúvida, a melhor turma já reunida. O nível técnico destes profissionais é admirável. Altíssimo conhecimento técnico e normativo. Isso demonstra claramente a evolução deste projeto que, no ano que vem, em sua 6.a edição, virá com muitas novidades”, prometeu Martinho.

Então, profissionais eletricistas, vão já se preparando para a 6.a edição do DESAFIO DO ELETRICISTA que abrirá as inscrições a partir de fevereiro de 2018. Temos um bicampeão a ser batido!

GALERIA COMPLETA DE IMAGENS DO 5.o DESAFIO DO ELETRICISTA

Social Followers

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo