Notícias

I Prêmio Abracopel de Jornalismo valoriza reportagens sobre segurança no uso da eletricidade

logopremio1Aconteceu ontem, 3 de maio, a entrega do I Prêmio Abracopel de Jornalismo. Com o tema “Segurança nas instalações elétricas”, a eleição contemplou as melhores reportagens sobre o assunto publicadas no Brasil no ano de 2006 e início de 2007 (lista de contemplados no final do release). Criado pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade), o prêmio tem por objetivo incentivar a divulgação pela imprensa das melhores práticas em relação às instalações elétricas e o uso da eletricidade, contribuindo para a conscientização da população e de profissionais para este tema.

Superando até mesmo as expectativas da organização, houve a participação de matérias veiculadas em todas as mídias (jornais, revistas, TV e rádio), voltadas aos mais variados públicos e vindas de diversas partes do País. Por isso a entidade já decidiu fazer a segunda edição do prêmio, que deve ter inscrições abertas em outubro de 2007 e com previsão de encerramento em março de 2008.

Devido à alta qualidade dos materiais avaliados em algumas categorias, a Abracopel decidiu oferecer, além dos cinco prêmios principais (categorias TV, rádio, jornal, revista e fotografia), três menções honrosas (uma para jornal e duas para revistas).

A cerimônia aconteceu no Cenesp (Centro de Eventos e Negócios de São Paulo) em evento que reuniu imprensa, entidades ligadas aos setores elétrico e de segurança, representantes de empresas de produtos e serviços dos segmentos e profissionais das áreas. A programação contou ainda com uma apresentação do “Tio Fio”, personagem criado por Fábio Costa, diretor Educacional da Abracopel, que mostrou de uma forma divertida  os perigos do mau uso da eletricidade.

“A participação efetiva da mídia, com matérias interessantes e de forte impacto, nos dá a certeza de que a presença do tema segurança em eletricidade nas pautas é fundamental para que os nossos objetivos sejam alcançados. Por isso resolvemos valorizar estes profissionais da imprensa”, afirma o engenheiro Edson Martinho, presidente da Abracopel.

A Abracopel

A eletricidade pode representar um elevado risco às pessoas e ao patrimônio. Seu uso incorreto é frequentemente responsável por acidentes graves e muitas vezes fatais, além de danos materiais. Assim, estes riscos devem estar sob permanente controle, por meio de ações preventivas.

Por isso nasceu a Abracopel, uma idealização de um grupo diversificado de pessoas preocupadas com os inúmeros acidentes que ocorrem devido a pouca importância que se dá aos perigos da eletricidade. É uma entidade sem nenhuma ligação com qualquer organização do setor, uma isenção necessária para torná-la confiável e merecedora da credibilidade daqueles que conhecem o problema e sabem da importância da prevenção e conscientização da população brasileira no sentido de evitá-lo.

Categorias e contemplados:

Fotografia

Perigo no céu – Daniella Oliveira – Tribuna de São Pedro

Mídia Eletrônica – Rádio

Os riscos de acidentes – Rogério Gama – Rádio Record SP

Mídia Eletrônica – TV

Campanha de energia – André Luiz Azevedo – Jornal Nacional – Rede Globo

Mídia Impressa – Jornal

Fique ligado na rede elétrica – Cezar Martins – Jornal da Tarde

Mídia Impressa – Revista

Obsoletas e perigosas – Flávia Lima – Lumière

Menções honrosas:

Mídia Impressa – Jornal

Os perigos da instalação de “gatos” – Aiana Freitas – Jornal da Tarde

Mídia Impressa – Revista

Até que enfim… NBR5410 – Bety Jardinovsky – O Setor Elétrico

Sistemas elétricos inadequados podem ser o estopim de grandes tragédias

Jô Santucci – Conselho em Revista (CREA – RS)

Social Followers

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo