Notícias

Noite de Festa: conheça os vencedores do 7.o Prêmio Abracopel de Jornalismo e do 4.o Prêmio Especial Programa Casa Segura

Vídeos impactantes e homenagens especiais marcaram uma noite de festa

7

A noite do dia 24/09 foi de muita emoção e celebração pela segurança em eletricidade. Nas dependências do lindo auditório do Instituto Itaú Cultural, foram conhecidos os vencedores nas seis categorias da 7ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo e o vencedor da 4ª edição do Prêmio Especial Programa Casa Segura.

E não faltaram novidades na cerimônia que iniciou com um vídeo impactante mostrando várias notícias de acidentes com eletrocussão e chamando os jornalistas presentes a nos ajudarem para que tais notícias sejam minimizadas ou eliminadas de nosso dia a dia.

A mestre de cerimônia, jornalista Mariana Kotscho, deu boas vindas aos presentes, lembrando a importância desta ação da Abracopel junto às diversas mídias para que os acidentes com eletricidade diminuam em todo o país.

A seguir, outro vídeo, mostrou uma retrospectiva de toda a história dos sete anos do prêmio com várias imagens dos vencedores nas diversas categorias e também a evolução no número de inscritos, em sete anos foram 550 inscrições, e somente em 2013 tivemos um recorde com 163 inscritos nas 6 categorias!

A presidente da Abracopel, Elizabeth Faria de Souza, fez a abertura oficial da cerimônia falando sobre as pessoas que fazem a Abracopel ter se tornado, em tão pouco tempo, uma entidade de credibilidade nacional e internacional. Elizabeth mostrou em um vídeo emocionante os diversos rostos que formam a Abracopel em todo o Brasil.

Na sequência, uma quebra de protocolo, quando o diretor executivo da Abracopel, Engenheiro Edson Martinho recebeu uma bela homenagem por seu incansável trabalho à frente da entidade desde a sua fundação. Edson foi o idealizador da Abracopel, seu primeiro presidente e hoje, ao lado de um grande grupo de profissionais engajados em todo o país, comanda as diversas ações que a entidade realiza.

Seguindo o protocolo da cerimônia foi feita a homenagem ao Destaque Abracopel 2013, que a partir deste ano acontecerá em conjunto com o prêmio de jornalismo. A primeira personalidade a receber esta honra foi o Engenheiro Hilton Moreno, um profissional que representa em sua figura o próprio conceito da segurança em eletricidade. Foi exibido um vídeo com a trajetória de Hilton, mostrando sua formação e as diversas ações que realizou e ainda realiza. O Engenheiro Edson Martinho, amigo pessoal e antigo aluno de Hilton, entregou a placa em homenagem ao Destaque Abracopel de 2013.

Iniciando a noite de premiação, foram chamados ao palco todos os finalistas nas seis categorias que receberam um certificado e uma medalha especialmente criada para o prêmio. Em seguida, a apresentação dos clips com os finalistas em cada categoria, iniciando com Artigo Técnico, que teve como vencedor o Engenheiro Luís Eduardo de Oliveira, com o artigo ‘O complexo prontuário das instalações elétricas’, publicado pela Revista CIPA. Luís Eduardo, assim como todos os vencedores, recebeu seu prêmio – um Tablet Samsung TAB3, além do exclusivo troféu criado pelo artista plástico Kiko Azevedo.

A seguir, o clip dos finalistas da categoria Internet foi apresentado, e os vencedores foram os jornalistas André Monteiro e Leandro Machado, do Portal da Folha de São Paulo, com a matéria: ‘Corrente elétrica sem isolamento pode ser a causa do choque em meninas em São Paulo’. O próximo clip apresentou os finalistas na categoria Jornal, com matérias muito especiais e os vencedores foram os jornalistas Guilherme Amado e Wilson Mendes, do Jornal Extra (RJ), com a matéria ‘Balaio de Gatos’. Em sua palavra, Guilherme lembrou da importância que os cidadãos, moradores de comunidades, dão a uma instalação elétrica correta e que só não a tem por conta da ação das milícias e do tráfico que impedem a ação das concessionárias para regularizar a situação destes moradores que vivem em constante risco de incêndio e choques elétricas fatais diante de uma instalação precária e repleta de ‘gatos’.

A seguir, foram conhecidos os finalistas na categoria Rádio que teve como vencedora a jornalista Sayonara Moreno, da Rádio Nacional de Brasília com a matéria ‘Risco de instalações elétricas’. As matérias finalistas da categoria Revista foram apresentadas em seguida, e conhecida a vencedora, Waléria Mattos, da Revista Lumière, com a matéria ‘Todo cuidado é pouco’. A última categoria da noite, Televisão, foi apresentada com cinco finalistas que disputaram lado a lado com matérias incríveis e de grande repercussão nacional. A grande vencedora foi a repórter Olivia Freitas com a ‘Série: O Perigo mora em casa’, exibido pelo Jornal da Band, da Rede Bandeirantes de Televisão. Em sua palavra, Olivia, ao lado de seu cinegrafista André Almeida, lembrou a importância que o repórter cinematográfico tem para qualquer jornalista conseguir realizar seu trabalho com qualidade e credibilidade.

A cerimônia chegou ao momento em que se conheceria, dentre todas as matérias finalistas, qual delas receberia o Prêmio Especial Programa Casa Segura, antes disso houve um momento de interação entre a diretora para a América Latina do ICA – International Copper Association, Milena Guirão Prado e a mascote do Programa Casa Segura, Dona Helena, em um vídeo muito bacana. Milena falou um pouco do Programa e lançou um desafio aos jornalistas para a 5ª edição do Prêmio Especial Programa Casa Segura: abordar o tema ‘retrofit’, ou seja, a importância da reforma das instalações elétricas para a segurança e a sustentabilidade.

E o grande vencedor da noite com o 4º Prêmio Especial Programa Casa Segura foi o jornalista Wendell Rodrigues, da TV Correio da Paraíba – afiliada da Record, com a ‘Série: Positivo e Negativo’. Wendell lembrou as dificuldades para a realização desta série, pois percorreu todo o interior da Paraíba mostrando a precariedade das instalações elétricas em que vivem pessoas simples que não imaginam os riscos que estão correndo.

Ao final foi lembrado aos jornalistas que a partir de agora já estão valendo matérias para a 8ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo e que comecem a pensar e pautar matérias que conscientizem a população brasileira sobre os riscos que a eletricidade, quando não é respeitada, pode trazer.

Social Followers

Próximos Eventos

Vídeo

Webinar - Contratando profissionais que atendam a NR-10

Galeria de fotos

Doe qualquer valor clicando abaixo